Comisión de Relaciones Internacionales

Comissão de Relações Internacionais

Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo

por Barbara Cruz

 


USP, UNESP UNICAMP

A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, lançam, pelo décimo quinto ano consecutivo, um programa de cátedras para acolher professores e/ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa em uma destas três universidades paulistas. O programa é construído em espírito de reciprocidade, de modo a acolher também um professor das universidades paulistas em instituições parceiras na França.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro de 2025, pelo Sistema Mundus (acesso pela área pública, sem necessidade de login ou senha). Os projetos selecionados serão executados entre março e dezembro de 2026.

O programa incentiva o intercâmbio de professores e pesquisadores entre instituições francesas e as universidades estaduais paulistas, em estadias de 20 a 45 dias. A iniciativa busca:

  • Apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes;
  • Fortalecer parcerias de excelência já existentes entre equipes de pesquisa francesas e brasileiras.

O edital prevê mobilidade recíproca, com até 10 projetos bilaterais selecionados, sendo até 4 da USP, 4 da Unicamp e 4 da Unesp (com 2 cátedras direcionadas para as universidades Paris 8 e Lille). Cada professor francês receberá bolsa mensal de R$ 11.873,32 (ou proporcional), além de passagem aérea e seguro custeados pelo Consulado da França. O professor brasileiro terá financiamento equivalente na França, com passagem e seguro pagos pela universidade paulista.

 

Público-alvo:

Docentes. Na USP, os coordenadores devem ser docentes ativos do quadro permanente, preferencialmente titulares ou associados.

Inscrições:

A proposta deve ser submetida pelo docente da USP responsável pela coordenação do projeto, por meio do Sistema Mundus > Edital 2178, e simultaneamente enviada ao Consulado Geral da França em São Paulo pelo docente brasileiro ou francês, no e-mail: marion.magnan@diplomatie.gouv.fr

Dúvidas:

Questões não esclarecidas pelo edital devem ser encaminhadas exclusivamente pelo Fale Conosco do Sistema Mundus, selecionando o assunto “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes”.

 

Para mais informações, consulte o edital completo.