Informativo NPHQ

Núcleo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos da ECA/USP - n. 02 / outubro de 2002

Núcleo retoma reuniões mensais


Participantes do NPHQ discutem temas ligados aos quadrinhos

Em 9 de agosto, após o recesso de férias, o Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP re-tomou suas reuniões mensais, nas quais são discutidas as pesquisas em desenvolvimen-to e é debatido um texto sobre histórias em quadrinhos, previamente selecionado.
Na reunião, da qual participaram 16 pessoas, entre pesquisadores, alunos e inte-ressados no tema, encerrou-se a discussão da obra mais recente escrita pelo professor e pesquisador Moacy Cirne, Quadrinhos, sedução e paixão.
A discussão da obra de Daniele Barbieri, Los lenguages del cómic, foi iniciada na reunião de setembro, com continuidade em 11 de outubro. Cada capítulo do livro será escaneado e previamente disponibilizado no site do Núcleo, para leitura dos participantes.

 

NPHQ conta com estagiário em
projeto de iniciação científica

 


Jean participa das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo

A partir de setembro de 2002 o Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos passou a contar com a ajuda permanente de um bolsista de iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de De-senvolvimento Científico e Tecnológico).
O novo estagiário do Núcleo, Jean Arendt Goldenbaum, cursa o quarto semestre de Biblioteconomia eDocumentação da ECA-USP e deverá atuar no apoio
os diversos projetos reali-zados pelo NPHQ, princi-palmente na pesquisa, pre-paração e inserção de dados do “Diretório de Histórias em Quadrinhos no Brasil”.
Com a colaboração de Jean, a disponibilização dos dados na Internet sobre as publicações de HQs feitas no Brasil ocorrerá de forma mais rápida do que o originalmente previsto.