CBD | Departamento de Informação e Cultura

Congresso internacional aborda tecnologia e ética da informação

AGENDA

Nesta oitava edição, o evento on-line discute contribuições da Ciência da Informação com pesquisadores da área

No dia 2 de junho, das 14h às 17h, será realizado o VIII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI). O encontro virtual busca reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação - como Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia - para refletir sobre desafios e transformações da era digital e dos processos de organização de conhecimento, destacando a importância da ética nesse sentido.

Foto de uma mulher jovem, negra, de cabelos crespos médios e escuros e vestida de preto segurando um notebook prata. Ela está em pé em um corredor e se apoia em um vidro escuro. Atrás do vidro, há muitas máquinas e equipamentos de armazenamento de dados iluminados por uma luz azul.
O evento promoverá debates sobre Big Data, ciência de dados e inteligência artificial como elementos que tornam a gestão de informações mais complexa. Foto: Christina Wocin/Unsplash

Em sua programação, o evento conta com uma sessão internacional com a presença do professor Armando Malheiro da Silva, da Universidade do Porto (Portugal) e Bernardina Freire de Oliveira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para discutir como a era da informação desafia a ética. Além disso, serão tratados eixos temáticos como:

• Tecnologia e Sistemas de Informação,
  • Conservação e Preservação de Acervo,
  • Curadoria Digital,
  • Recuperação da Informação na Web de Dados,
  • Ciência de Dados,
  • Cultura Computacional,
  • Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.

No âmbito do congresso, também ocorre a oitava edição do Simpósio Brasileiro de Ética da Informação (SBEI), que é organizado pela professora Isa Maria Freire, da UFPB, pelo professor Armando Malheiro da Silva, da Universidade do Porto, e pelo professor Francisco Carlos Paletta, do Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA.

Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos até o dia 2. Para garantir o seu, basta acessar a plataforma e preencher seus dados. Os links para participar da transmissão serão enviados aos inscritos.

Mais informações sobre o congresso e a programação completa podem ser conferidas no site do evento

Serviço:

VIII Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI)

Data: 2 de junho

On-line - Link da transmissão será enviado mediante inscrição