Institucional



ECA promove curso de Inteligência Artificial para docentes

Proposta é oferecer formação sobre os usos da IA Generativa em práticas de ensino, pesquisa e criação artística

Gestão
curso
inteligência artificial
docente
Foto de pessoa negra de perfil, segurando um notebook. Na tela escura, a visualização de dados na forma de um globo de pontos conectados em rede. Uma mão opera o mouse do teclado iluminado. Ao fundo, desfocado, mesas de trabalho e outros computadores.
Curso explora usos da IA em texto, som, imagem e metodologias de pesquisa. Foto: DC Studio/Freepik.

Entre os dias 9 e 13 de março, acontece o Curso Introdutório de IA e IAG: usos práticos e didáticos para docentes.  Com uma abordagem aplicada, o objetivo é demonstrar os potenciais da Inteligência Artificial (IA) e da Inteligência Artificial Generativa (IAG) nas rotinas didáticas, criativas e profissionais dos docentes da ECA.

Ao longo de cinco encontros, os docentes Alan Angeluci, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)Julio Colabardini e Leonardo Foletto, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e Roberto Moreira e Marcelo Müller, ambos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) apresentarão ferramentas aplicadas a eixos transversais como texto, som, imagem e metodologias de pesquisa.

O professor Alan Angeluci explica que o programa foi planejado para acolher a diversidade de áreas que compõem a ECA e apresentar “demonstrações adaptáveis a diferentes práticas e áreas”. Para o professor, a iniciativa é um convite para que docentes possam "tensionar essas ferramentas na prática, para que a universidade siga sendo um espaço de uso, mediação e apropriação crítica, e não de afastamento, frente a tecnologias que já operam amplamente fora de seus muros".

O formato das aulas é presencial e demonstrativo, focado em resultados imediatos para o cotidiano acadêmico. Ao final da formação, cada participante poderá contar com um “repertório básico e crítico de uso de algumas IA/IAGs, com exemplos concretos aplicáveis ao contexto de docência, pesquisa e criação. O foco é entender como usar, quando usar e quando não usar", destaca o professor Alan.

 

Serviço

Curso Introdutório de IA e IAG: usos práticos e didáticos para docentes

Período: 9 a 13 de março de 2026

Horário: 17h30 às 19h

Local: Auditório Lupe Cotrim (1º andar, Sala 100, Prédio Central)

Inscrições até o dia 28 de fevereiro por meio de formulário eletrônico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto de capa: DC Studio/Freepik.