CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Obra do crítico cultural Siegfried Kracauer é tema de debate

AGENDA

Atividade é promovida pelo grupo de pesquisa História da Experimentação no Cinema e na Crítica, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Nesta quinta, 10 de junho, a série de artigos Revendo filmes antigos (Wiedersehen mit alten Filmen) é o assunto do Cine-debate de Segunda, atividade promovida pelo grupo de pesquisa História da Experimentação no Cinema e na Crítica (HECC). Os textos do escritor e crítico cultural alemão Siegfried Kracauer serão discutidos a partir de sua contribuição para diferentes propostas de historiografia do cinema.

Os sete artigos de Kracauer, publicados pela primeira vez entre 1938 e 1940 no Jornal Nacional (National Zeitung) da Basiléia, Suíça, analisam filmes e movimentos estéticos que marcaram a produção cinematográfica do período, como o expressionismo. Segundo os organizadores do evento, o conjunto de textos representa “uma escrita da história pluridimensional, que interpreta os filmes antigos em relação ao passado, ao presente e ao futuro não apenas dos filmes, mas do próprio cinema e do historiador que a eles se dedica à época da formação do cinema moderno.”

Vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), o HECC tem a coordenação do professor Rubens Machado Junior e se dedica à formação de um panorama historiográfico do cinema experimental e da produção crítica em torno dele. Para isso, seus integrantes realizam análises estéticas das obras, comparações entre filmografias e estudos interdisciplinares, com a possibilidade de intersecção com outras áreas do conhecimento.

O debate desta quinta conta com a participação do pesquisador Rafael Morato Zanatto e do professor Miguel Vedda, da Universidade de Buenos Aires, além de Rubens Machado Junior, do CTR. A mediação é da pesquisadora Jéssica Frazão.

Para participar, basta acessar o encontro via Google Meet a partir das 16h.

Cena do filme  A Roda

Cena do filme A Roda (1923), de Abel Gance, uma das obras analisadas nos artigos de Siegfried Kracauer. Foto: site Palavras de Cinema.

Cine-debate de Segunda: Revendo filmes antigos com Siegfried Kracauer
Data: 10 de junho