ECA recebe estudantes e famílias em visita monitorada
A atividade acontece uma vez por ano e abre as portas da universidade para estudantes de Ensino Médio e cursinhos
As visitas monitoradas são um evento que acontece anualmente, em que estudantes de Ensino Médio e cursinhos têm a oportunidade de conhecer os cursos e os espaços físicos da USP, apresentados por professores e estudantes da graduação. Na última terça-feira, 23 de maio, a ECA recebeu jovens e famílias interessados nos cursos oferecidos pela unidade.

Durante a parte da manhã, entre as 9h e as 13h , todos os departamentos da ECA ofereceram um tour pelos prédios e palestras com professores dos cursos. As apresentações foram realizadas em dois horários, para que os visitantes tivessem a oportunidade de conhecer mais de um curso e tirar todas as suas dúvidas. Esse foi o caso de Júlia, de 17 anos, que está cursando o terceiro ano do Ensino Médio e veio para a ECA pela primeira vez, acompanhada de sua mãe: "eu vim por causa de Artes Cênicas, mas também aproveitei para ver um pouco do Audiovisual. Eu queria saber como é que funcionava e achei incrível. Eu não esperava, é um mundinho, assim, particular.”
Para os responsáveis acompanhantes também foi uma oportunidade de conhecer o ambiente universitário e desmistificar noções sobre esse espaço, além de prestar apoio aos filhos, que estão vivendo o período pré-vestibular, marcado por escolhas importantes. Para a professora Sheila, que participou da atividade com a filha Beatriz, as apresentações foram importantes para reduzir a apreensão em relação à nova fase vivida por sua filha adolescente. "A apresentação foi conectada com a universidade. Então a gente consegue imaginar a ECA dentro de um universo maior. É interessante para conhecer um pouco do que é a vida universitária que a gente sabe que não fica restrita apenas a uma faculdade ou a um departamento. Como mãe, acho muito importante, porque sai um pouco daquilo que é o imaginário e a gente tenta se aproximar daquilo que é mais real, então tira um pouco a ansiedade”, afirma.
Além da visita monitorada, estudantes de Ensino Médio e cursinhos podem conhecer a ECA e seus cursos durante a Feira de Profissões, que acontece todos os anos na USP, em agosto. Essas oportunidades são essenciais para aproximar a universidade da comunidade externa, especialmente dos estudantes que estão se preparando para as provas de ingresso.
Confira algumas fotos da visita: