Olho Vivo no Futuro

ProUni, Sisu, e cursinho são meios para faculdade

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado nos dias 3 e 4 deste mês e mais de 5 milhões de candidatos. Por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), estudantes que participaram do Enem poderão concorrer a vagas em universidades federais que utilizam a nota do exame como critério único de seleção. Para isso, o candidato deve acessar o site do Ministério da Educação (MEC) no período de inscrições e optar pelo curso e universidade que deseja.

O estudante também possui a opção de se inscrever no ProUni (Programa Universidade para Todos), que tem como finalidade a concessão de bolsas integrais ou parciais em cursos de graduação e pós-graduação. Para estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010, é obrigatória a partipação no Enem caso queiram solicitar o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do MEC com a finalidade de conceder financiamento a estudantes regularmente matriculados  em curso superior não gratuito.

Aluno do cursinho da FEA tira dúvida durante aula de física

Para quem sonha com o curso superior, mas não tem condições de pagar uma universidade particular e encontra dificuldades para bancar um curso pré-vestibular, uma boa opção é procurar um cursinho popular. A comunidade da USP possui cursos pré vestibulares sem fins lucrativos como o cursinho da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), que é um projeto social com isenção de mensalidades. O projeto é gerido por estudantes da USP e oferece vagas a candidatos de camadas populares, cobrando apenas uma taxa de matrícula. Como não consegue atender a todos, realiza um processo de seleção pautado em dois critérios: entrevista socioeconômica (o mais importante) e aplicação de prova para os concorrentes. Há outros cursinhos populares na USP, como o da Psico, do grêmio da Poli, do NCN (Núcleo Consciência Negra) e MedEnsina.

Cursinho da FEA

Fone 11 3091 – 5896

Mais informações sobre cursinhos populares

www.redeemancipa.org.br/

Por: Aldrin Jonathan

Tags: , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.