Sobre o NPHQ

O Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos é um dos núcleos de pesquisa interdisciplinares da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). Nossas reuniões, sempre abertas aos interessados, acontecem toda primeira sexta-feira de cada mês (se não houver feriado).

O local é a sala 260 do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da unidade, cujo endereço é Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443. Veja o mapa da ECA. Para entrar em contato conosco, basta escolher algum dos membros, na nossa página de membros, e enviar um e-mail.

Livros e pesquisadores
Seguimos com o estudo de um capítulo de um livro analítico sobre quadrinhos a cada reunião. Atualmente, estamos estudando Historietas para sobrevivientes: Comic y Cultura de Masas en los años '80, de Carlos A. Scolari, publicado pela Editora Colihue, Buenos Aires, 1999.

Conta o autor: "El comic siempre estuvo presente en mis recorridos, primero como lector, después como guionista y al final como teorizador. Este libro está basado una serie de artículos publicados en revista "Fierro" (BsAs), "Nova Express" (Bologna) y en el diario "La Capital" de Rosario. No hay demasiados libros sobre la historieta, y mucho menos sobre los gloriosos años '80."

O livro anterior utilizado para estudo, desde 2004 até setembro de 2006, foi Comics & Culture: Analytical and Theoretical Approaches to Comics (Cultura das Histórias em Quadrinhos: Abordagens Analíticas e Teóricas dos Quadrinhos). Segundo o coordenador do núcleo, o professor Waldomiro Vergueiro, justificou-se a escolha dessa publicação por “sua qualidade intrínseca e pela abordagem aprofundada dos quadrinhos sob diversos aspectos, especificamente da dinâmica ‘histórias em quadrinhos e cultura’”.

Também costumamos receber pesquisadores que fazem apresentações sobre seus trabalhos acadêmicos envolvendo quadrinhos, além de trocarmos conhecimentos, informações, anunciarmos novidades do meio, como lançamentos de quadrinhos de destaque, bons projetos e iniciativas diversas.

Um pouco de história...
Inicialmente, o Núcleo era composto pelos profs. Álvaro de Moya, Antonio Luis Cagnin (ambos já aposentados) e Waldomiro Vergueiro. Este último, com formação em Biblioteconomia, hoje é professor titular na ECA, cargo máximo na hierarquia docente, e vem desempenhando a função de coordenador do NPHQ desde sua fundação.

Posteriormente, com o Núcleo também passaram a colaborar professores de outras Universidades ou Núcleos de Pesquisas, como o Prof. Araújo (da FAAP e Faculdades Santa Marcelina), Regina Giora (da Universidade Mackenzie), Glória Kreinz (do Núcleo de Divulgação Científica "José Reis") e Roberto Elísio dos Santos (do Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul). Durante seus sete anos de existência, o Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos tem desenvolvido várias atividades na área de pesquisa e divulgação de histórias em Quadrinhos, podendo-se destacar:

1 - Criação do I Curso de Especialização sobre Histórias em Quadrinhos, ministrados nos anos de 1991 a 1993, na Escola de Comunicações e Artes, com um total de 360 horas-aula - a iniciativa mais ambiciosa de curso exclusivamente voltado para o estudo de histórias em quadrinhos já realizada em âmbito universitário. Por razões operacionais, o curso deixou de ser
oferecido nos últimos anos.

2 - Participação em Congressos Nacionais e Internacionais, destacando-se:

a) Encuentro de Historietistas de Cuba (1990, 1992, 1998 e 2000);
b) Congresso de Lucca (1992);
c) 1 ª e 2 ª Bienais Internacionais de Quadrinhos do Rio de Janeiro (1991 e 1993)

d) Conferências Anuais da Popular Culture Association, nos Estados Unidos (1999, 2000 e 2001).

3 - Organização de palestras com artistas consagrados dos quadrinhos, como Jerry Robinson e Will Eisner (USA) e Cecílio Avilez (Cuba).

4 - Colaboração nas atividades da Semana HQ-MIX.

5 - Colaboração na elaboração do projeto original e organização inicial da "Gibiteca Henfil", da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

6 - Colaboração no Salão Universitário de Humor de Piracicaba.

7 - Colaboração nas atividades voltadas para histórias em quadrinhos desenvolvidas pela Escola de Artes ABRA.

8 - Elaboração e publicação de artigos sobre histórias em quadrinhos em revistas especializadas nacionais e estrangeiras.

9 - Publicação do "Boletim de HQ", fanzine ganhador do 7 o troféu HQ-MIX, em 1994.

10 - Criação e manutenção de uma Lista de Discussão sobre sobre quadrinhos (Mailing List).

11 - Participação da Comissão Editorial Internacional do periódico especializado "International Journal of Comic Art".

menu_noticias.asp

Reuniões 2007

-Dez.: "Mestres dos Quadrinhos"
-Nov.: "Novos traços: a inovação da linguagem jornalística"