Conexão USP no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
Segunda edição da parceria do CTR/ECA-USP com o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo apresenta mesas redondas ao vivo via streaming e homenagem à professora Vânia Debs
Começou nesta quinta-feira, dia 19, a 32ª edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, maior e mais importante evento dedicado ao audiovisual de curta duração do país, novamente realizado inteiramente on-line em virtude das restrições impostas pela pandemia do coronavírus.
E pelo segundo ano consecutivo, o Festival inclui na sua programação de atividades paralelas o seminário Conexão USP Kinoforum, fruto de uma parceria entre a Associação Cultural Kinoforum, o Museu da Imagem e Som (MIS) de São Paulo e o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA, com apoio da Associação Internacional das Escolas de Cinema e Televisão (CILECT), do Comitê Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da CILECT (SCEDI) e da Associação Ibero-Americana da CILECT (CIBA). Com curadoria dos docentes do CTR Almir Almas, Eduardo Santos Mendes e Esther Hamburger, o evento se propõe a trazer a contribuição das universidades nacionais e internacionais na área de Cinema e Audiovisual ao enfrentamento dos desafios postos neste momento em que a pandemia da covid-19 ainda dilacera o mundo e, cada vez mais, escancara desigualdades que já não eram pequenas.
Duas mesas de debate com professores e realizadores brasileiros e internacionais discutem a produção audiovisual das universidades em tempos de pandemia e formas de intervenção em um cenário no qual o potencial interativo das tecnologias digitais é usado de maneira unilateral por corporações que coletam dados e os manipulam para aumentar a eficiência de seus sistemas de venda. A programação inclui também uma homenagem à professora do CTR Vânia Debs, uma das mais renomadas montadoras do cinema brasileiro pós-retomada, que faleceu em junho deste ano – uma perda irreparável para gerações de alunos, professores e cineastas. Com uma atuação rica e exemplar dentro e fora da universidade, Vânia construiu com seu talento e generosidade pontes entre a academia e o fazer cinematográfico. Seu legado será tema de uma roda de conversa com ex-alunos e colegas e de uma sessão especial com alguns de seus trabalhos mais marcantes em curtas-metragens, sob a direção de nomes como Lírio Ferreira, José Roberto Torero e Cao Hamburger – em exibição a partir de sábado na plataforma de streaming que abriga a maior parte das sessões de curtas-metragens do Festival, a InnsaeiTV.

Todas as atividades do Conexão USP Kinoforum serão gratuitas e contarão em seu encerramento com apresentações especiais do Projeto Projetemos, grupo de ações coletivas coordenadas formado pela cientista política Brunna Rosa, pelo artista transmídia e VJ Mozart Santos e pelo diretor de arte e projecionista Felipe Spencer, que surgiu como forma de propagar um alerta diante das angústias e incertezas políticas no Brasil.
Confira abaixo a programação completa do Conexão USP Kinoforum no 32º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo:
Sábado, 21 de agosto, 15h
Homenagem: Vânia Debs, uma mulher de cinema
Vânia Debs, montadora e professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA, teve uma passagem marcante e inspiradora pelo cinema brasileiro. Aluna de Vladimir Herzog e amante do cinema italiano, estudou comunicação no Brasil, se especializou em cinema na Itália, tornou-se professora do curso de Cinema da ECA e montou, além de inúmeros curtas e médias-metragens, alguns dos longas-metragens mais badalados da dita “retomada” do cinema brasileiro a partir de meados dos anos 1990, colaborando com os cineastas Lírio Ferreira, Paulo Caldas, Anna Muylaert, Chico Teixeira, Murilo Salles e Kiko Goifman em obras como 'Baile Perfumado', 'Durval Discos', 'A Casa de Alice', 'Nome Próprio', 'FilmeFobia' e 'Acqua Movie', seu último trabalho nas telas. Esta mesa presta uma justa e oportuna homenagem à professora, a partir do depoimento de pessoas com quem colaborou e de estudantes que orientou, que comentam trechos selecionados de seus trabalhos.
Apresentação: Eduardo Santos Mendes (ECA-USP). Participantes: Idê Lacreta (montadora); Paulo Caldas (diretor) e Vera Egito (diretora).
Além desta mesa, o Festival homenageia Vânia Debs com um programa especial de curtas-metragens (mais informações no final da programação).
Segunda-feira, 23 de agosto, 15h
Mesa: Espaço público midiático - como interferir?
Uma discussão sobre o potencial interativo das tecnologias digitais, usadas de maneira unilateral por corporações que coletam dados e os manipulam para aumentar a eficiência de seus sistemas de venda. Podemos transformar algoritmos em instrumentos de fortalecimento do espaço público? Que estratégias de intervenção podem contribuir para furar bolhas e promover o entendimento com diferenças?
Apresentação: Esther Hamburger. Participantes: Pablo Ortellado (IEA-USP) e João Cezar de Castro Rocha (UERJ).
Quarta-feira, 25 de agosto, 11h
Mesa: Produções das escolas de cinema e audiovisual na pandemia
Uma discussão sobre os filmes produzidos por escolas de cinema apresentados nesta 32ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Como as escolas lidam com a pandemia? Como a sensibilidade para justiça social, diversidade e desigualdades se expressam nesses filmes?
Apresentação: Almir Almas. Participantes: Jasmin Tenucci (Columbia University, EUA), Moira Toledo (FAAP), Theodore Life (Emerson College, EUA) e Alfredo Loaeza (Centro de Capacitación Cinematográfica, México).
Programa Especial Vânia Debs: uma mulher de cinema
Sessão de curtas-metragens que marcaram a carreira da professora da Escola de Comunicações e Artes da USP como montadora:
Clandestina Felicidade | 14min | fic | 1998 | Marcelo Gomes, Beto Normal
O Crime da Imagem | 13min | fic | 1992 | Lírio Ferreira
A Garota das Telas | 15min | ani | 1988 | Cao Hamburger
Morte | 15min | fic | 2002 | José Roberto Torero
Verão | 11min | fic | 1983 | Wilson Barros
Em exibição por 24 horas a partir dos seguintes horários:
- 19h de sábado, dia 21;
- 19h da quinta, dia 26;
- meia-noite de sexta, dia 27, à meia-noite da segunda-feira, dia 30.
Serviço:
Conexão USP Kinoforum
Datas: 21, 23 e 25 de agosto
Horários: 15h (21 e 23 de agosto) e 11h (25 de agosto)
Transmissão ao vivo pela plataforma InnsaeiTV
Programa Especial Vânia Debs: uma mulher de cinema
Datas: 21, 26, 27, 28, 29 e 30 de agosto
Horários: 19h (21 e 26 de agosto) e meia-noite (27 de agosto até meia-noite de 30 de agosto)
Exibição via streaming pela plataforma InnsaeiTV