Institucional



ECA e Theatro Municipal assinam convênio inédito para formação prática de estudantes

Parceria de cinco anos possibilita vivência prática e acesso direto de estudantes da ECA aos conjuntos artísticos e acervos do Theatro Municipal

Gestão
convenio
parceria
artes
Cultura
extensão
formação
Foto de cinco pessoas sentadas em torno de uma mesa redonda. Da esquerda para a direita: mulher branca de cabelos médios, cacheados e castanhos, usa vestido, bota e blusa cinza; um homem negro de cabelos curtos grisalhos usa óculos e veste camisa branca e paletó azul; mulher branca de cabelos longos e loiros com casaco verde; mulher branca de cabelos curtos, cacheados e grisalhos vestindo uma blusa branca; homem branco de cabelos curtos e grisalhos vestindo uma camisa azul e um paletó verde. Sobre a mesa há papéis e uma pasta azul. Ao fundo, duas obras de arte grandes e abstratas na parede branca.
Da esquerda para a direita: Andrea Caruso Saturnino, Amâncio Jorge de Oliveira, Maria Clotilde Perez Rodrigues, Ana Lúcia Lopes e Alexandre Ficarelli, durante assinatura do convênio. Foto: Veronica Cristo/LAC-ECA

A ECA e o Complexo Theatro Municipal de São Paulo, firmaram um convênio inédito de cooperação acadêmica, artística e técnica. Com vigência de cinco anos, a parceria visa integrar a produção da ECA com as atividades dos grupos artísticos e espaços do Complexo Theatro Municipal, incluindo a Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), o Coro Lírico Municipal e o Balé da Cidade de São Paulo. Estruturado ao longo de oito meses de planejamento, o acordo abre novas possibilidades para a formação prática dos estudantes da ECA.

O convênio prevê intercâmbio de estudantes e professores, além de atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é oferecer oportunidades diretas de vivência prática, permitindo aos alunos acompanhar de perto e em tempo real a complexidade de uma produção teatral profissional. Isso inclui monitorias, estágios e o acompanhamento técnico de montagens cenográficas e de iluminação.

A cooperação se estende à formação e pesquisa por meio de masterclasses, seminários e colaboração em estudos com uso do acervo histórico do Municipal, como partituras históricas e o acervo do Conservatório Dramático e Musical. O primeiro destaque do projeto são as apresentações Escola de Ópera da ECA, marcadas para os dias 15 e 16 de junho na Central Técnica de Produções Chico Giacchieri, vinculada ao Theatro Municipal.

Foto de cerca de 30 pessoas em ensaio musical dentro de uma sala ampla. À esquerda, pessoas estão em pé e cantando, alguns segurando folhas de partitura. No centro do espaço, uma pessoa vestida de preto está posicionada de pé sobre um tablado de madeira. No canto inferior direito, outras pessoas estão sentadas acompanhando a atividade. As paredes e o piso são claros e, no fundo, há painéis acústicos.
Ensaio da Escola de Ópera da ECA-USP, que se apresenta nos dias 15 e 16 de junho na Central Técnica, ligada ao Theatro Municipal. Foto: Divulgação/Escola de Ópera da ECA-USP

A assinatura do acordo foi realizada com a presença da diretora da ECA, Maria Clotilde Perez Rodrigues, do pró-reitor de Cultura e Extensão da USP, Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, da superintendente do Complexo Municipal e ex-aluna da ECA, Andrea Caruso Saturnino, de Ana Lúcia Lopes, gerente de formação do Municipal, e do professor Alexandre Ficarelli, chefe do Departamento de Música (CMU)

 

 


Foto de capa: Divulgação/Escola de Ópera da ECA-USP