Laboratório Agência de Comunicação

De volta ao presencial

Nesta seção, você fica sabendo como foram os preparativos da ECA para o retorno presencial na USP, que teve início em agosto de 2021, com os funcionários e funcionárias, e, em março de 2022, para toda a comunidade acadêmica, com o retorno das aulas presenciais.

 

a expectativa
 
Descrição: Captura de tela da reunião entre os convidados. Quatro deles aparecem na imagem, três homens e uma mulher. Todos são brancos, usam óculos e olham para a câmera sérios. Os homens vestem camisa e terno, a mulher usa um vestido e um colar.
Imagem: Reprodução/Youtube Pró-Reitoria de Pós-Graduação - USP

Perspectivas para a educação superior no cenário pós-pandemia

Ainda em 2020, a Pró-reitoria de Pós-Graduação da USP organizou um fórum para divulgar os planejamentos de diferentes universidades durante o período mais agudo da pandemia, bem como refletir sobre um possível "novo normal" no retorno presencial. Ainda em formato online, o evento contou com a participação do então reitor da USP, Vahan Agopyan, e de convidados internacionais.
Back to normal? Clique e assista à gravação, pelo Youtube, do encontro que abordou o retorno ao presencial nas Universidade pelo mundo.
 
a preparação
 
Foto de um homem em uma escada azul suja de tinta branca. Ele veste uma camiseta bege, e calças e capacete azuis. Ele está de costas e tem uma ferramenta em suas mãos. A parede para qual ele se vira é branca e tem janelas com vidros novos, ainda com adesivos. Alguns cabos azuis estão presos no teto.
Reforma no CBD. Foto: Edinaldo Arruda

Retorno presencial tem reforma das instalações da ECA

Enquanto docentes e estudantes estavam longe da ECA, outras equipes frequentavam as dependências da Escola para viabilizar projetos de reformas que buscavam ampliar e requalificar salas de aulas e laboratórios para o retorno presencial. Dentre as mudanças, reformas estruturais, adequações e reparos.
Conheça os principais projetos de reforma dos espaços da ECA.
 
 
 
Foto de pessoa branca segurando uma caneta sobre uma folha de papel, que está em cima de uma carteira.
Foto: Amanda Ferreira

ECA retoma concursos para contratação de novos docentes

Devido à pandemia, uma Lei Complementar do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus proibiu o aumento de despesas com pessoal até o fim de 2021, o que suspendeu a admissão de docentes durante a pandemia. Os processos que estavam em andamento só puderam prosseguir a partir de janeiro de 2022, quando os concursos foram retomados a partir das etapas em que foram interrompidos. No segundo semestre, as primeiras caras novas começam a circular pelos corredores da ECA.
 
Foto tirada na porta de entrada do prédio principal da ECA. Um mural de madeira está posicionado ao lado de uma porta de vidro. Nele, está pregado um cartaz escrito “Comprovante de vacina covid-19 tenha em mãos para entrar!”. No chão, há uma planta. Pelo reflexo da porta são vistas algumas árvores.
Foto: Amanda Ferreira

Cuidados para o retorno às aulas presenciais na ECA

Em 14 de março de 2022, mais um semestre letivo começou na USP. Dessa vez, diferentemente do ano anterior, as aulas puderam ser iniciadas de modo presencial. Para o retorno, a ECA, assim como toda a Universidade, adotou protocolos sanitários que zelavam pela segurança de estudantes, docentes e funcionários. 
Conheça os procedimentos adotados pela USP e veja como foi a primeira visita de muitos discentes à ECA.
 
a volta

 

Arte digital com fundo amarelo. Na porção superior, à esquerda, tem-se, em letras brancas, o texto “Aqui nós incentivamos a criação de ideias inovadoras por meio do desenvolvimento de programas, bolsas, intercâmbios e iniciações científicas.” Já à direita, estão as frases “Essa é a nossa história. Agora ela é sua também.” Na parte de baixo, há o desenho do prédio de Medicina da USP Ribeirão. Ele é feito por linhas finas marrons e seu estilo de arquitetura é antigo.
Imagem: Agência Vitória/Jornal da USP

A recepção aos calouros

Para dar boas-vindas aos ingressantes da USP, estudantes de Publicidade e Propaganda preparam anualmente as tradicionais Campanhas de Recepção. Em 2020, o projeto realizado para a disciplina de Arte Publicitária buscou valorizar o legado da Universidade e celebrar o início de novas trajetórias. Com cores fortes e traços minimalistas, as peças contemplam monumentos e edifícios-símbolo dos oito campi da Universidade. Na ECA, a recepção contou com uma programação que incluir visitas guiadas, palestras e pintura da vivência.

 

Foto de diversas pessoas segurando seus diplomas. Alguns estão em pé e outros sentados no chão. Todos usam máscara e a maioria olha para a câmera. A luz ao fundo deixa a foto com um aspecto azulado.
Foto: Divulgação/LAC ECA

#ColaçãodoRetornoECA: a primeira colação de grau presencial após dois anos de pandemia

Em maio de 2022, 540 estudantes finalmente puderam se reunir para participar da colação de grau. Apresentações de violão e piano, depoimentos e homenagens trouxeram ainda mais emoção ao evento. Nas redes sociais, a hashtag #ColaçãodoRetornoECA reuniu os registros pessoais dos formandos com seus familiares e amigos.
 
Foto tirada em um aeroporto. Em primeiro plano, à esquerda, está uma placa amarela com o desenho de um avião decolando. Nela, há o título “Embarque” e algumas instruções para os passageiros. Abaixo, o mesmo texto está traduzido para o inglês. Ao fundo, desfocada, há uma movimentação de passageiros com carrinhos de bagagem.
 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Volta do intercâmbio

Em fevereiro de 2021, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA decidiu suspender os editais de intercâmbio para o segundo semestre. Já em agosto, porém, a Comissão voltou a anunciar as viagens estudantis para o ano seguinte, tendo como destino China, Suíça, Coreia do Sul e outros países.
Enquanto 2022 não chegava e as viagens não eram retomadas, a CRInt continuou trabalhando na preparação de mobilidades futuras e no suporte aos discentes. Além disso, foram firmados 15 novos convênios entre a ECA e universidades da América Latina, Europa e Ásia.
 

Feira USP e as Profissões volta ao presencial e ao campus da USP

Em 2022,  a Feira USP e as Profissões, que apresenta as carreiras da Universidade para estudantes do Ensino Médio, voltou ao presencial após duas edições virtuais. Em um dos estandes mais cheios da feira, discentes, docentes e funcionários da ECA apresentaram os cursos da Escola e esclareceram dúvidas sobre vestibular, mercado de trabalho, permanência estudantil e intercâmbio, entre outros temas. Além do estande no Pavilhão de Humanidades, a Escola esteve presente nas salas de bate-papo da Feira, que contaram com transmissão ao vivo pela internet. 

 

 Foto de duas pessoas de costas observando a exposição. A da esquerda é uma mulher, ela veste um casaco roxo e calças pretas. A da direita é um homem, ele usa um casaco marrom e calças pretas. A obra observada é um conjunto de pinturas coloridas. A maioria das telas é retangular, mas quatro são circulares.
Foto: Amanda Ferreira

Retomada das exposições no EdA

O Espaço das Artes (EdA) funciona como um grande laboratório para os departamentos de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Música. Com a retomada das aulas presenciais, o prédio voltou a receber o público para eventos. Dentre eles, a exposição Laboratório do Semestre 2022, que reuniu trabalhos em pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, multimídia, performance e instalação do curso de Artes Visuais. Confira nesta fotorreportagem imagens dos bastidores da exposição.

Do lado de fora do prédio, as paredes do EdA ganharam uma pintura premiada em concurso da Cátedra de Estudos Irlandeses, que contou o apoio de docentes da ECA. Trata-se do projeto de uma aluna do Departamento de Artes Plásticas, feito em comemoração ao centenário do Bloomsday, feriado criado em homenagem ao livro de James Joyce. Confira o mural de Raque de Sá criado especialmente para o Espaço das Artes.

 

Retorno presencial é desafio para entidades estudantis

A pandemia foi um momento de incertezas para as entidades estudantis da ECA que mantém projetos de extensão ligados à comunidade. Estudantes-voluntários da entidade ECA Social e do Projeto Redigir, comentam o retorno presencial e os novos projetos. A ECA Jr. absorveu aprendizados do home office e retomou as atividades presenciais com cobertura fotográfica, palestras e workshop.