Vagas abertas: pós-graduação na ECA contará com cotas pela primeira vez

Inscrições acontecem de 22 de agosto a 2 de setembro; veja as especificações de cada programa

Vida acadêmica

Entre os dias 22 de agosto e 2 de setembro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso nos programas de pós-graduação da ECA, que oferecem cursos de mestrado e doutorado. Pela primeira vez na história, alguns dos editais contarão com Política de Ações Afirmativas, em busca de possibilitar o acesso de grupos marginalizados à pós-graduação.

Os Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e Ciências da Comunicação (PPGCOM) reservarão 30% e 35%, respectivamente, das vagas para candidatos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). Ambos os editais prevêem a análise da autodeclaração de pessoas pretas e pardas por uma bancada de heteroidentificação em “casos controversos”, quando a pessoa não apresenta os traços fenotípicos correspondentes ao perfil manifestado.

o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) reserva 50% das vagas para ações afirmativas. Desse percentual, 30% das vagas são reservadas para pessoas pretas e pardas e 5% para indígenas; o edital ainda prevê a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência grave e 5% para pessoas transexuais ou travestis. Para todos os casos, qualificam-se pessoas nascidas no Brasil  ou com visto de residência no país. 5% das vagas são reservadas para pessoas em situação de refúgio, apátridas ou portadoras de visto humanitário.

Outros três programas da ECA também publicaram seus editais de processo seletivo: os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e Música (PPGMUS).


Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página do Serviço de Pós-graduação da ECA.

 

 

 


Foto de capa: Amanda Ferreira/LAC ECA