Ecologia Digital: emergência de "Trending Topics" no Twitter

Ecologia Digital é um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e realizado no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O servidor central encontra-se sediado no Departamento de Ecologia da mesma Universidade.

O projeto investiga a emergência de mensagens com alto poder de replicação dentro da plataforma de microblogging Twitter. Essas mensagens podem ser identificadas por meio de um sistema de identificação e organização conhecido como "hashtag". Esse sistema agrupa as mensagens em função de temas específicos.

O Twitter é um serviço de microblogging que permite aos usuários enviar e receber mensagens de até 140 caracteres conhecidos como "tweets". Essas mensagens podem ser criadas e enviadas por meio de uma ampla gama de dispositivos, incluindo telefones celulares, computadores e por softwares específicos.

O desenho estrutural da plataforma Twitter permite a propagação em tempo real de informações para qualquer número de usuários, e precisamente por isso a plataforma constitui um ambiente ideal para a divulgação de notícias diretamente da fonte ou do local de irrupção da notícia. Constitui também um termômetro da opinião pública digital.

O "retweet" (RT) é uma citação de outro tuíte que pode ou não incluir um comentário ou uma resposta à mensagem original. O mapa da difusão do retuíte reflete a forma pela qual essa rede social ajuda na propagação de informações e lança alguma luz sobre os padrões de difusão das redes digitais, uma vez que uma rede social ativa facilita a rápida disseminação de mensagens relevantes.