Comissão de Pesquisa

Iniciação Científica e Tecnológica

Regulamentado pela Resolução CoPq nº 7.236, de 22 de julho de 2016, o Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tem como objetivo propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de docente USP, pós-doutorando, pesquisador colaborador, professor colaborador ou outros colaboradores devidamente credenciados.

• Iniciação Científica (IC): envolve pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático.
  • Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico aperfeiçoamento e Inovação (IT): desenvolvimento, ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelo de negócios, preferencialmente de caráter multidisciplinar.

A ECA conta com três tipos de programas de IC/IT. Consulte abaixo os detalhes das modalidades:

Sobre o Programa e Projetos:

• Os programas são gerenciados pela Pró-reitoria de Pesquisa da USP desde 1992. Nas unidades, as Comissões de Pesquisa são responsáveis por eles. Alunos de toda a USP podem fazer parte do programa, assim como alunos de outras universidades.
  • Esta atividade é feita exclusivamente de modo presencial
  • O cronograma de cada projeto deverá ser estabelecido junto ao orientador. É recomendado que os meses não sejam especificados (não utilize nomes: abril, maio, junho, utilize números ordinais: 1° mês, 2° mês, 3° mês). Além disso, é preciso considerar o tempo de tramitação na ECA (em média 4 meses).

Para maiores informações, consulte o Manual de IC da ECA ou o Guia do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.

fLUXOGRAMA PARA CADASTRO DE NOVO PROJETO
FLUXOGRAMA PARA CADASTRO DE NOVO PROJETO