CMU | Departamento de Música



Orquestra Errante apresenta “Presença: estudos corpo, cena, som”


AGENDA

Espetáculo propõe um jogo cênico-sonoro-visual que trabalha a música como campo expandido da atuação

 

A Orquestra Errante é um grupo experimental vinculado ao Núcleo de Estudos em Sonologia (NuSom) do Departamento de Música (CMU) que investiga procedimentos de experimentação e criação musical. Desde que foi fundado pelo professor Rogério Costa, o laboratório tem desenvolvido diálogos interdisciplinares com artes cênicas, dança, artes plásticas, audiovisual e outras formas de expressão. 

No concerto Presença: estudos corpo, cena, som, que acontecerá na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o objetivo é retomar a perspectiva da fisicalidade, do corpo, do diálogo e da escuta no tempo e no espaço reais, especialmente após o contexto pandêmico. Para isso, a Orquestra propõe aos espectadores um jogo cênico-sonoro-visual dividido em dois momentos:

  • Arte digital com os textos “Orquestra Errante Departamento de Música/ECA-USP apresenta PRESENÇA: Estudos corpo, cena, som”, “Dia 23/06/22, quinta-feira, às 12h”, “Biblioteca Brasiliana - R. Cidade Universitária, 21, São Paulo - SP.” em letras brancas. Ao fundo, há uma imagem escura com traços abstratos em tons de azul, verde, vermelho e branco.
    Imagem: Divulgação/Orquestra Errante

    Imagem: certificado de presença

Neste momento, o público é convidado a entrar no universo da improvisação. Por meio de artes plásticas, é criado um dispositivo cênico para instaurar o espaço da apresentação em diálogo com as cores, formas e gestos que vêm dos performers.

  • Eu o som, você o eco

Aqui, os participantes se dividem em pequenos grupos. Todo o espaço em que se desenrola a apresentação é convertido numa espécie de platô no qual jogam os performers. O jogo trabalha com o som, ressonância e muita interação.

O espetáculo será realizado no dia 23 de junho, às 12h, sob a direção da pesquisadora Yonara Dantas e coordenação geral do professor Rogério, e contará com a participação de 21 performers.
 

Serviço:

Concerto Presença: estudos corpo, cena, som

Data: 23 de junho

Horário: 12h

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP

 

Agenda de Eventos