Comisión de Relaciones Internacionales

Comissão de Relações Internacionais

Bolsas para pesquisas colaborativas com a BUA

berlimpor Nina Oliveira

 

A FAPESP e a Berlin University Alliance (BUA) lançaram uma chamada conjunta para financiamento de projetos de pesquisa colaborativos entre pesquisadores do Estado de São Paulo e instituições integrantes da Aliança Universitária de Berlim, na Alemanha.

A chamada contempla duas modalidades de apoio: seed funding, voltada ao desenvolvimento inicial de colaborações acadêmicas, e workshops bilaterais, destinados à organização de encontros científicos conjuntos. Os projetos poderão ter duração de até 24 meses, com financiamento de até € 20 mil na modalidade seed funding e até € 40 mil na modalidade workshop, com recursos compartilhados entre a FAPESP e a BUA. As propostas devem ter participação equilibrada das equipes brasileira e alemã.

Podem submeter propostas pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo, que sejam responsáveis por projetos em andamento financiados pela FAPESP, bem como pesquisadores(as) vinculados a uma das instituições que compõem a Berlin University Alliance: Freie Universität Berlin, Humboldt-Universität zu Berlin, Technische Universität Berlin e Charité – Universitätsmedizin Berlin.

O envio das propostas deve ser feito exclusivamente em inglês, por meio da plataforma SAGe da FAPESP, até o dia 15 de março de 2026. O(a) responsável em São Paulo será encarregado(a) pela submissão do projeto, elaborado conjuntamente com os(as) pares alemães(ãs).

O resultado da chamada está previsto para maio de 2026, com início dos projetos em junho.

Mais informações sobre critérios de elegibilidade, documentação exigida e procedimentos de submissão podem ser consultadas no edital completo da chamada FAPESP–Berlin University Alliance 2026.

Dúvidas devem ser encaminhadas a chamada-fapespbua@fapesp.br (João Arthur Reis, FAPESP) e/ou  kathinka.rosenkranz@berlin-universityalliance.de (Kathinka Rosenkranz, BUA).