JOGOS TEATRAIS
Ingrid Dormien Koudela
Editora Perspectiva, 1984.

Em Jogos Teatrais Ingrid Dormien Koudela tem como autores de referencia, ao lado de Viola Spolin, Susanne Langer e Jean Piaget.

Com o objetivo de definir a especificidade do conhecimento articulado através do campo dialógico-estético, os fundamentos da abordagem piagetiana do jogo teatral levam à discussão epistemológica do ensino do teatro, caracterizando a especificidade desse aprendizado.

Resultado de intenso trabalho de experimentação teórico-prático com adolescentes, professores e artistas brasileiros, a abordagem construtivista desenvolvida em Jogos Teatrais por Ingrid Dormien Koudela constitui referencia teórica, amplamente difundida entre nós.

No primeiro capítulo Teatro e/ou Educação? é realizada uma pesquisa sobre a terminologia e o desenvolvimento dessa área, com referencias a John Dewey, Winifred Ward e Peter Slade entre outros.

Com prefácio de Tatiana Belinky, a experimentação prática com os jogos teatrais levou à constituição do Grupo Foco da Cooperativa Paulista de Teatro que trabalhou com a montagem do texto de Madalena Freire, Genoveva Visita a Escola ou A Galinha Assada, originalmente um relatório de bimestre sobre o trabalho em sala de aula com crianças.

O jogo teatral de Viola Spolin é exposto a partir de uma perspectiva teórica e prática e a experimentação com crianças e jovens é descrita e avaliada sistematicamente, através de oficinas de teatro.

Copyright 2003. Ingrid Dormien Koudela.
Todos os Direitos Reservados.
Termos de uso

 
 

Foto do Livro

 
Publicidade