Seminário promove debates sobre linguagem e ficção televisiva

AGENDA

Evento on-line é promovido pelo grupo de pesquisa GELiDis nos dias 26 de outubro e 09 de novembro; participantes receberão certificados

O III Seminário do Grupo GELiDis - Linguagens e Discursos Ficcionais na Televisão reúne pesquisadores para analisar obras de ficção audiovisuais, enfocando-as com base em diferentes perspectivas. Marcado para os dias 26 de outubro e 9 de novembro, às 14h30, o evento acontece via Zoom com transmissão ao vivo pelo YouTube. A organização é do Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis) com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM).

Cartaz do evento. Sobre um fundo de degradê rosa e roxo, aparecem em letras brancas o nome do evento, data, horário, temas e docentes convidadas das mesas, identificadas por fotografias. Na parte inferior do cartaz está o link e o QR code para acesso ao formulário de inscrição. No canto inferior direito, os logotipos do PPGCOM, do Gelidis, da ECA e da USP. No dia 26 de outubro, a professora Jasmine Mitchell, da State University of New York-Old Westbury, discutirá como a anti-negritude origina-se das contradições do progresso racial ilusório, dos mitos de democracia racial e mestiçagem, da negação do racismo e dos legados duradouros da escravidão e da colonização. Ela também comentará a utilização de mulheres de ascendência africana e europeia na mídia e apresentará temas centrais de seu livro Imagining the Mulatta: Blackness in U.S. and Brazilian Media.

No dia 9 de novembro, a professora Simone Maria Rocha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abordará achados da pesquisa Selo América Latina de produção da ficção televisual: mercado, comunicação e experiência na era do streaming, na qual atua como coordenadora geral. A pesquisa busca evidenciar e identificar as mudanças estilísticas e dramatúrgicas que vêm sendo observadas nas produções latino-americanas da Netflix desde 2016.

O Seminário é aberto a estudantes do PPGCOM e aos demais interessados nos temas em debate. Para participar é necessário fazer inscrição via formulário on-line.

Serviço:

III Seminário do Grupo GELiDis - Linguagem e Discursos Ficcionais de Televisão

Data: 26 de outubro e 9 de novembro

Horário: 14h30

Via Zoom com transmissão ao vivo no Canal do Labidecom no Youtube - Para receber o link da reunião e certificado é necessário fazer inscrição via formulário e participar dos dois dias de evento.