Laboratório Agência de Comunicação

Vida acadêmica on-line

Nesta seção, você fica sabendo como foi a adaptação ao ensino e trabalho remoto em diferentes frentes de atuação: relatos de experiências de ensino, desafios do trabalho em casa, alternativas ao intercâmbio tradicional e uma retrospectiva dos principais eventos online realizados durante a pandemia.

 

adaptação ao ensino e trabalho remoto

 

Arte digital nas cores azul e vermelho. Uma pessoa está sentada em cima de dois livros e tem um computador no colo. Atrás dela, há um monitor e, ao lado, um celular. Ambas as telas têm o desenho de um capelo.
Vectorjuice/Freepik

Cursos e materiais gratuitos possibilitam o estudo e a pesquisa online

Em meio a suspensão de aulas presenciais, a USP e outras universidades nacionais e internacionais se mobilizaram para disponibilizar materiais e cursos gratuitos aos estudantes. Dentre as contribuições da USP, estão o portal e-Aulas, o Canal USP no Youtube, os bancos de teses e dissertações e programas de tutoria para escrita acadêmica.

Confira algumas sugestões de materiais de estudo gratuitos e online desenvolvidos pela USP e outras instituições brasileiras.


 

Arte digital de um vídeo de um homem falando em um computador. Ele é branco, tem olhos escuros, usa óculos, tem cabelos pretos curtos e veste uma camisa laranja. É como se sua imagem saísse da tela. Há um balão de fala com três pontos próximo a sua boca.
Imagem: Reprodução/Freepik

Docentes da ECA compartilham experiências sobre o ensino remoto

Em toda a USP foram necessários, em média, até dois meses para a adaptação do corpo docente ao ensino remoto. Em meio a tantas novidades e dificuldades, os professores precisaram traçar novas rotas para o desenvolvimento das aulas e repensar os métodos de avaliação dos estudantes. Para compartilhar essas experiências e estratégias, a Diretoria da ECA promoveu o encontro Ensino Remoto em Tempos de Pandemia.

Conheça estratégias e experiências do corpo docente da ECA para as aulas online.

 

 

Foto de uma mulher branca sentada. Ela olha para o lado e carrega um livro no colo. A moça usa máscara, camiseta e calças cinzas, jaqueta jeans e uma máscara azul. O cabelo dela é escuro e está preso. A parede atrás dela está pintada de branca e azul.
 Alain Barrientos/Unsplash

Como é ser mulher na ECA durante uma pandemia

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da ECA promoveu uma roda de conversa entre mulheres para compartilhar experiências e pensamentos durante o duro período da pandemia. Ficou evidente, segundo a CDH, o desejo de mobilização das alunas, professoras e funcionárias para o combate às desigualdades de gênero.

Confira os relatos e conheça as ações propostas para lidar com as dificuldades enfrentadas pelas mulheres da ECA durante a pandemia.

 

 

Foto da lista de aprovados no vestibular colada na parede. Uma mão branca aponta com o dedo para algum nome. Outra mão branca, mais afastada da parede, tira foto com um celular.
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Cursos de artes adaptam provas específicas do vestibular

Para ingressar em alguns cursos de Artes da ECA pela Fuvest, os vestibulandos costumavam realizar provas de habilidades específicas, além das duas fases teóricas. Porém, com a pandemia, esse sistema de avaliação foi afetado, e cada curso precisou se adaptar ao novo momento, seja cancelando as provas, seja tornando essa etapa digital.

Saiba quais foram as estratégias adotadas pelos departamentos para proteger os candidatos de cada curso.

 

Foto de uma mulher apoiada em um carrinho de bagagens. Ela é branca, tem cabelos longos e veste uma camiseta branca, um blazer rosa e uma calça jeans azul claro. Suas duas malas são escuras. A foto está cortada no meio de seu tronco.
Rovena Rosa/Agência Brasil

E o intercâmbio?

A paralisação dos editais de intercâmbio foi inevitável durante a pandemia de covid-19. A deliberação da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA levou em conta a gravidade da pandemia dentro e fora do país e procurou priorizar a saúde física e mental dos estudantes. Confira mais detalhes sobre a decisão. 

Preparando-se para o retorno, a CRInt realizou uma pesquisa entre os discentes para identificar dúvidas sobre intercâmbio. Em 2022, a mobilidade foi finalmente retomada. Saiba quais são os convênios da ECA com instituições estrangeiras.
 

Arte digital de três personagens em pé, apoiados em uma seta roxa que aponta para cima. Eles vestem roupas roxa, amarela e rosa. O personagem que está no topo usa uma luneta. Há algumas nuvens e engrenagens ao fundo.
Reprodução/Freepik

A ECA e os desafios do "futuro agora"

Neste texto, a diretora da ECA Brasilina Passarelli comenta alguns dos projetos realizados na Escola durante a pandemia. A docente comenta algumas de suas percepções e destaca a atuação do instituto na construção de um ambiente de aprendizagem, experimentação e desenvolvimento de projetos de intervenção social. Ela acredita que, com as parcerias necessárias, é possível expandir novas maneiras de aprender, ensinar e criar.

Leia o relato e as impressões da professora Brasilina Passarelli sobre as ações desenvolvidas pela ECA durante a pandemia.

 

migrando para o online

 

Pintura colorida com  diversos elementos. Em primeiro plano, há variadas frutas consumidas no Brasil: caju, banana, manga, abacaxi, laranja. Em segundo plano, há uma árvore, alguns vasos de plantas e, próximos a eles, alguns animais: um coelho branco, um tatu e um pássaro marrom. Em terceiro plano, há três casas e três palmeiras.
 Imagem: Pintura A Feira, de Tarsila do Amaral.

Cultura brasileira foi tema de workshops para estudantes estrangeiros

A série de workshops Culturas Brasileiras: Comunicação e Artes foi elaborada pela CRInt para potencializar a internacionalização da Escola durante a pandemia. Com aulas online e ministradas em inglês, os cursos abordaram temas como cinema brasileiro, mídia e gênero, teatro, música e outros.

Brazilian studies: os comentários de uma professora ecana e de um estudante sobre a experiência de falar sobre cultura brasileira para estrangeiros.

 

Arte digital com o logo da ECA Jr., em letras vermelhas sobre fundo branco. No superior esquerdo e no canto inferior direito há triângulos vermelhos de diversos tamanhos.
Foto: Divulgação/ECA Jr.

Na pandemia, empresa júnior acelera inserção digital

A ECA Jr. é a empresa júnior desenvolvida pelos estudantes do CRP, o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo. Com o início da pandemia, todas as atividades da agência deixaram de ser realizadas na ECA e passaram a ser feitas remotamente pelos estudantes, que estavam espalhados por todo país. Mesmo com a distância, os "juniores" foram capazes de manter o crescimento da empresa e ampliar seu alcance.

Saiba como foi a transição para o home office e conheça as medidas tomadas pela ECA Jr. para driblar as dificuldades da pandemia.
 

Arte digital composta por texto e fotos. A frase “A USP transforma você transforma a USP” está em letras pretas, exceto a palavra “você”, que aparece destacada em amarelo. Ao centro, há um conjunto de fotos de diferentes elementos: Torre do Relógio, piscina, equipe esportiva, estudantes em manifestação, livros e instrumentos. O fundo da arte é amarelo e branco.
Imagem: Agência Laboratório Soci 

O desafio de desenvolver uma campanha para recepção online

“A USP transforma você transforma a USP” foi o lema de boas-vindas aos calouros de 2021. Elaborado por estudantes de Publicidade e Propaganda, o projeto destaca a relação bilateral  entre estudantes e a Universidade, que se complementam das mais diversas maneiras. A campanha também valoriza as diferenças regionais-culturais e as políticas inclusivas de ingresso.

Conheça a campanha criada por estudantes da ECA para receber os ingressantes de toda a USP.
 

retrospectiva
 

 Arte digital de pessoas conversando em um computador. A tela está dividida entre quatro personagens: uma mulher negra, um menino com traços asiáticos, um homem branco barbado e uma menina branca ruiva. Ao lado do monitor, há um pequeno vaso de planta e um gato marrom dormindo. O fundo da imagem é amarelo.
Freepik

2020: o ano dos eventos online

Foi através das telas que mais de 8 mil pessoas acompanharam a programação elaborada pela ECA para os dois dias da Feira da USP voltada aos vestibulandos. Durante as transmissões, membros de diversas áreas e departamentos da Escola conversaram com os espectadores, apresentaram os cursos e tiraram dúvidas sobre a Universidade. Leia a opinião de docentes que participaram da Feira e assista às exposições na íntegra.

Além da Feira, a ECA organizou outros eventos virtuais em 2020. Dentre outros, a Escola realizou o Fazendo e Desfazendo Gênero, o Obitel 2020, o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo e o Seminário Impactos da Pandemia no Turismo.

Confira os principais eventos online organizados pela ECA em 2020.

 

Foto de dois homens tocando instrumentos em um estúdio. O da esquerda faz a percussão e o da direita toca um triângulo. Ambos são brancos, têm cabelos curtos escuros, usam máscara e vestem uma camisa branca e uma calça bege. Eles olham para suas partituras.
Imagem: Reprodução/Youtube Orquestra de Câmara da ECA/USP

2021: eventos online ampliam alcance de público

Em 2021, um mundo híbrido foi instaurado. Nesse cenário, a ECA prosseguiu com os eventos digitais iniciados em 2020 e, conforme as restrições sanitárias eram flexibilizadas, deu os primeiros passos rumo à volta ao presencial. Em abril, por exemplo, a Semana de Recepção aos calouros foi 100% online. Já em novembro, a Orquestra de Câmara da ECA-USP finalmente retornava aos palcos. 

Conheça outras palestras, cursos, concertos e peças teatrais organizados pela Escola em 2021.

 

Foto de variados números de espuma amontoados em uma pilha. Eles são de diversas cores: azul, vermelho, laranja, verde, rosa. A superfície em que eles estão apoiados é esverdeada.
Imagem: Pixabay

ECA em Números traz panorama das atividades da ECA

583 produções intelectuais foram cadastradas no Dedalus. 150 e-books foram lançados. 377 bolsas concedidas. 96 eventos organizados. Esses e outros dados foram reunidos no levantamento ECA em Números de 2020, que buscou fazer constatações sobre o desenvolvimento da Escola durante a pandemia. Sobre esse período, publicamos reportagens sobre as pesquisas da ECA que foram notícia no site e lembramos algumas das publicações de docentes e estudantes. Em 2021, a digitalização se manteve presente: o site da ECA teve mais de 620 mil visualizações e a escola já soma mais de 48 mil seguidores nas redes sociais. 

Tenha acesso aos números da ECA nas edições de 2020 e de 2021 do anuário ECA em Números.