Ônibus Biblioteca oferece livros e lazer

Por

Fundado há mais de 70 anos, o Ônibus Biblioteca vem levando o encanto dos livros para aqueles que não podem ter acesso a esse tipo de cultura. Essa iniciativa, que foi uma
ideia do primeiro diretor do Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo, Mário de Andrade, disponibiliza para a população livros, gibis e revistas para todas as faixas
etárias e em diversas regiões da cidade de São Paulo.

O seu itinerário é bastante amplo, contando com 72 locais de atendimento por semana, principalmente em regiões onde a mobilidade é mais reduzida. Os 12 ônibus que fazem parte da frota abrangem todas as quatro zonas de São Paulo, de terça a domingo.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao acervo, basta comparecer ao Ônibus Biblioteca mais perto da região onde mora portando o RG para a realização do cadastro. Após o cadastramento, será liberada a retirada das obras literárias e revistas disponíveis no ônibus, de modo que cada usuário poderá retirar no máximo cinco livros ou outras publicações por dia, tendo que devolvê-los após uma semana ou então renovar o empréstimo.

Na zona oeste, essa “biblioteca ambulante” também marca presença. Há três pontos de parada na região, sendo duas no bairro Rio Pequeno e uma no Jardim Guaraú. O horário de atendimento em cada local é das 10h às 16h.

O ponto de parada do Ônibus Biblioteca mais próximo da comunidade São Remo fica na praça Wilson Moreira da Costa, no Rio Pequeno. Nessa unidade, há aproximadamente de 4,5 mil publicações de diversos gêneros, porém os que mais atraem os usuários são os livros de literatura infantil e as revistas em quadrinhos.

Biblioteca 4

Ônibus Biblioteca na praça Wilson Moreira da Costa (Rio Pequeno)

 

Giovanna Chencci

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.