CMU | Departamento de Música



Laboratório de Piano e Projeto Em Preto e Branco fazem último recital do ano


AGENDA

Apresentação virtual reúne estudantes e docentes do Departamento de Música com alunos, alunas e professores da Allemande Escola de Música para apreciação musical, palestra e troca de ideias

 

No dia 25 de novembro, a partir das 18h, acontece o último recital de 2021 da Série Piano em Casa, realizada pelo Laboratório de Piano (LAP) do Departamento de Música (CMU) da ECA. A apresentação finaliza também mais um ano do Projeto Em Preto e Branco, que promove recitais e troca de ideias e experiências entre docentes e estudantes do curso de Música da ECA e alunos e alunas de conservatórios e escolas de música em diversas localidades.

“Consideramos ser este projeto de extensão também um projeto de ensino, pois, se por um lado promove recitais de piano e palestras à comunidade, por outro, propicia aos pianistas participantes o desenvolvimento de aspectos essenciais à formação ampla de um músico. Por meio dele os alunos têm a oportunidade de se apresentar em diversos locais, o que representa uma motivação aos estudos e contribui para seu amadurecimento em situação de palco”, afirmam os coordenadores do projeto e do LAP, docentes Eduardo Monteiro e Luciana Sayure

As escolas participantes do projeto recebem recitais de aproximadamente 50 minutos de duração, nos quais os alunos do CMU apresentam obras relevantes e variadas do repertório pianístico. Em seguida, os professores realizam uma pequena palestra, com informações sobre os cursos oferecidos pelo departamento, a preparação para o vestibular e o mercado de trabalho. Ao final, o público, composto por estudantes, seus pais e professores, conversa com os recitalistas e palestrantes, tirando dúvidas acerca dos assuntos abordados e das obras apresentadas. 

Durante a pandemia todas as atividades vêm sendo desenvolvidas em formato on-line, por meio das plataformas Zoom e Google Meet. Além dos concertos e palestras virtuais, os alunos e professores das escolas contempladas tiveram a oportunidade de participar de masterclasses ministradas pelos coordenadores do projeto.

A primeira edição do Projeto Em Preto e Branco foi contemplada pelo Programa Aprender com Cultura e Extensão (2013/2014), com estreia ocorrida na Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças, em Cubatão. Desde então, mais de vinte instituições na capital e no interior foram visitadas, dentre as quais o Instituto Musical e Cultural Dr. Gomes Cardim (Jundiaí), Conservatório Municipal Maestro Henrique Cavallieri (Salto), Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí), Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba. 

Diante do cenário de pandemia e consequente distanciamento social, foi possível aumentar o alcance do projeto, que passou a atender escolas de fora do estado de São Paulo, como o Centro Musical Edgar Willems (Lavras-MG) e o Conservatório Estadual Maestro Marciliano Braga (Varginha-MG), em agosto de 2021. 

Além do apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP, o projeto integra há seis anos o Programa Unificado de Bolsas (PUB), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP. 

“Ao longo destes anos, os eventos nas escolas foram marcados pelo intercâmbio entre alunos e professores destas instituições com a Universidade, o que estimulou a produção artística e pedagógica de ambas as partes”, segundo Eduardo e Luciana. Para eles, o projeto, além de divulgar o repertório de piano solo e contribuir para o aprimoramento musical dos graduandos, “abriu possibilidades para sua atuação profissional e estimulou o interesse por nossos cursos em escolas e conservatórios que concentram boa parte do público de possíveis ingressantes no Departamento de Música da USP.” 

Neste último recital de 2021, o projeto recebe a Allemande Escola de Música. O recital será transmitido ao vivo no Canal do LAP no Youtube e na página do LAP no Facebook. Para saber mais sobre o LAP e o Projeto em Preto e Branco, visite o site oficial e o perfil no Instagram.

Cartaz do recital da Série Piano em Casa. Sobre um fundo em tons ocre, um retângulo vinho com as teclas de piano em uma de suas extremidades traz informações, em letras amarelo claro, sobre o evento: nome, sinopse, data, horário e logomarcas dos organizadores. Na porção direita da imagem, a ilustração de um sofá e uma árvore de pequeno porte, em tons ocres.

Serviço:

Série Piano em Casa / Projeto em Preto e Branco
Data: 25 de novembro
Horário: 18h
Transmissão ao vivo pelos canais do LAP no Youtube e no Facebook

 

Com informações do Laboratório de Piano

Agenda de Eventos