Confira os projetos da ECA selecionados para o I Congresso USP de Cultura e Extensão

ECA está representada em evento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP por 15 projetos que abrangem do ensino de artes à consultoria e gestão de políticas públicas

Vida acadêmica

Realizado nos dias 25 e 26 de novembro, o I Congresso USP de Cultura e Extensão apresentou ao público trabalhos desenvolvidos por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da USP na área de cultura e extensão universitária. No total, 552 trabalhos foram aprovados para o congresso, sendo 15 da ECA.

Os projetos abrangem temas diversificados, como produções artísticas no cinema e na música, ensino de artes, alfabetização midiática, incentivo à leitura, combate à desinformação, consultoria e gestão de políticas públicas e divulgação científica.

Confira os trabalhos selecionados:

Departamento de Artes Cênicas

Cursinho Popular Ruth de Souza    
Maria Lúcia de Souza Barros Pupo

O projeto Cursinho Popular Ruth de Souza é exclusivamente formado por alunos da graduação do curso de Artes Cênicas da USP e visa fornecer maiores chances de ingresso na universidade pública para vestibulandos em situação de vulnerabilidade social, ao fornecer um espaço de aprendizado e troca com aqueles que já estão na graduação. As aulas têm foco na prova de habilidades específicas do curso de Artes Cênicas, não tendo ligação com as provas da primeira nem da segunda fases regulares do vestibular. O cursinho trabalha os textos da bibliografia específica solicitada para a prova, com uma junção de abordagens teóricas e práticas que ajudem os estudantes a desenvolverem seus conhecimentos sobre os conteúdos cobrados.

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Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Cine adentro: curadoria e produção de mostras cinematográficas no CINUSP Paulo Emílio
Cristian da Silva Borges

O projeto consistiu na curadoria e produção de mostras de cinema no CINUSP Paulo Emílio, órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP, entre os anos de 2019 e 2020. Por meio da discussão entre os participantes (coordenação, bolsistas e estagiários), era feita a elaboração de propostas de mostras a serem realizadas no cinema. Para tanto, partia-se da análise crítica de filmes assistidos, da fundamentação teórica e crítica dos textos curatoriais, da realização de reuniões com os coordenadores, releases para a imprensa, organização das mostras no website, edição de imagens, bem como o contato com palestrantes, diretores, realizadores, distribuidoras e produtoras dos filmes presentes nas mostras.

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Departamento de Comunicações e Artes

Educomunicação como Tecnologia Social Inovadora a serviço da sociedade - Núcleo de Comunicação e Educação da USP    
Claudemir Edson Viana

O trabalho apresenta ações em 2020 realizadas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE USP) que existe há 25 anos e vem oferecendo à sociedade muitas oportunidades de conhecer e aplicar os princípios e práticas da educomunicação, novo paradigma na compreensão sobre a interface entre comunicação e educação. Nestes anos, o NCE tem mantido projetos de intervenção bastante importantes e em diversas áreas da sociedade. A formação sobre educomunicação tem sido uma importante frente de atuação do NCE, além de parcerias com órgãos do estado, com instituições do 3o. setor, redes de pesquisadores e militantes de causas sociais relacionadas aos direitos humanos, à sustentabilidade e ao bem-estar social.

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Departamento de Informação e Cultura

Cultura e extensão como um dos pilares da universidade: Projeto Livro, Leitor e Leitura
Francisco Carlos Paletta 

Introduz reflexão sobre a importância das atividades de extensão como um dos pilares da Universidade, tendo como objetivo apresentar os benefícios da leitura e a importância do livro para o desenvolvimento da sociedade, objetivando a implantação do Projeto Livro, Leitor e Leitura (PL3) no Departamento de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Busca-se o envolvimento de alunos, professores, bibliotecários e a comunidade externa para uma troca de experiências efetiva através da cultura e extensão universitária. A partir deste instrumental, espera-se estabelecer uma conexão entre o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país e o incentivo à leitura ainda no ensino básico e fundamental, através de projeto que englobe universidade e sociedade.  Entendendo o papel das bibliotecas como agentes de transformação social e de difusão da leitura e de conhecimentos, espera-se apresentar um esboço de projeto que transforme os modos de interação do público infantil com a biblioteca.


Cultura Plano e Ação: formulação de políticas culturais nos municípios
Leonardo da Silva de Assis e Luis Augusto Milanesi

Resumo:  O artigo apresenta a realização do curso Cultura: Plano e Ação, modalidade lato sensu, realizado no período de março de 2018 até março de 2020. O objetivo do curso foi fornecer o instrumental teórico-prático para os dirigentes de Cultura ou candidatos a postos de lideranças em instituições culturais. Como trabalho de conclusão, foi proposta a elaboração individual de um Plano de Cultura para um município real, a partir das conceituações estudadas durante as aulas e das ferramentas de gestão necessárias para a implantação do Plano. Dos 36 alunos que iniciaram o curso, 22 finalizaram e receberam o certificado de pós-graduação. Os secretários e dirigentes de cultura funcionaram como catalizadores dos conteúdos do curso, com olhar específico para as suas realidades. Assim, a USP cumpriu um papel de aproximação com a sociedade, com a formação de um corpo técnico para o trabalho na área da Cultura nos municípios.

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Estação Memória: comunicação intergeracional a distância
Ivete Pieruccini

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Departamento de Jornalismo e Editoração

Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação    
Mônica de Fátima Nunes Vieira

O objetivo principal do projeto foi realizar atividades que pudessem auxiliar crianças, jovens e docentes visando ampliar o acesso a conhecimentos sobre temas voltados ao âmbito do letramento midiático e informacional. Os esforços se direcionaram à realização de curso de formação para professores de educação básica de escolas públicas, produção de conteúdos em textos, imagens e séries audiovisuais sobre temas que permitam ampliar o repertório sobre o uso crítico das mídias e acompanhamento de atividades realizadas com docentes e discentes na Escola de Aplicação (FE-USP). 

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Foca nas Mídias: revelando a desinformação    
Mônica Rodrigues Nunes Vieira

O Foca nas Mídias é resultado das atividades do projeto de cultura e extensão “Alfabetização midiática em vídeo na Escola de Aplicação da FEUSP” com apoio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Durante a realização do projeto (2020-2021), os esforços se direcionaram ao auxílio a professoras da Escola de Aplicação, à produção de conteúdos em textos, imagens e uma série temática em formato audiovisual, intitulada “Armadilhas das redes”, composta de cinco episódios sobre a confiabilidade da informação e conteúdos que ganharam grande projeção na internet. 

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Projeto Diversidade em Ciência: ciência aplicada no formato de divulgação científica radiofônica e em podcast de pesquisas de ciências das diversidades e direitos humanos para além dos muros da USP
Ricardo Alexino Ferreira

Departamento de Música

A OSUSP em números: as programações da orquestra de 1976-2019    
Fábio Cury

A pesquisa apresenta uma série de dados coletados sobre programações musicais da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). Esta investigação objetivou compreender tendências curatoriais da orquestra, entender a ação da OSUSP no cenário brasileiro e produzir metadados para suas ações futuras. Este trabalho buscou responder, então, “quem a orquestra toca” e “quem toca a orquestra”, servindo como catalisador de discussões do ambiente de concerto. A metodologia aqui empregada foi de análise quantitativa a partir do arquivo digitalizado da orquestra, composta pela criação de um banco de dados e a extração de metadados de três naturezas: nacionalidades, épocas e dados gerais. Os resultados principais encontrados foram a forte presença de música brasileira nos 43 anos da orquestra, a variedade de regentes e solistas e percepção de reformulações curatoriais da OSUSP. Este projeto foi realizado em uma parceria entre a OSUSP e graduandos e pós-graduandos do CMU-ECA.

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Em Preto e Branco: recitais de piano e palestras acerca dos cursos oferecidos pelo CMU/ECA/USP em escolas de formação musical do Estado de São Paulo    
Luciana Sayure

Este trabalho oferece um relato sobre o projeto de extensão Em Preto e Branco: recitais e palestras acerca dos cursos oferecidos pelo CMU/ECA/USP em escolas de formação musical. Apresenta uma descrição das atividades desenvolvidas e compartilha os resultados obtidos ao longo das seis edições do projeto. Contando com  o apoio do Programa Unificado de Bolsas (PUB), o projeto promove recitais de piano com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação, bem como palestras acerca dos cursos oferecidos pelo Departamento de Música da ECA-USP, da preparação para o vestibular de Música e do mercado de trabalho. O projeto se retroalimenta e seus resultados podem ser observados no site, no canal do Youtube, no Instagram  e na página do Facebook do Laboratório de Piano USP.

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Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Iniciativa Sábados Azuis: colaboração e compartilhamento de conhecimentos e soluções para territórios turísticos Karina Toledo Solha

A colaboração e o compartilhamento de conhecimentos e soluções para problemas comuns de territórios turísticos é o principal objetivo da Iniciativa Sábados Azuis, que une o setor público, privado e a academia, em mentorias on-line gratuitas. A Iniciativa idealizada no âmbito do Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (CETES) da Escola de Comunicações e Artes da USP mobilizou 32 territórios turísticos e 52 voluntários. A estruturação e execução do projeto foram alcançadas tanto em função da dedicação e comprometimento de um Núcleo Gestor formado por 7 voluntários que atuam desde junho de 2020 na Iniciativa, quanto por diversos mecanismos de apoio à Extensão da Universidade de São Paulo. O projeto ainda tem desafios a serem superados como a limitação da capacidade de atendimento e a necessidade de ampliar e diversificar a comunicação.

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Portal de Inteligência do Turismo dos Municípios Paulistas    
Debora Cordeiro Braga

O desenvolvimento do Portal de Inteligência do Turismo dos Municípios Paulistas faz parte do programa USP Municípios e é de responsabilidade de alunos e docentes da Escola de Comunicações e Artes. Busca soluções inovadoras para problemas comuns e sistêmicos que municípios paulistas enfrentam relacionados ao desenvolvimento do turismo. Pretende reunir dados de equipamentos, serviços e atrativos turísticos, além de características da gestão municipal e de infraestrutura, para disponibilizar informações a empresários, gestores públicos, pesquisadores e comunidade, sistematizando e consolidando informações; padronizar e uniformizar informações estatísticas disponíveis em órgãos oficiais; manter um banco de dados permanente e atualizável pelos empresários; e permitir a extração de dados abertos. Um modelo piloto foi estruturado para apresentar funções e facilidades do Portal aos diversos atores que podem ser beneficiados.

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Todos pelo Turismo: livretos participativos em Ibitinga    
Debora Cordeiro Braga

 Os livretos da coleção Todos pelo Turismo, desenvolvidos pelos integrantes do projeto de turismo da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA/USP) do Programa USP Municípios, foram criados como proposta de discussão do trabalho desenvolvido pelo projeto no município de Ibitinga, de modo a apresentar dados referentes ao turismo e iniciar o processo de definição de estratégias para o seu desenvolvimento sustentável na região. Além disso, tem a intenção de fomentar a participação, envolvendo a população nos assuntos relativos ao turismo da cidade. O formato digital com um questionário on-line constitui-se em uma ferramenta de comunicação inovadora e sua eficácia que surge como alternativa no período de pandemia de COVID-19 e em 2021 está sendo testada a partir de dois temas: “Vamos Pensar Sobre o Turismo em Ibitinga?” e “Vamos Pensar na Retomada do Turismo?”.

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LAC - Laboratório Agência de Comunicação

#ECAemCasa: Comunicação, Cultura e Artes em tempos de pandemia    
Brasilina Passarelli

Relato de experiência e resultados preliminares do projeto #ECAemCasa, iniciativa do Laboratório Agência de Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para dar visibilidade à produção científica e artística da ECA-USP durante a pandemia de Covid-19.

Leia o relato na íntegra.


Além da apresentação dos trabalhos da ECA e de outras unidades de ensino da USP, o evento conta com paineis e conferências sobre diferentes temáticas ligadas à cultura e extensão universitária. Consulte a programação na íntegra.

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