Universidade Paris Panthéon-Assas e ECA firmam convênio de cooperação e mobilidade

Acordo com escola francesa abrange eventos, pesquisa e intercâmbio em áreas como jornalismo, novas mídias e economia do audiovisual

Vida acadêmica
Foto de cinco pessoas sentadas em torno de uma mesa grande de madeira conversando. Duas mulheres à esquerda, dois homens à direita, e uma mulher ao centro, na cabeceira. Sobre a mesa, repousam papéis, canetas e outros objetos. Ao fundo, uma parede bege com um quadro na parede e, à direita, uma parede vermelha.
Encontro entre representantes da ECA e o professor Jaércio da Silva, da Universidade Paris-Panthéon-Assas. Foto: Amanda Ferreira/ LAC ECA USP.

No dia 27 de agosto, a ECA firmou mais um convênio de cooperação internacional, desta vez, com a Universidade Paris-Panthéon-Assas. O acordo visa promover atividades em várias frentes, incluindo eventos acadêmicos e culturais, projetos de pesquisa e mobilidade acadêmica em disciplinas específicas. As duas instituições compartilham interesses em áreas como as novas tendências do jornalismo, governança e regulação de novas mídias, questões de gênero e economia do audiovisual internacional, temas que deverão nortear as futuras colaborações entre os parceiros.

O convênio, que envolve o Departamento de Ciências da Informação e da Comunicação da universidade francesa, foi assinado pela professora Brasilina Passarelli, diretora da ECA, e Jaércio da Silva, docente da Universidade Paris-Panthéon-Assas. Também participaram da cerimônia o professor Gilson Schwartz, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e coordenador do convênio pela ECA, a professora Cecília Antakly de Mello (CTR), presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), e Thaise Desirree Braga Lucena da Silva, secretária da CRInt. No dia anterior à celebração do convênio, foi realizado um seminário para anunciar uma agenda de pesquisas conjuntas.

 

“É um momento importante para ampliar nossa cooperação com a universidade francesa, às vésperas das celebrações de 200 anos das relações entre Brasil e França, que acontecerão em 2025”.

Gilson Schwartz, coordenador do convênio pela ECA

 

Foto de uma mulher branca, de cabelos curtos, lisos e castanhos, vestindo um blazer cinza e uma blusa preta, assinando um documento. Com uma das mãos ela segura a caneta e com a outra, as folhas de papel. À sua frente, em cima da mesa,  estão uma pequena caixa vermelha, uma caneta e outros papéis. Ao fundo, uma parede bege.
A diretora da ECA, Brasilina Passarelli, assina o convênio com a Universidade Paris-Panthéon-Assas. Foto: Amanda Ferreira/ LAC ECA USP.

A ideia de estabelecer esse acordo de cooperação surgiu em 2022, quando o professor Gilson recebeu uma comitiva de docentes e estudantes de pós-graduação do Centro de Análise e Pesquisas Interdisciplinares de Mídias (Carism) da universidade francesa. Em junho de 2023, as duas instituições organizaram a conferência O Futuro da Mediação Tecnológica no Jornalismo e nas Mídias, que discutiu os desafios e oportunidades para profissionais de Informação e Comunicação em ambientes virtuais e imersivos. Fundado em 1937, como Instituto Francês de Imprensa (IFP), o atual Departamento de Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Paris-Panthéon-Assas é pioneiro na pesquisa de mídia na França.

Com o novo acordo, a ECA passa a ter nove convênios com universidades da França. Acesse a página da CRInt e confira todos os convênios internacionais da ECA.

 


Foto de capa: Amanda Ferreira / LAC ECA USP.