CBD | Departamento de Informação e Cultura

Correspondências e confluências singulares e coletivas: o percurso da 34ª Bienal de SP (2018-2021)

Vida acadêmica

Mesa redonda idealizada pelo   Fórum Permanente no   Instituto de Estudos   Avançados da USP debate o  percurso da 34ª Bienal de   Artes de São Paulo —Faz   escuro mas eu canto— em   cartaz até 5 de dezembro de   2021 no Pavilhão Ciccillo   Matarazzo do Parque   Ibirapuera.

Este debate terá a presença   de  membros da equipe de   curadores, arquitetos,   designers e educadores que a   conceberam assim como, virtualmente, de debatedores convidados pelo Fórum Permanente.

34 bienal

Dentre os membros da equipe da 34ª Bienal confirmados estão a artista-curadora Carla Zaccagnini, o curador Paulo Miyada, os arquitetos Marcelo Maia Rosa e Anna Helena Villela, as educadoras Luciana Alves e Elaine Fontana e o artista-designer Vitor César. O encontro será moderado por Martin Grossmann, professor titular da USP e culturador do Fórum Permanente.  Contará também com a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente do IEA-USP.

A 34ª Bienal comemora os 70 anos da exposição internacional que se tornou um marco na agenda cultural do Brasil e do mundo de maneira ininterrupta desde 1951. Esta edição se destaca das demais por um trabalho colaborativo, coletivo e transdisciplinar que envolve os curadores, arquitetos, designers, educadores bem como os artistas convidados, produzindo um resultado singular que será debatido por esse grupo plural.

O encontro será realizado no Instituto de Estudos Avançado de forma híbrida: os palestrantes estarão presencialmente no auditório Alfredo Bosi do IEA e os debatedores virtualmente por meio da plataforma Zoom. A platéia acompanhará o debate pelo canal youtube do IEA, por meio do site do próprio instituto como também da plataforma Fórum Permanente.

Mais informações acesse: http://www.forumpermanente.org/