Roda de conversa na ECA quebra silêncio sobre assédio contra mulheres

AGENDA

Evento pretende discutir como identificar, debater e intervir em violências que  afetam a saúde e a segurança das mulheres em seu cotidiano de trabalho e estudo

Cartaz de evento com o fundo rosado, com florais disformes e aquarelados, com diferentes texturas e tons de rosa, laranja, bege e verde. A foto de destaque à esquerda é de Fabiana Guntovitch, uma mulher branca de cabelos castanhos, compridos e ondulados sorrindo. Ela está sentada com o braço direito em repouso na mesa e com o esquerdo ela apoia o cotovelo na mesa e toca o rosto. Ela usa uma blusinha branca sem mangas, pulseiras e colar. Acima, ao lado e abaixo da foto, estão distribuídas as informações sobre o evento e o logo da Cipa.
Imagem. Divulgação/ Cipa ECA USP

Dando sequência à série de eventos para promover boas práticas de saúde, convivência e segurança no cotidiano da ECA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) convida a psicanalista Fabiana Guntovitch, especializada em neurociência e estudos de comportamento, para conduzir a roda de conversa Quebrando o silêncio: desmistificando o assédio contra mulheres. Em uma escola onde mais de metade da comunidade é composta por mulheres, o evento tem como público-alvo não apenas o corpo de funcionárias, mas também docentes e estudantes.

O encontro pretende tratar de uma problema que é muito comum, mas em muitas organizações ainda carece de medidas efetivas para seu combate, já que, com frequência, situações de assédio são sutis e difíceis de identificar e muitas vítimas acabam silenciadas pelo medo de julgamentos e retaliações e pela falta de amparo institucional. Assim, o objetivo da roda de conversa é romper este ciclo e munir as mulheres da ECA de informações para resistir e combater este tipo de violência.

O evento acontece no dia 10 de maio, às 13h30, no Auditório Paulo Emílio, no Prédio Central (Prédio 1) da ECA. Haverá um café da tarde para as participantes e sorteio de livros e brindes. Para falar com a Cipa da ECA sobre o evento e outras demandas, entre em contato pelo e-mail cipaeca@usp.br.

Quebrando o silêncio: desmistificando o assédio contra mulheres

Data: 10 de maio de 2024

Horário: 13h30

Local: Auditório Paulo Emílio, Prédio Central da ECA. Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443. Cidade Universitária. São Paulo, SP.