Laboratório Agência de Comunicação

ECA e o acesso à informação sobre a Covid-19

Em tempos de crise, é fundamental oferecer aos cidadãos informações de interesse público, verdadeiras e de fonte segura, para o qual contribuem fundamentalmente os campos da comunicação e da informação Foi o que fizeram docentes e estudantes da ECA por meio de diferentes projeto cujo objetivo era divulgar amplamente informações de interesse público relevantes para a população na prevenção e combate ao Covid-19. Confira:

 

página da internet, da cnn, com destaque para a chamada Live Global Coronavirus infections outspace China cases
Imagem: Divulgação/CNN

Coronavírus e fake news: duas pandemias a serem evitadas

Em dissertação de mestrado, Ivelise de Almeida Cardoso observou que, com frequência, evidências científicas e conhecimento acabam sendo substituídos por achismos e teorias não verificadas, que se espalham em larga escala graças a uma rede baseada não apenas em ligações pessoais, mas também em afinidades políticas e ideológicas.

Conheça o estudo Propagação e influência de pós-verdade e fake news na opinião pública e confira dicas sobre como saber se uma notícia é falsa.

 
 
Cartaz digital. Seu fundo é esverdeado e desenhos de pequenas máscaras com o seguinte texto em branco O que você não sabia sobre as mascaras. Embaixo, em fundo branco, está escrito o seguinte texto em verde: Sob Covid #29
Imagem: Divulgação/Sob Covid

Podcast ajuda a combater as fake news sobre a pandemia

Um bate-papo com embasamento científico. Essa é a proposta do podcast Sob Covid, uma parceria entre pesquisador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e a equipe de cientistas da plataforma COVID Verificado. Em 31 episódios, o programa procura disseminar informações científicas de uma forma leve e descontraída. 

De onde veio o coronavírus? Afinal, máscara é pra quem? Preciso me preocupar com as pessoas assintomáticas? Tire as suas dúvidas com o podcast Sob Covid.

 

desenho. em um fundo verde, está desenhado um notebook. sobre o teclado repousa uma lupa, que tem o cabo vermelho e a palavra facts escrita em branco. sobre a tela, o esboço de uma página de jornal, com o texto fake escrito em vermelho.
Imagem:  Reprodução/Getty Images

ECA Contra as Fake News: podcast ajuda a identificar e evitar a propagação de notícias falsas

O que a ECA faz para combater as fake news? Em áudios que variam de 50 segundos a pouco mais de oito minutos, docentes, alunos e ex-alunos da ECA,  profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento abordam aspectos diferentes sobre o combate às fake news e a defesa da democracia e da cidadania. 

Confira quem já deu depoimento para o podcast ECA contra as Fake news e saiba como participar do projeto. 

 

 
imagem parcial de um globo terrestre e, ao seu redor, desenhos de virus, na cor vermelha
Imagem: Ignacio Vidal /La Casa Encendida

Os resultados das pesquisas sobre a Covid-19 são acessíveis a cientistas e à população?

Nos últimos anos, houve um aumento na produção de artigos científicos de acesso aberto, com destaque para países emergentes como China e Índia. É o que aponta o estudo da Unión Iberoamericana de Universidades, que dedicou-se à pesquisa que compara dados sobre produção científica e abertura de acesso durante a pandemia de covid-19 e as epidemias de SARS e MERS.

Entenda como o mapeamento de pesquisas sobre coronavírus ajuda a investigar o avanço do acesso aberto ao conhecimento científico.

 
mapa do brasil em vermelho sob fundo cinza
Imagem: Reprodução/Brasil.IO

Plataforma levanta dados sobre a Covid-19 nos estados brasileiros

Whaner Endo, doutorando da ECA, é um dos 40 voluntários do Especial Covid-19 do projeto BrasiI.IO, que desde o início da pandemia tem mapeado os números de casos e óbitos de Covid-19 na região Norte do Brasil. O projeto é considerado uma das fontes mais confiáveis de informação sobre a Covid-19 em nosso país. 

Saiba mais sobre o projeto Brasil.IO e tenha acesso a dados abertos sobre a Covid-19 no Brasil.

 
 
arte do projeto foca nas midias. Em um fundo verde claro, desenho de uma mão, na cor rosa, apontando o dedo indicador para uma forma arredondada rosa, que por sua vez é formada por varios pontos redondos. abaixo dela uma forma semelhante na cor laranja
Imagem: Divulgação/Foca nas Mídias

Projeto ensina jovens a informar para não desinformar 

Garantir o direito à alfabetização midiática é um dos objetivos do projeto Foca nas Mídias. Cursos de formação para professores, oficinas pra alunos e produções audiovisuais estão entre as atividades realizadas com crianças e jovens do projeto, de modo a deixar mais claras as funções da mídia, entender e interpretar as mensagens e identificar conteúdos falsos. 

Confira os conteúdos já produzidos pelo projeto Foca nas Mídias.

 

 

 
imagem de capa da cartilha
Imagem: Divulgação/Guia Virtual

Um guia para lidar com a desinformação sobre a saúde

O guia virtual Agentes de Saúde e de Informação é voltado para profissionais da saúde e auxilia no combate à desinformação na área. Com linguagem didática, diversos exemplos e muitas dicas, o material ensina a diferenciar fato de opinião e quais perguntas se fazer para decidir se uma informação é ou não é confiável.  

Conheça o guia e saiba como ter acesso à informação de qualidade em saúde.

 

  

Desenho/Charge em que o coronavírus manda o evento das Olimpíadas de Tóquio, representado por um boneco que está chorando, ficar em casa. O desenho do vírus é roxo e tem caveiras em seus olhos.
Imagem: Rafael Duarte Oliveira Venancio. 

Projeto explora diferentes linguagens para falar sobre a pandemia

Pesquisadores, estudantes e  profissionais de diversas áreas contribuíram com o projeto do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Comunitário (Alterjor) e do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). A ideia dos criadores era reunir produções, tais como poemas, vídeos, áudios, dicas ou documentários, que carregassem diferentes olhares sobre a pandemia.

Confira as obras que compõem o projeto Coronavírus: causos e consequências.

 

Foto tirada do alto de uma pessoa de costas andando sozinha pela rua. A pessoa está cabisbaixa e tem seu corpo inteiro coberto por uma roupa de proteção branca, inclusive a cabeça. O resto da imagem é composto apenas pelo chão .As imagens que constroem as narrativas pandêmicas

O advento da pandemia trouxe com ela uma enxurrada de informações e diferentes narrativas a serem contadas sobre esse momento histórico, e as imagens pandêmicas têm papel essencial na formação da opinião pública no contexto contemporâneo. É sobre essa função da imagem que a docente Esther Hamburguer, do CTR, trata em sua pesquisa.

Saiba mais sobre o trabalho e compreenda a influência das imagens na construção de narrativas

 

 

Foto de mulher em uma loja de roupas. A cliente é branca; tem cabelos longos e escuros; usa roupas pretas, máscara e relógio. Ela carrega uma bolsa e uma sacola enquanto examina roupas no cabide de uma loja.Iniciativa estuda impactos da pandemia em campos diversos

A união entre pesquisadores do Brasil, Chile, Argentina e Espanha criou o Observatório da Pandemia que, baseando-se em nove eixos de abordagem, pretendeu mapear a pandemia e seus efeitos. Docentes do Departamento de Relações Públicas, Turismo e Propaganda coordenaram a pesquisa interdisciplinar na USP.

Confira os detalhes do projeto de pesquisa que une a ECA à membros de universidades estrangeiras

 

 

Montagem de quatro capas de livros. Os títulos são Turismo no Vale Histórico Paulista, Viagem pelo fantástico, Tamo Junto e Racismo Estrutural. O fundo da montagem é laranja.
Imagem: Reprodução/Youtube CJE

Coronavírus – cada um fazendo a sua parte, juntos venceremos!

Para colaborar com a disseminação de informações corretas sobre a pandemia, Carlos Antonio Teixeira, doutor em saúde pública pela USP e especialista em divulgação científica pela ECA, desenvolveu um vídeo de conscientização sobre as formas de prevenção do vírus. O projeto contou com a colaboração do webdesigner Altair Aureliano e do cartunista Vicente Granieri.

Assista ao vídeo Coronavírus – cada um fazendo a sua parte, juntos venceremos! na íntegra.

 

 

capa do jornal: uma faixa horizontal retangular em azul ocupa dois terços da parte superior da capa, escrito em branco, "jornal do campus", ao lado da faixa azul, uma faixa menor, cinza, com outros dados da edição. Abaixo, um quadro dividido em três faixas verticais: à esquerda, uma foto, cortada ao meio, da pesquisadora Esther Sabino; ao centro, uma baixa branca com o texto Faces do Coronavirus do Brasil, em preto, à direita, a foto de um homem branco, de cabelos ondulados e grisalhos, vestindo uma camiseta preta e máscara sobre a boca e o nariz. A
Imagem: Reprodução/Jornal do Campus

Cobertura da pandemia: uma experiência para o ensino de Jornalismo

O Jornal do Campus, jornal-laboratório do curso de graduação em Jornalismo, preparou um especial sobre a pandemia no Brasil. A edição inclui uma entrevista com a professora da Faculdade de Medicina da USP, Ester Sabino, uma das responsáveis pelo sequenciamento do genoma do vírus.

Sabia mais sobre a edição Faces do Coronavírus no Brasil, do Jornal do Campus.