CMU | Departamento de Música

Palestra "Jazz: improvisação, contexto e lutas sociais"

O pianista e professor de música Adolfo Mendonça
 O pianista Adolfo Mendonça. Foto: Reprodução/Brazilian Times

No dia 23 de junho, das 9h às 12h, Adolfo Mendonça realiza a palestra Jazz: improvisação, contexto e lutas sociais.

Adolfo Mendonça é pianista especializado em jazz, interessado na construção de um intercâmbio musical e cultural entre a música e a educação musical do Brasil e Estados Unidos. Já realizou performances no Brasil, Estados Unidos, França e México, incluindo apresentações no Jazz a Vienne Festival, St. Petersburg Jazz Festival, Sarasota Jazz Festival, Santos Jazz Festival, Blue Note São Paulo e em diversos outros festivais e clubes de jazz.

Ele é mestre em jazz pela University of South Florida e licenciado em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos. Também realizou estudos complementares de música popular pelo Centro Tom Jobim, jazz pela New York Jazz Academy, piano clássico pela ETMD Ivanildo Rebouças, jornalismo pela Universidade Católica de Santos e um semestre de PhD em Ensino e Aprendizado de Música pela Arizona State University. Realizou ainda aulas complementares com professores prestigiados nos EUA, como Lynne Arriale, Chuck Owen e Mark Taylor, e no Brasil, como Arrigo Barnabé e Roberto Sion.

Como educador musical, é professor de tempo integral no Conservatório Municipal de Guarulhos e realiza masterclasses eventuais em universidades e conservatórios, como Unicamp, Unesp, USP, Souza Lima Berklee, Santa Marcelina, Emesp, além de faculdades americanas.

A palestra acontece durante a aula de pós-graduação do professor Rogério Costa, na disciplina Territórios da Improvisação.

Serviço:

Palestra Jazz: improvisação, contexto e lutas sociais, com o professor Adolfo Mendonça

Dia 23 de junho

O link para o streaming será divulgado em breve.

- -
Centro Cultural Camargo Guarnieri e Instituto Tomie Ohtake Ricardo Bologna estreia como novo regente e diretor artístico da Ocam