Pós-Graduação | Programa de Pós-graduação em Artes Visuais

A Pós-graduação em Artes da ECA é a pós-graduação na área de artes mais antiga do Brasil. O mestrado foi instituído em 1972 e oficialmente implementado em 1974, e o doutorado, em 1980, sendo, por 15 anos, o único doutorado no país.

A partir de julho de 2006, o Programa de Pós-graduação em Artes da ECA, que era composto pelas áreas de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Musicologia, foi desmembrado em três Programas de Pós-graduação autônomos e foi então criado o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV).

O Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA é oferecido em nível de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração, a saber, Poéticas Visuais e Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte. Os diplomas são expedidos como Mestre ou Doutor em Artes Visuais, com a especificação da área de concentração cursada pelo titulado.

 

O Curso de Pós-graduação em Artes Visuais tem por objetivo produzir e fomentar a pesquisa na área das Artes Visuais, no intuito de:

  • garantir a necessária interface entre teoria e prática;
  • consolidar a formação de um eixo de criação e reflexão;
  • formar profissionais qualificados para a produção e o ensino.
Área de Concentração 1: Poéticas Visuais

 

Área de concentração que privilegia as formas de operar, no âmbito do projeto e do processo, da obra de arte. Desenvolve-se em torno de duas linhas de pesquisa, a saber:

Processos de Criação em Artes Visuais

Projeto e execução de trabalhos em artes visuais, com ênfase nas poéticas; desenvolvimento de pesquisas tanto teóricas como experimentais sobre processos artísticos.

Multimeios

Desenvolvimento de trabalhos e pesquisas em arte que relacionam diversos meios por processos de hibridização; projetos e pesquisas que envolvam os meios digitais com as criações em arte.

Em cada uma dessas linhas de pesquisas, os trabalhos são práticos e teóricos e devem abranger os principais aspectos de cada um deles.


Área de Concentração 2: Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte

 

Esta área de concentração desenvolve estudos e projetos de pesquisa em teoria, história, crítica da arte e fundamentos da aprendizagem artística, visando a compreensão do fenômeno artístico nos níveis da produção, percepção e veiculação.  Linhas de pesquisa:

História, Crítica e Teoria da Arte

A Linha de pesquisa em História, Crítica e Teoria da Arte estuda o trabalho de arte, a partir das suas especificidades e em sua relação com o contexto geral de práticas e de ideias em que se constitui. Apoia-se, para tanto, na análise das obras, no estudo das contribuições da crítica e na reflexão em diversas áreas do conhecimento. A linha de pesquisa compreende: investigações históricas, críticas e teóricas sobre arte moderna e contemporânea e o discurso da crítica de arte, do século 18 à atualidade; tendo como objetos privilegiados a produção artística, a crítica de arte e as demais instâncias do sistema de arte local em suas especificidades.

Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte

Essa linha de pesquisa visa ao estudo dos conteúdos, das metodologias e dos princípios filosóficos que fundamentam o ensino das artes nas escolas e órgãos de Ensino Básico e Superior, não apenas no âmbito escolar, mas também nas demais instituições vinculadas às práticas e experiências artísticas, como Museus, Centros Culturais e em outras entidades fomentadoras de práticas experimentais.

Seu principal objetivo é fornecer instrumentos para a reflexão sobre a prática artística, os cânones estéticos e a ação pedagógica dos professores de arte, estimular a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística e sobre os processos por meio dos quais o conhecimento da arte é construído por crianças, adolescentes e adultos.

Comissão Coordenadora de Programa (Biênio 2019-2021):

Profa. Dra. Dora Longo Bahia - Coordenadora
Prof. Dr. Mario Celso Ramiro de Andrade - Suplente da Coordenação
Profa. Dra. Sumaya Mattar (Membro)
Prof. Dr. Marco Garaude Giannotti (Suplente)
Profa. Dra. Sônia Salzstein Goldberg (Suplente)
Profa. Dra. Dália Rosenthal (Suplente)

Secretária: Daniela Abbade

 

Contato:
Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Tel.: +55 11 3091 4480
E-mail: ppg.av@usp.br

 

Eleições para a nova composição da CCP para o biênio 2021-2023:

São orientadores do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais:

Professor

 Nível  de  Orientação

 Área de Concentração

Alberto Roiphe

M

Teoria/Ensino

Ana Gonçalves Magalhães

M/D

Teoria/Ensino

Ana Maria Tavares

M/D

Poéticas Visuais

Branca de Oliveira

M/D

Poéticas Visuais

Carlos Fajardo

M/D

Poéticas Visuais

Dália Rosenthal

M/D

Teoria/Ensino

Dária Jaremtchuk

M/D

Teoria/Ensino

Domingos Tadeu Chiarelli

M/D

Teoria/Ensino

Dora Longo Bahia

M/D

Poéticas Visuais

Elza Maria Ajzenberg

M/D

Teoria/Ensino

Geraldo de Souza Dias

M/D

Poéticas Visuais

Gilberto Prado

M/D

Poéticas Visuais

Hugo Salinas Fortes Junior

M/D

Poéticas Visuais

João Luiz Musa

M/D

Poéticas Visuais

Liliane Benetti

M

Teoria/Ensino

Lúcia Koch

M

Poéticas Visuais

Luiz Carlos de Oliveira

M

Teoria/Ensino

Luiz Claudio Mubarac

M/D

Poéticas Visuais

Luiz Renato Martins

M/D

Teoria/Ensino

Madalena Natsuko Cordaro

M/D

Poéticas Visuais

Marco Francesco Buti

M/D

Poéticas Visuais

Marco Garaude Giannotti

M/D

Poéticas Visuais

Maria Christina Rizzi

M/D

Teoria/Ensino

Mario Ramiro de Andrade

M/D

Poéticas Visuais

Martin Grossmann

M/D

Poéticas Visuais

Monica Tavares

M/D

Poéticas Visuais

Norma Grinberg

M/D

Poéticas Visuais

Regina Machado

M/D

Teoria/Ensino

Silvia Laurentiz

M/D

Poéticas Visuais

Sônia Salzstein

M/D

Teoria/Ensino

Sumaya Mattar

M/D

Teoria/Ensino

Proceso de selección

Aluno Regular

Poderão candidatar-se à seleção para o Mestrado, portadores de certificado de conclusão ou diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, de acordo com a Resolução 02/2007, de 18/06/2007, do Conselho Nacional de Educação.

O processo seletivo é anual e deverão ser seguidas as instruções e o cronograma determinado pelo edital. A seleção será feita por uma banca de professores, em três etapas consecutivas:

  1. Avaliação de projeto de pesquisa, portfólio e/ou memorial submetidos ao PPGAV e do currículo lattes atualizado.
  2. A avaliação de prova escrita específica, com duração de 3 horas, conforme as áreas e linhas de concentração indicadas pelos candidatos.
  3. Entrevista


Consulte processos seletivos anteriores.

Ingresso no 1º semestre de 2022

 

Aluno Especial

Consulte informações sobre a seleção de alunos especiais do PPGAV:

2º semestre de 2021

 

Proyecto de investigación

A seguir, veja os projetos de pesquisa dos professores do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais:

 

Área de Concentração: Poéticas Visuais

 

Linha de Pesquisa: Multimeios

Docente Título da pesquisa
Gilberto dos Santos Prado Grupo Poéticas Digitais
João Luiz Musa A reprodução da Obra de Arte
Mário Celso Ramiro de Andrade A fotografia do invisível
Monica Baptista Sampaio Tavares Os modos de ver e a formação de identidades na era da estética digital: o caso dos ambientes virtuais interativos
Sílvia Regina Ferreira de Laurentiz

Percorrendo escrituras

Realidades Mistas - da realidade tangível à realidade ontológica

 

Linha de Pesquisa: Processos de Criação em Artes Visuais

Docente Título da pesquisa
Ana Maria da Silva Araújo Tavares Hipóteses Espaciais
Branca Coutinho de Oliveira
Maria do Carmo Costa Gross

Corpo Trágico

Grupo de Pesquisa Poéticas da Multiplicidade

Carlos Alberto Fajardo A instalação
Donato Ferrari Cor: Sentimentos e Razão
Geraldo de Souza Dias Filho Palavra e Imagem: A incorporação dos códigos da escrita em trabalhos de Artes Visuais
Hugo Fernando Salinas Fortes Júnior Arte, paisagem e biodiversidade no Campus da Universidade de São Paulo

Luiz Claudio Mubarac

Evandro Carlos Frasca Poyares Jardim

Sobre o desenho e a gravura & a imagem repetida
Marco Francesco Buti

Ir, Passar, Ficar

Projeto de Pesquisa - HU

Marco Garaude Giannotti

Grupo de Pesquisas Cromáticas

Indagações sobre a Pintura Contemporânea

Martin Grossmann Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado
Norma Tenheholz Grinberg Orgânicos, Simétricos, Dinâmicos, Instáveis

 

 
Área de Concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem da arte

 

Linha de Pesquisa: Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte

Docente Título da pesquisa
Anna Mae Bastos Tavares Barbosa Os jornais e a modernização do Ensino da Arte e do Desenho no Brasil
Maria Christina de Souza Lima Rizzi O Processo Criador em Arte: Na construção do Intervalo
Regina Stela Barcelos Machado Sabenças - raízes africanas, indígenas e ibéricas da tradição oral no Brasil
Sumaya Mattar Acervo de múltiplas vozes: registro, preservação e disseminação de narrativas de experiências com arte e educação

 

Linha de Pesquisa: História, Crítica e Teoria da Arte

Docente Título da pesquisa

Domingos Tadeu Chiarelli

Dária Gorete Jaremtchuk

Arte e Fotografia no Brasil - Séculos XIX e XX
Dária Gorete Jaremtchuk Trânsitos e exílios: artistas brasileiros nos Estados Unidos durante a ditadura no Brasil
Elza Maria Ajzenberg MAC Virtual
Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves Lugares e Modos Críticos da Arte Contemporânea nos Museus
Luiz Renato Martins

Formação e Desmanche de um Sistema Visual Brasileiro

Estudos sobre a Arte Moderna

Sônia Salsztein Goldberg Estudos sobre arte brasileira moderna e contemporânea

Producción intelectual

Teses e dissertações

Consulte as teses e dissertações do PPGAV por área de concentração no  portal de teses e dissertações da USP:

Revista Ars

A revista Ars reúne trabalhos relevantes no debate da arte, produzidos no meio universitário ou fora dele. Surge da constatação que no âmbito da universidade tal debate tende a permanecer represado no cotidiano das salas de aula ou confinado às asperezas técnicas do discurso universitário e, fora dela, a subordinar-se ao espaço rarefeito das publicações de museus e galerias, quando não ao interesse - sempre epidérmico e provisório – das colunas culturais da mídia. A publicação visa intervir, assim, na situação de profunda atomização da discussão sobre arte no país, e propugna que as questões que envolvem uma escola de arte não devem ser restritas ao ambiente acadêmico, mas mobilizar o debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo.

Ars é uma publicação semestral do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA.

Seus editores são Gilbertto Prado, Marco Giannotti e Sônia Salzstein.

 

Área de estudiantes

Informações para os estudantes do PPGAV:

Procedimentos para o Exame de Qualificação

Veja as instruções da ECA depósito do Exame de Qualificação.

Depósito de Tese/Dissertação

Confira os procedimentos necessários para o depósito de Tese/Dissertação.


Links relacionados:

Asistencia financiera

Consulte abaixo os editais em andamento para bolsas e auxílios financeiros do PPGAV: 

 
Editais em andamento

Não há editais em andamento no momento.


Editais concluídos
Processo Seletivo de bolsas para Mestrado e Doutorado 2021
Inscrições - 9 a 21 de fevereiro de 2021

 

Consulte outros editais concluídos.