Exposição faz conexão entre poesia e obras de arte visuais
Inspirada no estilo de poesia japonesa Hai-Kai, as obras trabalham com cores como elemento fundamental

Até 5 de janeiro de 2024, das 10h30 às 19h30, acontece na Casa Shigeo, em Registro, a exposição Hai-Kai da Cor. Geraldo Souza Dias, professor do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e autor das obras expostas, apresenta ao público uma mostra que adentra os campos da colagem, formas geométricas e pinturas de paisagens urbanas e litorâneas.
A mostra estabelece uma ponte entre o universo poético do Hai-Kai, um tipo de poesia japonesa com jogo de palavras experimentado por autores brasileiros como Guilherme de Almeida, Paulo Leminski e Millôr Fernandes, e a cor, que, de acordo com o professor, “dá o tom, cria o clima, produz sensações”. O docente explica ainda que “por sua concisão e rapidez em formulação, os hai-kais encontram nas pinturas seu equivalente visual”.
Foi estabelecida, assim, uma conexão entre um jogo colorido, composto por formas, tonalidades e efeito óptico em composições geométricas, e o universo poético representado pela imigração japonesa no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo. Além de suas viagens por essa região, o autor destaca como importantes para a produção dessa exposição o seu diálogo profícuo com a artista e curadora Cely Naomi Uematsu, divulgadora da arte contemporânea e das tradições culturais japonesas da cidade de Registro.
Serviço
Hai-Kai da Cor
Data: até 5 de janeiro de 2023
Horário: 10h30 às 19h30
Local: Casa Shigeo
Endereço: Rua Joaquim Marques Alves, 126., Centro, Registro, São Paulo, SP