O tom do sucesso da publicidade

por Verónica Oliveira

Além de chamar bastante atenção - o principal objetivo dos publicitários - a cor vermelha estimula a vitalidade. Também acelera o sistema nervoso do homem, pois aumenta a pressão sanguínea, aquecendo o corpo, conforme atesta a obra Psicodinâmica Das Cores Em Publicidade.

Para Luli Radfahrer, professor do Departamento de Publicidade e Propaganda da USP, o vermelho tem grande influência na propaganda. Além de ser uma cor "quente", é também uma das cores primárias da luz, presente em praticamente toda a natureza. Também está diretamente relacionado a emoções fortes (a cor do sangue e do coração) e à comida. “Sem dúvida, uma das cores mais importantes para o subconsciente das pessoas”, diz.

Pode-se observar no nosso dia-a-dia que o vermelho é a cor que melhor contrasta simultaneamente com preto e com branco, “por isso é extremamente versátil e permite um alto contraste, o que torna a mensagem facilmente visível”, explica referindo-se ao seu uso “subconsciente”.

Em que circunstâncias usaria a cor em uma propaganda? Luli responde que depende do objeto e do serviço, mas usaria especialmente para falar de emoções e comida. O professor que já trabalhou em algumas agências de propaganda (DPZ, DM9DDB e AlmapBBDO) garante: “as campanhas de VW Polo e Coca-Cola Light na Internet, que foram feitas em vermelho, não teriam um resultado tão bom se usassem outra cor”.

Por ser uma cor que chama bastante atenção, o professor acredita que, por vezes, os publicitários abusam dela. Porém, afirma que esse ‘abusar’depende muito do objeto a ser trabalhado. Por exemplo, “um hospital, apesar de usar o vermelho para chamar a atenção (para a cruz), evita usá-lo em sua comunicação interna, por motivos óbvios (referência ao sangue)”, conclui.

De acordo com o ilustrador, webdesigner e estudante de Publicidade e Propaganda da USP, Gus Morais, o vermelho tem um efeito único de intensidade. Cita o artista russo,Wassily Kandinsky que diz no livro Do Espiritual na Arte estuda as cores: "O vermelho, como o imaginamos, cor sem limites, essencial–mente quente, age interiormente como uma cor transbordante de vida ardente e agitada (...). Nesse ardor, transparece uma espécie de maturidade masculina, voltada sobretudo para si mesma e para a qual o exterior conta muito pouco”.

Porém, Gus acredita que é impossível avaliá-la sem ter em conta as outras cores, textos e imagens que interagem ou brigam com ela. “Um vermelho usado com moderação pode dar um ‘toque de classe’,enquanto que usado excessivamente pode parecer extravagante demais”.