CCA | Departamento de Comunicações e Artes

Após dois anos online, Mostra Janelas da Arte realiza primeiro encontro presencial

AGENDA

Artistas, estudantes e docentes se encontram para falar da importância da arte e da ciência durante a pandemia

Foto do chão do ateliê. Na parte superior, estão diversos potes de tinta de diversas cores, como azul, vermelho, branco e cinza. Na parte inferior, está uma pintura abstrata com algumas formas geométricas. No canto direito, há uma caneca com pincéis apoiados. O chão tem diversos traços e manchas de tinta.
Ateliê de Claudio Tozzi. Foto: Reprodução/Jornal da USP

Entre os dias 21 e 28 de setembro acontece o módulo presencial do Janelas da Arte, uma exposição criada pelo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da ECA. Realizada virtualmente durante a pandemia, essa será a primeira vez em que os participantes contemplarão os trabalhos com seus próprios olhos, sem telas para intermediar.

Na fase online, o projeto reuniu cerca de 200 obras, entre fotografias, vídeos, gravuras, pinturas, cenas espontâneas, criações de música e instalações. Essas produções apontaram para diversos temas e se relacionaram com a defesa da natureza, do ambiente, da cultura e da essência do ser humano. Durante o evento, além das exposições, o espaço do Inova USP receberá palestras, oficinas e conversas.

No dia 22, a docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP) Maria Cristina Rizzi participa de uma palestra sobre o trabalho da arte-educadora Ana Mae Barbosa, professora emérita da ECA. No dia seguinte, Maria Bonomi, artista, cenógrafa e doutora em Poéticas Visuais pela ECA, montará a instalação Bandeirantes em frente ao público.

Dentre as outras presenças confirmadas, estão educadores, artistas, advogados, jornalistas, médicas e crianças da comunidade São Remo. Toda essa união tem o objetivo de abordar as diferentes interfaces e formas de manifestação elaboradas durante a pandemia. Ainda participam da mostra Paulo Alberto Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP e Elza Ajzenberg, curadora e coordenadora do Janelas da Arte e professora sênior do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA.

Mais detalhes sobre a programação podem ser acessados no Jornal da USP e dúvidas podem ser tiradas através do e-mail janelasdaarte@gmail.com.

Serviço:

Janelas da Arte - Módulo Presencial

Data: 21 a 28 de setembro

Horário: Consulte a programação

Local: Inova USP

Endereço: Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 370, Cidade Universitária, São Paulo, SP