CCA | Departamento de Comunicações e Artes



Maria Immacolata Vassallo de Lopes segue como docente sênior da ECA

A pesquisadora de ficção televisiva acaba de renovar sua participação no Programa de Professor Sênior com estudo sobre criatividade e inovação nas séries nacionais

Vida acadêmica
Foto em preto e branco da docente Maria Immacolata Vassallo de Lopes. Ela tem pele branca, cabelos curtos e usa óculos com armação retangular; veste uma blusa de listras e um colar. Segura algumas folhas de papel enquanto fala ao microfone.
Foto: Divulgação/LAC-ECA-USP

A Congregação da ECA aprovou, em reunião realizada no dia 27 de outubro, a renovação da participação da professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), no Programa de Professor Sênior da USP. Ela apresentou ao colegiado relatório de atividades desenvolvidas nos últimos dois anos e plano de trabalho para o biênio 2021-2023.

Maria Immacolata coordena o Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), pelo qual desenvolveu, nos últimos dois anos, projeto de pesquisa dedicado a compreender os efeitos da pandemia na produção de streaming no Brasil, analisando a criação, distribuição e consumo de séries televisivas de 2020 e do primeiro semestre de 2021 no Globoplay. O estudo analisou diferentes aspectos das obras, da caracterização das personagens às temáticas abordadas, além de elementos de dramatização, imagem e sonografia.    

Em outro estudo, pelo Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva, a docente liderou equipe de pesquisa sobre os fenômenos da “persistência do melodrama nas telas em tempos de streaming e a proliferação de consumos fragmentados e multitelas”. Ao analisar produções brasileiras e latino-americanas para serviços de streaming, a pesquisa observou uma espécie de “telenovelização” das séries, que têm incorporado novas formas de confronto entre valores e novas estéticas, mantendo antigos públicos e conquistando uma nova audiência.

A professora Maria Immacolata também coordena o Centro de Estudos do Campo da Comunicação (CECOM), é diretora da Revista MATRIZes, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e vice-presidente do Conselho Curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).

Leia também:
Notícias do