Praça Maria Joana é opção de descanso

Por

Setembro de 2011
Por Paloma Rodrigues

A comunidade do Jardim São Remo tem uma praça ou, ao menos, o projeto de uma. Ainda não oficializada pela prefeitura, a Praça Maria Joana já tem placa e toda a estrutura tradicional: área verde, bancos e um espaço destinado ao lazer para, no futuro, receber parquinho infantil e mesas de jogos de xadrez e damas.

Vários grupos se reúnem no local. Pela manhã, crianças correm brincando sob a supervisão de seus pais. No começo da tarde, grupos de meninas conversam à beira da escadaria que dá acesso à praça. Muitos garotos chegam com suas bicicletas e por lá ficam horas a fio. No final do dia, o local é parada obrigatória para mães que voltam com os filhos da escola.

Mas nem tudo é como deveria ser. Em meio às arvores há muito lixo. Os moradores cuidam em conjunto do lugar. A limpeza fica por conta de voluntários que se dispõem a preservar o espaço de lazer conquistado ali.

Ainda assim, o lugar se tornou um refúgio dentro da agitada São Remo. “É o único espaço verde que nós temos por aqui”, diz a moradora Luana Meireles.

Os são remanos sentem muita falta de espaços de lazer. A área já está lá e é aproveitada pela população da maneira que ela encontrou para suprir sua vontade de criar um espaço público de convivência. “A praça é um dos únicos lugares que temos para fugirmos do cinza da São Remo e é um espaço mal aproveitado. Seria bom ter mesinhas, bebedouros, cadeiras e brinquedos para as crianças”, sugere a são remana Priscila Cardoso.

Um projeto para o aumento dos itens de lazer da praça foi enviado à subprefeitura do Butantã em 2008. Ele pedia a colocação de brinquedos gira-gira para as crianças, barras de exercícios para os jovens e mesas com tabuleiros de jogos para a terceira idade.

A subprefeitura nunca respondeu a este pedido. Apesar disto, ainda há perspectiva e grande desejo de melhora.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.