CMU | Departamento de Música

Instrumentistas internacionais se apresentam na Biblioteca Brasiliana

A Série Internacional de Música apresenta seu último concerto de 2022

Em mais um concerto, a Série Internacional de Música (SIM) recebe três artistas convidados que se apresentam no dia 9 de dezembro:

Cartaz de divulgação do evento. O fundo é branco, com um semicírculo azul no topo à esquerda com o logotipo da série e um semicírculo azul abaixo à direita com nome e instrumento dos musicistas convidados e local do concerto. Em volta, informações de data e horário, nome do evento acima e logotipos abaixo.O violinista John Haspel Gilbert, professor na Texas Tech University, dos Estados Unidos, que faz apresentações regularmente em seu país e em outros, como Brasil, Itália e Inglaterra. Já participou como docente convidado de diversos festivais e tem alunos que já se destacaram em universidades no Brasil, Estados Unidos e Rússia. Já se apresentou em diversas orquestras como spalla (primeiro violino) e fez solo de muitos compositores importantes. Também já fez gravações para vários selos fonográficos.

O violoncelista George Work, que já fez aulas com diferentes professores e passou a integrar um grupo renomado chamado Ames Piano Quartet, com o qual já gravou 14 álbuns. Recentemente, esse grupo passou a se chamar Amara Piano Quartet e lançou mais uma gravação. Ele ainda integra o quarteto de cordas Beline e a Orquestra Sinfônica Des Moines. George Work já fez inúmeras apresentações nos Estados Unidos, além de já ter realizado diversos outros trabalhos internacionais.

A pianista Cristina Capparelli, que é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e já esteve sob a regência de diversos maestros e maestrinas. Também já gravou inúmeros álbuns de obras de compositores brasileiros, além de obras de música de câmara em parcerias nacionais e internacionais. Capparelli tem importante carreira acadêmica, com pós-doutorados nas Universidades de Iowa e Connecticut, ambas nos Estados Unidos. Ela sempre está em busca de novos conhecimentos aplicados à execução pianística e à interpretação musical.

Confira o programa da apresentação:

• Joseph Haydn (1732-1809)
    • Trio em MI Maior, HOB. XV-28
    • Allegretto
    • Finale-Allegro

• Ludwig Van Beethoven (1770-1827)
    • Trio em Sib op. 97- (Archduke)
    • Scherzo- Allegro
    • Andante cantabile, ma però con moto

Serviço:

Série Internacional de Música USP

Data: 9 de dezembro