CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Diversidade é tema de projeto internacional de criação de cartazes

Trabalhos de estudantes da ECA e da East Stroudsburg University podem ser vistos em uma galeria virtual e nos corredores da universidade americana

Vida acadêmica

Neste semestre, um projeto de criação de cartazes aproximou estudantes do curso de Relações Públicas da ECA e alunos e alunas do curso de Arte e Design Gráfico da East Stroudsburg University, nos Estados Unidos. O ESU Inclusion Poster Project já está em sua quarta edição e, pela primeira vez, contou com a participação de uma instituição estrangeira.

“Ambas as universidades já tinham sediado projetos e iniciativas semelhantes anteriormente”, diz Darlene Farris-Labar, docente da ESU e idealizadora da parceria, ao lado do professor Hugo Fortes, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). “Esta colaboração foi a maneira perfeita de unir vozes poderosas de estudantes da América do Sul e da América do Norte”.

O projeto visa fomentar o diálogo sobre inclusão e diversidade na universidade norte-americana, promover a reflexão sobre as diferenças culturais, sociais e educacionais e, ainda, estimular estudantes a trabalharem de forma colaborativa. Para o professor Hugo Fortes, não foi somente uma experiência de intercâmbio cultural importante para os alunos da ECA, "mas também a oportunidade de falar sobre diversidade e inclusão em um contexto global”.

1. Cartaz de Nathalie Kaori Kayama Ito, da EACH; 2. Cartaz de Kayla Koroly, da ESU; 3. Cartaz de Fabiana Nayumi Yai, da ECA.

Ao longo do semestre, estudantes da disciplina Design e Produção Gráfica, ministrada por Hugo, e alunos e alunas de Arte e Design da ESU aprenderam conceitos e técnicas de design e desenvolveram uma série de cartazes sobre inclusão e diversidade. O processo contou também com a realização de aulas on-line em conjunto com docentes e discentes do Brasil e dos Estados Unidos.

“A colaboração gerou um diálogo sobre a natureza inclusiva dos idiomas e da linguagem, assuntos que predominaram na temática dos cartazes. Estes temas foram especialmente significativos porque os alunos envolvidos falam português e/ou inglês”, explica o professor.

print de tela do google meet
Estudantes e professores da ECA e da ESU na aula final do projeto. Reprodução/Google Meet

Ao final do semestre, foi lançado um site que reúne os 73 cartazes criados, que mostram as diferentes abordagens e técnicas para tratar o tema. Além da exposição virtual, a ESU montou uma exposição presencial com os cartazes e, no dia 15 de dezembro, haverá uma grande projeção externa em um prédio de três andares no campus da Universidade.

Confira a exposição virtual Diversity and Inclusion Poster Project 2021, parceria entre a ECA e o College of Arts and Humanities East Stroudsburg University (ESU).