Laboratório Agência de Comunicação

Durante o contexto da pandemia, docentes, funcionários e estudantes da USP e da ECA estiveram mobilizados em ações que pudessem contribuir para estreitar relações entre a Universidade e a sociedade. Confira algumas dessas iniciativas:

 

Imagem da campanha que pedia a concessão do título de doutor honoris causa a Luiz Gama. O fundo da imagem assemelha-se a um papel pardo amassado. No centro, na horizontal, está escrito “Luiz Gama” em letras brancas e maiúsculas. Passando pelo centro, na vertical, há uma corrente, também branca. A letra G do nome de Luiz Gama é feita para se parecer com um elo da corrente quebrado. Na parte direita da imagem, está escrito “para Doutor Honoris Causa da USP”e, no canto inferior direito, está escrito “Uma iniciativa da ECA-USP”.
Arte: Susana N. Sato

Com campanha da ECA, abolicionista Luiz Gama recebe título de doutor honoris causa da USP

Concedido a pessoas que contribuíram de forma notável para o progresso das ciências, artes ou letras e aos que beneficiaram a humanidade, o país ou a Universidade; o título de doutor honoris causa foi dado a Luiz Gama, homem preto que mesmo não tendo sido formalmente admitido como aluno do curso de Direito da USP, foi decisivo para a defesa jurídica de escravizados.

Conheça a história dessa figura importante para o movimento abolicionista brasileiro e a campanha que o levou ao título de doutor honoris causa.

 

 Foto de um casal de idosos. O homem e a mulher estão sentados em um sofá e utilizando juntos um laptop cinza. Ela veste uma blusa rosa e uma calça cinza, enquanto ele usa roupas inteiramente beges. Ele a abraça, e a mão dele está em cima do ombro dela. Os dois sorriem.
Foto: freepik

Projeto Estação Memória estimula idosos a partilharem suas experiências de vida

Vinculado ao programa USP 60+, o projeto Estação Memória, que reúne idosos para compartilharem lembranças, se reinventou durante a pandemia e promoveu encontros online orientados por estudantes e docentes da ECA. A interação trazida pelas reuniões contribuiu para uma melhor qualidade de vida das pessoas da terceira idade no período de isolamento.

Conheça as memórias dos participantes do projeto e saiba mais sobre os benefícios da interação online para a saúde de idosos

 

Imagem do ator Matheus Nachtergaele, retirada da campanha publicitária da USP. Matheus é um homem branco, de cabelos e olhos escuros e calvo. Ele usa uma camiseta preta e olha para a câmera. Sua boca está um pouco aberta. Atrás dele, há um portão de grade azul.
Foto: reprodução/youtube

USP ganha campanha publicitária com participação de ator e ex-aluno

Criado para arrecadar fundos e expandir as ações de combate à pandemia realizadas pela USP, o programa USP Vida teve a participação de Matheus Nachtergaele, ator e ex-aluno da ECA, no primeiro filme publicitário da campanha, que foi inserida nos intervalos da programação da TV Globo.

Assista à campanha publicitária e saiba mais sobre a participação da ECA no programa USP Vida.

 

 

Foto tirada do alto apresentando casas populares em primeiro plano, com muitas paredes sem reboco. Ao fundo, algumas árvores e prédios distantes.
Foto: reprodução/iea

Pesquisadores da ECA participam de censo em comunidades periféricas

O nPeriferias, grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados que conta com a participação de docentes da ECA, realizou um censo nas comunidades periféricas vizinhas aos campi da USP. O lançamento do estudo e os primeiros resultados da iniciativa foram tema de uma reportagem no site da ECA; posteriormente foram divulgados os avanços da pesquisa do grupo.

Os dados coletados pelo Censo Vizinhança USP foram divulgados em dois livros e de um aplicativo. Também foi lançada uma plataforma, a Conexões USP-Periferias, que reúne as produções da USP sobre as comunidades periféricas e uma pesquisa sobre a experiência das comunidades durante a pandemia de covid-19.

Confira os dados obtidos pelo censo, conheça a plataforma Conexões USP-Periferias e os relatos das vivências dos moradores das periferias no período pandêmico.

 

 Ilustração contendo as várias logos do E.I.T.A. Todas são compostas por âncoras, situadas dentro de círculos, que estão dentro de um quadrado. São as cores que variam de uma logo para a outra. Isso é feito para representar a diversidade de ideias e pessoas que participam do cursinho.
Arte: reprodução/instagram

Um cursinho para alunos neurodiversos

O Cursinho E.I.T.A (Estudos Intensivos para Tensos e Ansiosos), iniciado por discentes do curso de Educomunicação, é um cursinho pré-vestibular gratuito com foco no ensino de estudantes de escolas públicas que possuem problemas psicológicos ou são neuroatípicos. O projeto visa também ao acolhimento desses estudantes por meio da escuta psicológica.

Conheça a história do Cursinho E.I.T.A e saiba como fazer parte dessa iniciativa.
 

 

Logo da Escola do Futuro. O símbolo é composto por várias círculos laranjas, roxos, lilases, azuis e amarelos. Esses círculos estão dispostos em semicírculos. Na parte de baixo, há o logo da USP.
Arte: reprodução/facebook 

Convênio entre a ECA e prefeitura de cidade litorânea capacita professores da rede pública

Um convênio entre a ECA e a Prefeitura de Guarujá, estabelecido em 2020, capacitou 800 docentes da rede pública municipal da cidade paulista para trabalhar com instrumentos de ensino online. A intenção foi auxiliar os profissionais para que, no difícil contexto da pandemia, eles possam promover aulas mais dinâmicas e que desenvolvam a autonomia de seus alunos. O projeto é uma iniciativa do NACE Escola do Futuro/USP.

Conheça detalhes da parceria que incentiva professores a fazer o uso criativo das linguagens digitais.

 

Montagem com quatro capas do podcast. Cada capa leva a foto e o nome do apresentador, o título do episódio e os logos de marcas/institutos que dão apoio. As cores principais e recorrentes nas artes são amarelo, roxo e branco. Os apresentadores são homens e mulheres de diferentes idades e cores.
Foto: reprodução/instagram 

Ferramentas digitais para o combate ao coronavírus nas periferias

Um professor da Universidade São Caetano do Sul, uma professora e uma doutoranda da ECA relatam em artigo publicado na revista Comunicação & Educação as ações do projeto #MDDFcontraocorona. Com a iniciativa, o MDDF, Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Núcleos Habitacionais de Santo André, tinha o objetivo de educar comunidades vulneráveis sobre a covid-19 por meio da comunicação digital.

Conheça detalhes do projeto #MDDFcontraocorona, que inclui também um podcast foi produzido pela equipe do movimento comunitário.

 Logo do Educom.Saúde 2020. O símbolo é composto por retângulos coloridos que estão dispostos em um círculo. Cada retângulo possui sua própria cor e tamanho.
Foto: reprodução/instagram 

 

Falando de educomunicação com profissionais da saúde

Projeto do curso de Educomunicação, o Educom.Saúde, inicialmente focado em fortalecer as práticas de ações e vigilância no controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, passou por uma reformulação em 2020 para abranger também o combate ao coronavírus. O intuito da iniciativa é formar profissionais de saúde em práticas educomunicativas.

Saiba mais sobre as ações do projeto Educom-saúde no combate ao novo coronavírus.

 

 

Foto de uma pessoa tocando um piano. Apenas as mãos do musicista aparecem sobre as teclas, que são pretas e brancas. O piano é feito de madeira escura.
Foto: freepik 

On-line pela primeira vez, projeto Em Preto e Branco divulga o curso de música em conservatórios

Em sua primeira edição on-line, o projeto Em Preto e Branco pôde divulgar, mesmo durante a pandemia, o curso de música em conservatórios do estado de São Paulo. O evento é normalmente feito de forma presencial, mas a experiência trouxe a possibilidade de expandir o projeto para localidades distantes remotamente. Um dos locais que recebeu o projeto de forma remota foi o Conservatório Municipal Maestro Henrique Cavallieri, que fica na cidade de Salto.

Saiba mais sobre o trabalho do Laboratório de Piano para divulgar o curso de música da ECA.

 

 

Logo do projeto Sabiá Laranjeira. O fundo da imagem é verde e há no centro um círculo de cor clara. Na frente do círculo, há um sabiá verde e laranja pousado em um galho de árvore. Abaixo do pássaro, há a escrita “Sabiá Laranjeira” em laranja.
Arte: reprodução/instagram 

Projeto da ECA usa as redes sociais para levar a música para as escolas na pandemia

Durante a pandemia, o projeto Sabiá Laranjeira, organizado por estudantes do curso de Música, teve que repensar suas ações junto às escolas públicas. As redes sociais foram o canal escolhido para manter contato com os colégios remotamente, por troca de mensagens, publicação de dicas culturais e materiais digitais.

Conheça mais sobre as ações do o projeto Sabiá Laranjeira durante o período de isolamento social.

 

 

Logo do site Central Periférica. O símbolo se assemelha a uma engrenagem. Os dentes dela são prédios, com janelas amarelas. O círculo no centro é cinza claro, enquanto o resto tem um tom de cinza mais escuro.
Arte: divulgação/central periférica

Portal de notícias para as comunidades periféricas lembra o papel democrático do jornalismo

Em seu primeiro ano no curso de Jornalismo, estudantes da ECA participam do projeto Central Periférica, portal de notícias dedicado à publicação de matérias sobre as periferias. O portal inclui também notícias sobre o Jardim São Remo, comunidade vizinha à Cidade Universitária, que antes eram feitas para um jornal impresso. O projeto é coordenado pelo Dennis de Oliveira e, recentemente, passou a incluir também a revista Central Periférica, vinculada ao projeto Observatório dos Coletivos Culturais Periféricos de São Paulo.

Conheça o projeto Central Periférica e saiba como as periferias enfrentaram a covid-19.
 

 

Foto de três luminárias acesas feitas com materiais reciclados. Da esquerda para a direita, uma que parece a ducha de um chuveiro em cima de uma caixa preto com um espelho de  interruptor e tomada, com pontos de luz amarela saindo pelos buracos.
Foto: Renata Mesquita

Projeto sobre tratamento de lixo cria tutoriais em vídeo

Admirável Lixo Novo, que têm foco em ações comunicacionais voltadas para o tratamento do lixo nas periferias, ganhou um novo desdobramento na pandemia: com recursos obtidos em edital de fomento, o projeto irá criar tutoriais em vídeo para as pessoas que não tem a possibilidade de participar das oficinas presenciais.

Conheça o projeto Admirável Lixo Novo e as suas ações para orientar a população sobre o acúmulo de resíduos e tratamento de lixo.

 

 

Arte digital que representa o memorial. Ao centro, está a foto da falecida cantora Aretha Franklin - que é negra, tem cabelos curtos e escuros e veste cinza - dentro de um círculo. Ao redor dele estão outras fotos e ícones representando vídeos, áudios e textos. A disposição dos elementos simula um mural. Atrás dele, a imagem é roxa com pontos de luz laranjas, verdes e amarelos.
Imagem: Projeto Transcender/LabArteMídia

Projeto iniciado na pandemia amplia parcerias rumo ao metaverso

O Transcender foi uma iniciativa do LabArteMídia - um grupo de pesquisa do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) - que surgiu no auge da pandemia com o intuito de auxiliar no luto. A proposta era promover cerimônias de despedida on-line entre os entes dos falecidos. Em 2022, com apoio nacional e internacional, o trabalho está sendo remodelado para fazer parte do metaverso da USP.

Conheça os novos objetivos do Transcender e saiba mais sobre a inclusão ao metaverso.

 

Logo do coletivo Eureca. É composto por um fundo branco, por faixas coloridas que simulam manchas de tinta e pelos textos em roxo "Eureca!" e "emoções em cultura criativa".
Foto: divulgação/eureca! 

Ideias para o setor cultural no pós-pandemia

Cinema para Todos, Faces da Fotografia, Festival Nosso Sertão, Mais que Mil Palavras, Meu Folclore Favorito. Esses são alguns dos projetos socioculturais desenvolvidos por discentes do curso de Relações Públicas para a disciplina Gestão e Produção Cultural. Todos os dez trabalhos, que focam em diferentes áreas da cultura, foram reunidos em um site, chamado Eureca!. A disciplina ofereceu também uma série de webinars sobre projetos socioculturais e o setor cultural no pós-pandemia.

Conheça os projetos socioculturais pensados por alunos da ECA no site Eureca!