O que são: commodities, países emergentes, IDH e crise de 2008

Fique por dentro das siglas e das expressões usadas pela política e pela economia e saiba o que aconteceu em 2008

Commodities – Produtos de baixo valor agregado, ou seja, produtos pouco ou nada industrializados produzidos em grande quantidade e muito requisitados pelo mercado global. Ex.: Soja.

Países emergentes – Com o desenvolvimento tecnológico e econômico de alguns países, tornou-se inadequado os chamar de “subdesenvolvidos” como eram antes. Para se referir a eles, criou-se o termo “emergente”, que significa uma nação não mais subdesenvolvida, mas ainda não desenvolvida.

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Varia de zero a um, e aponta “os melhores países para se viver” (tão melhor é o país quanto maior for seu IDH). Leva em conta três fatores: saúde (medida pela taxa de mortalidade infantil e pela expectativa de vida), educação (dada pelo grau de escolaridade médio da população) e economia (analisada através do PIB – Produto Interno Bruto: a soma das riquezas produzidas  em vários setores de um país retiradas do gasto da nação nesse mesmo período – per capita, ou seja, dividido pelo número de pessoas nesse Estado.)

Crise de 2008 – Iniciada nos Estados Unidos. A China e a Inglaterra estavam investindo no país, o que o levou a facilitar o crédito. Assim, a compra, especialmente de imóveis, aumentou muito, valorizando-os. Além da especulação (ou seja, a compra de um imóvel pra revendê-lo depois por um preço mais alto), os juros começaram a subir e as pessoas não tinham como pagar as dívidas aos bancos, o que causou a quebra de muitos deles e a crise propriamente dita.

Por Leonardo Dáglio

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.