Cresce o número de idosos morando sozinhos

Por

Idosos possuem mais riscos de acidentes domésticos; especialista dá dicas de prevenção

O número de idosos que moram sozinhos vem aumentando cada vez mais no país. De acordo com o IBGE, esta quantidade já representa 14% dentre as pessoas com mais de 60 anos. O risco de acidentes domésticos nesta faixa etária, porém, é grande e devem-se tomar alguns cuidados.

Mesmo sozinho, João é sorridente (Foto: Jéssica Soler)

João Xavier de Oliveira é morador da comunidade, tem 64 anos e mora sozinho há seis. Segundo ele, o único problema disto é que devido a um derrame cerebral ocorrido em junho deste ano, possui ainda uma pequena dificuldade para andar, e por isso, a subida da Rua Aquianés, onde mora, torna-se um pouco mais lenta. No entanto, João Xavier faz questão de frisar que isto não é um empecilho. “[Morar sozinho] Pra mim, é uma vitamina e a vantagem é que ninguém me perturba”.

João Xavier, porém, é quase uma exceção à regra. De acordo com Rosamaria Rodrigues Garcia, fisioterapeuta docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), muitas vezes isso ocorre por falta de opção. O idoso perde o cônjuge, e não tendo alternativas, já que os filhos podem morar longe ou não ter um local adequado para recebê-lo, acaba “morando sozinho na residência em que foi casado e criou os filhos”.

Riscos de acidentes

Quando sozinho, o idoso pode enfrentar alguns problemas, estejam eles relacionados aos riscos ambientais e as limitações físicas que ele possui ou a problemas de ordem social, pois muitas vezes, o idoso acaba se isolando dentro de sua própria casa.

Outro problema decorrente desta situação são as quedas. Como explica Rosamaria Garcia, geralmente elas estão associadas à alteração de visão, desgaste das articulações, fraqueza muscular, uso de alguns medicamentos, sedentarismo, etc. Mas, segundo ela, o espaço físico onde reside o idoso também contribui consideravelmente para as quedas.

Com a adoção de algumas medidas simples, porém, elas podem ser evitadas. Manter a luz do corredor acesa durante a noite é algo de grande importância, pois devido à incontinência urinária ou mesmo a certos medicamentos, os idosos costumam levantar para ir ao banheiro muitas vezes durante a madrugada.

É importante também, que o idoso anote quantas vezes estas quedas estão acontecendo para que possa informar às equipes de saúde. Isto pode ser feito também por meio da Caderneta de Saúde do Idoso, que é um instrumento que auxilia no acompanhamento da população idosa no país. Ela também traz uma gama de informações e instruções que ajudarão o idoso a ter uma melhor qualidade de vida. Para obtê-la basta procurar uma unidade de saúde (Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, Policlínicas, entre outras).

A fisioterapeuta Rosamaria Garcia dá algumas dicas para que os idosos se previnam contra as quedas:

  • Mantenha a casa bem iluminada, principalmente próximo a escadas
  • Não apague as luzes dos corredores à noite
  • Evite encerar o chão
  • Evite andar por pisos ensaboados
  • Não tome banho descalço
  • Pratique atividades físicas
  • Limpe banheiro ou cozinha com sapato fechado
  • Retire tapetes e outros objetos que atrapalhem a passagem
  • Se for brincar com animal de estimação, faça-o sentado
  • Instale barras de apoio no box e próximo ao vaso sanitário. Elas são bem baratas e podem ser encontradas em lojas de construção

* Rosamaria Rodrigues Garcia é fisioterapeuta docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Responsável Técnica pelo Centro Municipal de Reabilitação Dr. José Ventura Nascimento.

 

TELEFONES ÚTEIS:

Disque saúde – 0800 61 1997 – serviço gratuito funciona todos os dias das 8h às 18h. Pode ser acionado de qualquer telefone público.

SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192

Corpo de Bombeiros – 193

 

INFORMAÇÕES EXTRAS:

Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Cartilha “Cair de Maduro é só para Fruta”

 

Por Jéssica Soler

Tags: , , , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.