CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Seminário Moda, Comunicação e Consumo

AGENDA

Evento integra as comemorações pelos 50 anos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA

Imagem do convite do evento; com fundo cinza e título em vermelho. Em preto, estão os nomes de todos os participantes, data e horário. Abaixo, um recorte de uma imagem, em preto e branco, de livros e revistas de moda.Em mais um evento comemorativo pelos 50 anos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA, acontece no dia 18 de maio o seminário Moda, Comunicação e Consumo. Em formato híbrido, o evento será realizado no Auditório do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), das 14h às 17h, com transmissão ao vivo pelo Canal da ECA no Youtube.

A abertura do seminário, às 14h, fica por conta do professor José María Paz Gago, da Universidade da Coruña (Espanha), com o tema Semiótica de la moda: estado de la cuestión y perspectivas de futuro. A moderação é da docente do CRP e coordenadora do PPGCOM, Clotilde Perez, com comentários de Eneus Trindade, também professor do Departamento. Participam também as pesquisadoras Lucrecia Escudero Chauvel, da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França), e Victoria Nannini, da Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

Na sequência, às 15h30, uma mesa-redonda irá abordar diferentes aspectos da moda nos dias atuais:

• Moda en Instagram: historias y discursos, com Bianca Terracciano, da Universidad Sapienza de Roma e da Universidad de la Tuscia (Itália)
  • Moda mimética, desviante e criativa: em busca da secundidade perdida, com Clotilde Perez e Bruno Pompeo (USP/Universidade de Sorocaba)
  • Confluência e hibridização entre arte e moda no processo criativo de criadores contemporâneos, com Maya Marx Estarque do Istituto Europeo di Design/RJ
  • Un extraño cruce en la moda en el cambio de milenio, com Suzana Avelar e Maurício Ayer (USP)

O encerramento será com a professora Lucia Santaella, da PUC-SP, às 17h30, com a palestra A onipresença da moda na cultura. A moderação é do professor Bruno Pompeo.

Serviço:

Seminário Moda, Comunicação e Consumo

Data: 18 de maio, quarta-feira

Local: Auditório (Sala 3) – CRP (Prédio 3)

O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da ECA no Youtube.