ECA dá boas-vindas a novos docentes

Conheça os professores e professoras recém-contratados e suas expectativas para o início do semestre

Vida acadêmica

O segundo semestre de 2022 acaba de começar e tem algumas caras novas circulando pelos corredores: Bruno Pompeu Marques Filho, Alan César Belo Angeluci, Lucienne Guedes Fahrer, Thaís Brianezi Ng e Rodrigo Pelegrini Ratier acabam de ser contratados para compor o quadro de docentes da ECA. Com formações em diversas áreas, terão a oportunidade de compartilhar novos conhecimentos com estudantes e docentes. Eles se juntam a Ana Luisa Fridman e Liliane Benetti, que iniciaram as suas atividades na ECA no primeiro semestre.

Conheça um pouco mais sobre cada um e suas expectativas. 

 

Ana Luisa Fridman

Compositora, pianista e pesquisadora, com graduação em Musica e graduação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Composição e Performance pelo California Institute of The Arts. (CalArts) e doutorado pela ECA. Ana Luisa Fridman atua em disciplinas ligadas à área de Educação Musical no Departamento de Música (CMU). Como artista, possui premiações na área de composição, discos autorais disponíveis em plataformas virtuais, além de participações como pianista e arranjadora em discos lançados pelo selo Sesc.

 

Foto em preto e branco de um homem branco, jovem, de cabelos curtos e escuros. Veste uma camisa clara e possui barba e bigode. Olha para a câmera e abre um sorriso largo.
Professor Bruno Pompeu. Imagem: Reprodução/Nosso Meio.
 

Bruno Pompeu 

Bruno Pompeu é publicitário formado na ECA, além de mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Ele irá ministrar as disciplinas de Linguagem Publicitária e Redação Publicitária I. Nelas, ele irá abordar o texto publicitário enquanto forma de linguagem e o modo como isso produz sentidos em diversos meios e contextos. Também ficará responsável pela orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de estudantes do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).

Bruno, que já foi professor temporário na ECA, enxerga a nova experiência como uma oportunidade de realizar seu trabalho “em uma instituição que viabilize da melhor forma esse exercício, com autonomia e valorização de qualidade.” Ele espera que agora, como docente da USP, possa transformar em ações efetivas e políticas públicas as mudanças que vê como necessárias para o aperfeiçoamento na formação publicitária. 

 

Foto em preto e branco de um homem branco com cabelos ralos e castanhos-escuros. Possui uma barba também rala e veste um suéter preto por cima de uma camisa xadrez azul-clara. Olha para a câmera.
Professor. Alan César Belo Angeluci. Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

Alan César Belo Angeluci

Novo professor do Departamento de Informação e Cultura (CBD), Alan Angeluci é bacharel e mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e também possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP (Poli). Irá lecionar disciplinas que tratam sobre teorias, métodos e procedimentos na organização do conhecimento para a arquitetura da informação. Suas atividades como professor e pesquisador se situam nos campos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e  Cultura Digital e Interação Humano-Computador (IHC). 

Seu objetivo é “colaborar no ensino e formação de alunos estimulados para o raciocínio e a criatividade, bem como para a postura crítica no uso de instrumentos metodológicos tecnológicos.” Ele também conta que pretende trabalhar em projetos originais, mas que dialoguem com questões contemporâneas, buscando a interdisciplinaridade e o contato com colegas de dentro e de fora da USP. 

 

Liliane Benetti

Nova professora de Teoria, Crítica e História da Arte do Departamento de Artes Plásticas (CAP), Liliane Benetti já era bastante envolvida com a ECA. Com seu doutorado na ECA, foi contemplada com o Prêmio Tese Destaque USP 2014 na área de Letras, Linguística e Artes e com a Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses no mesmo ano, na área de Artes e Música. Também integra o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira CAP, além de ser editora da revista Ars , do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV).

 

Foto em preto e branco de uma mulher branca, com cabelo preso e escuro. Ela olha para a câmera e sorri. Está vestindo uma blusa clara de manga curta, sentada e com os braços cruzados sobre as pernas.
Professora Lucienne Guedes Fahrer. Imagem: Reprodução/Site Curta-Metragem 

Lucienne Guedes Fahrer

Lucienne Guedes possui graduação, mestrado e doutorado em Artes Cênicas, todos pela ECA. No Departamento de Artes Cênicas (CAC), dará aulas sobre interpretação teatral e processos criativos. Seu foco será na orientação de atores estudantes em processos de criação, além do desenvolvimento de laboratórios de pesquisa de linguagem. 

Ela, devido à sua formação, sempre esteve muito ligada à ECA. Seu grupo, o Teatro da Vertigem, também é formado majoritariamente por pessoas vindas da USP. Agora, ao voltar para a antiga casa, suas expectativas são o “desenvolvimento da atuação no teatro e na performance, especialmente em relação aos processos criativos, vendo-os como lugar de produção de conhecimento também.” Lucienne ainda buscará continuar com suas pesquisas teóricas, práticas e artísticas. 

 

Thaís Brianezi Ng

Foto em preto e branco de uma mulher branca, de cabelos curtos e castanhos. Ela usa óculos grandes e um colar. Veste uma blusa preta. Olha para a câmera e sorri.
Professora Thaís Brianezi Ng. Imagem: Reprodução/Lattes

Jornalista formada na ECA, Thaís Brianezi é a mais nova professora do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), onde ficam sob sua responsabilidade as disciplinas de Teorias da Comunicação e Atividade Teórico Prática de Aprofundamento IV. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutora em Ciência Ambiental pela USP, a docente procura desenvolver a educomunicação ambiental na escola, unindo o ensino na graduação com pesquisa e extensão.

Thaís, que antes trabalhava como analista de políticas públicas e gestão governamental na Prefeitura de São Paulo, pretende construir pontes entre a academia, entidades da sociedade civil defensoras do meio ambiente e o Estado de modo a “colaborar com a formação de comunicadores comprometidos com a transição para uma sociedade mais justa e sustentável”. 

 

Rodrigo Pelegrini Ratier 

Foto em preto e branco de um homem branco, de cabelos curtos e pretos. Ele possui barba e bigode curtos. Veste uma camisa polo escura. Olha para a câmera e sorri.
Professor Rodrigo Pelegrini Ratier. Imagem: Reprodução/Facebook

Rodrigo Ratier é graduado em Jornalismo pela ECA, além de mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE). Ele irá ministrar aulas nas disciplinas de Projetos em Jornalismo Digital e Laboratório de Jornalismo - Revista junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Sua abordagem irá debater as relações entre jornalismo tradicional e as consequências trazidas pela digitalização, sem perder de vista a inseparabilidade da teoria e da prática. 

Rodrigo conta que está animado por ter a chance de voltar à ECA depois de duas décadas. “Espero contribuir com a universidade pública, gratuita e de qualidade, ajudando a construir, junto com alunos, professores e funcionários, respostas aos desafiadores cenários para o exercício do jornalismo”, conta. 

 

Daniel Bassan Petry

O novo docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Daniel Bassan Petry tem a sua formação acadêmica no Rio Grande do Sul: é graduado em Produção Audiovisual - Cinema e Vídeo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

Como professor, já atuou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) e na ULBRA-CANOAS. Também tem experiência nas áreas de fotografia e edição cinematográfica.

 


Atualizado por Verônica Cristo em 21 de setembro de 2023
Foto de capa: Divulgação/Cecília Bastos