CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Portal dedicado à periferia estimula prática do Jornalismo

Central Periférica, site com produções de estudantes do primeiro ano do curso, tem foco em temas relacionados à periferia e enfrentamento da pandemia
 

Vida acadêmica

O curso de Jornalismo da ECA sempre reforçou o caráter democrático da profissão e a necessidade de ensinar aos jovens estudantes e futuros profissionais a importância da comunicação para a sociedade, em especial para as periferias, que apesar de abrigarem a grande maioria da população brasileira ainda são mantidas à margem de muitas vivências sociais, culturais e políticas, incluindo a recepção e produção de informação. 

Desde 1994, iniciativas como o jornal impresso Notícias do Jardim São Remo (NJSR), cuja função era produzir e levar informações sobre e para a comunidade Jardim São Remo (região vizinha ao campus Butantã da USP), fizeram parte das atividades acadêmicas dos estudantes. O jornal era um projeto de extensão coordenado pelos professores Dennis de Oliveira e Luciano Guimarães e em 2020 foi reformulado para o modo virtual devido a pandemia de covid-19.

Assim nasceu o portal Central Periférica, que vem sendo alimentado com reportagens e artigos produzidos por alunos do primeiro ano do curso de Jornalismo, para a disciplina Laboratório de Iniciação ao Jornalismo, coordenada por Dennis.

Com conteúdos relacionadas à periferia de São Paulo e o enfrentamento da pandemia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as práticas da profissão. Escolha de pauta, desenvolvimento de entrevistas e redação de notícias são alguns dos temas trabalhados na disciplina como preparação para a produção das reportagens finais. 

Todo o portal foi desenvolvido pelos estudantes, desde o projeto gráfico até as notícias e artigos, assim como a manutenção de redes sociais. Ana Júlia Maciel, uma das alunas envolvidas no projeto, acredita que com as novas tecnologias e diferentes formatos de comunicação a ideia de manter um portal como esse possui grande relevância. Ainda assim, defende que o contato com os veículos impressos é essencial para a formação dos futuros profissionais. “Espero que os próximos ingressantes consigam aproveitar também a experiência tátil de ser um jornalista”, diz.

 

print do portal central periférica com chamadas de reportagens
Central Periférica foi criado em 2020 para hospedar reportagens produzidas por estudantes do primeiro ano do curso de Jornalismo durante a pandemia. Imagem: Central Periférica.

 
Com editorias sobre saúde, cidadania, educação, esporte e cultura, as matérias produzidas pelos estudantes procuram levantar debates sobre a marginalização da população periférica e suas condições de vida, as vivências da população com a chegada da pandemia e a produção cultural desenvolvida por quem vive nas comunidades. “O professor Dennis elaborou a matéria de forma a nos lembrar do papel democrático do jornalismo. Então eu acho que abordar as periferias é uma maneira de colocar esse papel em prática, levando informações acessíveis para os que geralmente não as têm”, afirma Ana.

As produções sobre o Jardim São Remo também não foram esquecidas. As experiências vividas pela comunidade foram separadas em uma área específica do site, com atualizações sobre as condições atuais do bairro e de seus moradores.  

Acompanhe o trabalho dos alunos pelo site Central Periférica e saiba mais sobre o que a periferia vem produzindo e debatendo.

 

  • Imagem de capa: Rian E. Damasceno/Central Periférica.