NJSR lido nas escolas

Projeto incentiva a formação de leitores críticos

Em um mundo cada vez mais rico em informações, estudá-las em sala de aula não é necessário? É essa a pergunta que faz a coordenadora do programa Jornal e Educação, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Cristiane Parente. Cristiane conduz o projeto que tem como objetivo formar leitores críticos, proporcionar o acesso à informação, além de incentivar a participação social. “O trabalho com mídia em sala de aula revela o quanto uma informação de qualidade é importante na vida de uma pessoa, o quanto ser crítico, formar uma opinião e aprender a selecionar melhor o que se lê, vê e ouve é fundamental”, afirmou a coordenadora.

Vantagens do jornal na escola
De acordo com pesquisa realizada pela ANJ com estudantes e professores, são muitos os ganhos com o uso de jornais em aula. Além de desenvolver o hábito de leitura e incentivar a opinião, as notícias lidam com assuntos atuais e melhoram a interação familiar. Trabalhando com notícias de jornais, os alunos têm conteúdos para compartilhar em suas casas, melhorando o diálogo com os pais.
A presença do jornal, para Cristiane Parente, apresenta vantagens que o uso restrito do livro didático não proporciona: “O livro didático é escrito por uma única pessoa e pode refletir um único pensamento. Por sua vez, é difícil que exista um jornal que possua uma única abordagem, por mais que ele tenha uma linha editorial”.

Experiência na São Remo
No Jardim São Remo, Samara Sousa dos Santos, educadora do EJA (Educação de Jovens e Adultos), utiliza o Notícias do Jardim São Remo em suas aulas e percebeu na ferramenta um uso proveitoso: “O benefício de usar os jornais em sala de aula é trazer informações, conhecimento e aprendizado com as notícias daqui da São Remo e de fora dela”, citou.
Para Cristiane, um dos passos necessários é fazer com que o estudante se aproxime do jornal. “Estimulamos que o professor trabalhe com o aluno seu papel de cidadão. Afinal, o que ele tem a ver com aquela notícia? Como a comunidade é retratada nos jornais? O que eles acham? Por que isso acontece? Como mudar essa realidade? Mostrar aos alunos que o jornal não está distante e que eles podem mostrar sua indignação, dar sugestões e denunciar o que está errado”.
Para Samara, a oportunidade tem sido ainda mais proveitosa: “Ao mesmo tempo em que sinto que estou passando conhecimento, sinto também que estou aprendendo muito mais com eles. Eles têm muita bagagem, muitas histórias vividas, muitas experiências a contar”, concluiu.

Por Dimitrius Pulvirenti

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.