Pós-Graduação | Programa de Pós-graduação em Artes Visuais

A Pós-graduação em Artes da ECA é a pós-graduação na área de artes mais antiga do Brasil. O mestrado foi instituído em 1972 e oficialmente implementado em 1974, e o doutorado, em 1980, sendo, por 15 anos, o único doutorado no país.

A partir de julho de 2006, o Programa de Pós-graduação em Artes da ECA, que era composto pelas áreas de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Musicologia, foi desmembrado em três Programas de Pós-graduação autônomos e foi então criado o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV).

O Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA é oferecido em nível de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração, a saber, Poéticas Visuais e Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte. Os diplomas são expedidos como Mestre ou Doutor em Artes, com a especificação da área de concentração cursada pelo titulado.

 

    O Curso de Pós-graduação em Artes Visuais tem por objetivo produzir e fomentar a pesquisa na área das Artes Visuais, no intuito de:

    • garantir a necessária interface entre teoria e prática;
    • consolidar a formação de um eixo de criação e reflexão;
    • formar profissionais qualificados para a produção e o ensino.
    Área de Concentração 1: Poéticas Visuais

     

    Área de concentração que privilegia as formas de operar, no âmbito do projeto e do processo, da obra de arte. Desenvolve-se em torno de duas linhas de pesquisa, a saber:

    Processos de Criação em Artes Visuais

    Projeto e execução de trabalhos em artes visuais, com ênfase nas poéticas; desenvolvimento de pesquisas tanto teóricas como experimentais sobre processos artísticos.

    Multimeios

    Desenvolvimento de trabalhos e pesquisas em arte que relacionam diversos meios por processos de hibridização; projetos e pesquisas que envolvam os meios digitais com as criações em arte.

    Em cada uma dessas linhas de pesquisas, os trabalhos são práticos e teóricos e devem abranger os principais aspectos de cada um deles.


    Área de Concentração 2: Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte

     

    Esta área de concentração desenvolve estudos e projetos de pesquisa em teoria, história, crítica da arte e fundamentos da aprendizagem artística, visando a compreensão do fenômeno artístico nos níveis da produção, percepção e veiculação.  Linhas de pesquisa:

    História, Crítica e Teoria da Arte

    A Linha de pesquisa em História, Crítica e Teoria da Arte estuda o trabalho de arte, a partir das suas especificidades e em sua relação com o contexto geral de práticas e de ideias em que se constitui. Apoia-se, para tanto, na análise das obras, no estudo das contribuições da crítica e na reflexão em diversas áreas do conhecimento. A linha de pesquisa compreende: investigações históricas, críticas e teóricas sobre arte moderna e contemporânea e o discurso da crítica de arte, do século 18 à atualidade; tendo como objetos privilegiados a produção artística, a crítica de arte e as demais instâncias do sistema de arte local em suas especificidades.

    Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte

    Essa linha de pesquisa visa ao estudo dos conteúdos, das metodologias e dos princípios filosóficos que fundamentam o ensino das artes nas escolas e órgãos de Ensino Básico e Superior, não apenas no âmbito escolar, mas também nas demais instituições vinculadas às práticas e experiências artísticas, como Museus, Centros Culturais e em outras entidades fomentadoras de práticas experimentais.

    Seu principal objetivo é fornecer instrumentos para a reflexão sobre a prática artística, os cânones estéticos e a ação pedagógica dos professores de arte, estimular a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística e sobre os processos por meio dos quais o conhecimento da arte é construído por crianças, adolescentes e adultos.

    Comissão Coordenadora de Programa (Biênio 2023-2025):

    Prof. Dr. Mario Celso Ramiro de Andrade - Coordenador

    Prof.ª Dr.ª Lúcia Machado Koch - Vice-Coordenadora

    Prof.ª Dr.ª Sumaya Mattar (Membro Titular)

    Prof.ª Dr.ª Dora Longo Bahia (Suplente)

    Prof.ª Dr.ª Dária Gorete Jaremtchuk (Suplente)

    Prof. Dr. Martin Grossmann (Suplente)

     

    Secretária: Daniela Abbade

     

    Contato:
    Horário de atendimento:
    De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 15h às 17h

    Tel.: +55 11 3091 4480
    E-mail: ppg.av@usp.br

     

    São orientadores do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais:

    Professor

     Nível  de  Orientação

     Área de Concentração

    Alberto Roiphe

    M

    Teoria/Ensino

    Ana Gonçalves Magalhães

    M/D

    Teoria/Ensino

    Branca de Oliveira

    M/D

    Poéticas Visuais

    Carlos Fajardo

    M/D

    Poéticas Visuais

    Dália Rosenthal

    M/D

    Teoria/Ensino

    Dária Jaremtchuk

    M/D

    Teoria/Ensino

    Domingos Tadeu Chiarelli

    M/D

    Teoria/Ensino

    Dora Longo Bahia

    M/D

    Poéticas Visuais

    Elza Maria Ajzenberg

    M/D

    Teoria/Ensino

    Geraldo de Souza Dias

    M/D

    Poéticas Visuais

    Gilberto Prado

    M/D

    Poéticas Visuais

    Hugo Salinas Fortes Junior

    M/D

    Poéticas Visuais

    João Luiz Musa

    M/D

    Poéticas Visuais

    Liliane Benetti

    M

    Teoria/Ensino

    Lúcia Koch

    M

    Poéticas Visuais

    Luiz Claudio Mubarac

    M/D

    Poéticas Visuais

    Luiz Renato Martins

    M/D

    Teoria/Ensino

    Madalena Natsuko Cordaro

    M/D

    Poéticas Visuais

    Marco Francesco Buti

    M/D

    Poéticas Visuais

    Marco Garaude Giannotti

    M/D

    Poéticas Visuais

    Maria Christina Rizzi

    M/D

    Teoria/Ensino

    Mario Ramiro de Andrade

    M/D

    Poéticas Visuais

    Martin Grossmann

    M/D

    Poéticas Visuais

    Monica Tavares

    M/D

    Poéticas Visuais

    Norma Grinberg

    M/D

    Poéticas Visuais

    Regina Machado

    M/D

    Teoria/Ensino

    Silvia Laurentiz

    M/D

    Poéticas Visuais

    Sônia Salzstein

    M/D

    Teoria/Ensino

    Sumaya Mattar

    M/D

    Teoria/Ensino

    Proceso de selección

    Aluno Regular

    Poderão candidatar-se à seleção para o Mestrado, portadores de certificado de conclusão ou diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, de acordo com a Resolução 02/2007, de 18/06/2007, do Conselho Nacional de Educação.

    O processo seletivo é anual e deverão ser seguidas as instruções e o cronograma determinado pelo edital. A seleção será feita por uma banca de professores, em três etapas consecutivas:

    1. Avaliação de projeto de pesquisa, portfólio e/ou memorial submetidos ao PPGAV e do currículo lattes atualizado.
    2. A avaliação de prova escrita específica, com duração de 3 horas, conforme as áreas e linhas de concentração indicadas pelos candidatos.
    3. Entrevista


    Consulte processos seletivos anteriores.

     

    Ingresso no 1º semestre de 2024

     

    Ingresso no 1º semestre de 2023

     

    Ingresso no 1º semestre de 2022

     


    Aluno Especial

    Consulte informações sobre a seleção de alunos especiais do PPGAV:

     

    1º semestre de 2024

    2º semestre de 2023

    1º semestre de 2023

    2º semestre de 2022

    1º semestre de 2022

    2º semestre de 2021

      Proyecto de investigación

      A seguir, veja os projetos de pesquisa dos professores do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais:

       

      Área de Concentração: Poéticas Visuais

       

      Linha de Pesquisa: Multimeios

      Docente Título da pesquisa
      Gilberto dos Santos Prado Grupo Poéticas Digitais
      João Luiz Musa A reprodução da Obra de Arte
      Mário Celso Ramiro de Andrade A fotografia do invisível
      Monica Baptista Sampaio Tavares A criação de próteses transformacionais como via para o fortalecimento da autoestima da recepcão
      Sílvia Regina Ferreira de Laurentiz

      Percorrendo escrituras

      Realidades Mistas - da realidade tangível à realidade ontológica

       

      Linha de Pesquisa: Processos de Criação em Artes Visuais

      Docente Título da pesquisa
      Ana Maria da Silva Araújo Tavares Hipóteses Espaciais
      Branca Coutinho de Oliveira
      Maria do Carmo Costa Gross

      Corpo Trágico

      Grupo de Pesquisa Poéticas da Multiplicidade

      Carlos Alberto Fajardo A instalação
      Donato Ferrari Cor: Sentimentos e Razão
      Geraldo de Souza Dias Filho Palavra e Imagem: A incorporação dos códigos da escrita em trabalhos de Artes Visuais
      Hugo Fernando Salinas Fortes Júnior Arte, paisagem e biodiversidade no Campus da Universidade de São Paulo

      Luiz Claudio Mubarac

      Evandro Carlos Frasca Poyares Jardim

      Sobre o desenho e a gravura & a imagem repetida
      Marco Francesco Buti

      Ir, Passar, Ficar

      Projeto de Pesquisa - HU

      Marco Garaude Giannotti

      Grupo de Pesquisas Cromáticas

      Indagações sobre a Pintura Contemporânea

      Martin Grossmann Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado
      Norma Tenheholz Grinberg Orgânicos, Simétricos, Dinâmicos, Instáveis

       

       
      Área de Concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem da arte

       

      Linha de Pesquisa: Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte

      Docente Título da pesquisa
      Anna Mae Bastos Tavares Barbosa Os jornais e a modernização do Ensino da Arte e do Desenho no Brasil
      Maria Christina de Souza Lima Rizzi O Processo Criador em Arte: Na construção do Intervalo
      Regina Stela Barcelos Machado Sabenças - raízes africanas, indígenas e ibéricas da tradição oral no Brasil
      Sumaya Mattar Acervo de múltiplas vozes: registro, preservação e disseminação de narrativas de experiências com arte e educação

       

      Linha de Pesquisa: História, Crítica e Teoria da Arte

      Docente Título da pesquisa

      Domingos Tadeu Chiarelli

      Dária Gorete Jaremtchuk

      Arte e Fotografia no Brasil - Séculos XIX e XX
      Dária Gorete Jaremtchuk Trânsitos e exílios: artistas brasileiros nos Estados Unidos durante a ditadura no Brasil
      Elza Maria Ajzenberg MAC Virtual
      Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves Lugares e Modos Críticos da Arte Contemporânea nos Museus
      Luiz Renato Martins

      Formação e Desmanche de um Sistema Visual Brasileiro

      Estudos sobre a Arte Moderna

      Sônia Salsztein Goldberg Estudos sobre arte brasileira moderna e contemporânea

      Producción intelectual

      Teses e dissertações

      Consulte as teses e dissertações do PPGAV por área de concentração no  portal de teses e dissertações da USP:

      Revista Ars

      A revista Ars reúne trabalhos relevantes no debate da arte, produzidos no meio universitário ou fora dele. Surge da constatação que no âmbito da universidade tal debate tende a permanecer represado no cotidiano das salas de aula ou confinado às asperezas técnicas do discurso universitário e, fora dela, a subordinar-se ao espaço rarefeito das publicações de museus e galerias, quando não ao interesse - sempre epidérmico e provisório – das colunas culturais da mídia. A publicação visa intervir, assim, na situação de profunda atomização da discussão sobre arte no país, e propugna que as questões que envolvem uma escola de arte não devem ser restritas ao ambiente acadêmico, mas mobilizar o debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo.

      Ars é uma publicação semestral do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA.

      Seus editores são Gilbertto Prado, Marco Giannotti e Sônia Salzstein.

      Espaço das Artes

      O Espaço das Artes  é um espaço de criação e experimentação artística destinado ao ensino, à pesquisa e à extensão. Compartilhado pelos três Departamentos de Artes da ECA/USP – Artes Cênicas, Artes Plásticas e Música – vem abrigando, desde 2017, processos criativos de discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.

      Saiba mais informações sobre o Espaço das Artes o espaço e consulte a programação.

       

      Área de estudiantes

      Informações para os estudantes do PPGAV:

       

      Depósito de Tese/Dissertação

      Confira os procedimentos necessários para o depósito de Tese/Dissertação.

       

      Procedimentos para o Exame de Qualificação

      Veja as instruções da ECA depósito do Exame de Qualificação.


      Links relacionados:

      Asistencia financiera

      Consulte abaixo os editais em andamento para bolsas e auxílios financeiros do PPGAV: 

       
      Editais em andamento
       
      Processo Seletivo de bolsas para Mestrado e Doutorado 2024
      Inscrições - 9 a 22 de fevereiro de 2024

      Editais concluídos

       
      Processo Seletivo para residência artística na universidade ENSA-Dijon
      Inscrições - 8 a 21 de agosto de 2023
       
      Processo Seletivo de bolsas para Mestrado e Doutorado 2023
      Inscrições - 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2023
       
      Processo Seletivo para residência artística na universidade ENSA-Dijon
      Inscrições - 3 a 17 de outubro de 2022
       
      Processo Seletivo de bolsas para Mestrado e Doutorado 2022
      Inscrições - 7 a 21 de fevereiro de 2022
       
      Processo Seletivo de bolsas para Mestrado e Doutorado 2021
      Inscrições - 9 a 21 de fevereiro de 2021

       

      Consulte outros editais concluídos.