CCA | Departamento de Comunicações e Artes



Academia Brasileira de Letras reconhece a palavra 'Educomunicação'

Termo foi incluído na nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e integra o Projeto Novas Palavras; ECA teve papel importante na disseminação do neologismo

Comunidade

A Academia Brasileira de Letras (ABL) acaba de legitimar o termo 'Educomunicação', incluindo-o na nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).

O neologismo ainda foi destaque no Projeto Novas Palavras, que a cada semana apresenta no site e nas redes sociais da ABL um novo termo ou expressão incorporado à Língua Portuguesa, com suas definições e exemplos de uso. 

As publicações da ABL trazem como fontes referências a diversas atividades desenvolvidas pela ECA na área de Educomunicação. Segundo o docente e pesquisador Ismar de Oliveira Soares, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), tudo começa em 1999, quando pesquisadores ressignificaram a palavra com as ações do recém-fundado Núcleo de Comunicação e Educação (NCE).

A prática educomunicativa passa então a ser difundida por meio de cursos de extensão (como o Educom.rádio, junto à Secretaria de Educação do Município de São Paulo, de 2001 a 2004), atividades de pesquisa desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e atividades de ensino, com a instituição, em 2011, da Licenciatura em Educomunicação, oferecida pelo CCA. 

 

Post da ABL no Instagram
Imagem publicada pela Academia Brasileira de Letras em seu perfil do Instagram. 


 

Educomunicação

Definição:  

1. Conjunto de conhecimentos e ações que visam desenvolver ecossistemas comunicativos abertos, democráticos e criativos em espaços culturais, midiáticos e educativos formais (escolares), não formais (desenvolvidos por ONGs) e informais (meios de comunicação voltados para a educação), mediados pelas linguagens e recursos da comunicação, das artes e tecnologias da informação, garantindo-se as condições para a aprendizagem e o exercício prático da liberdade de expressão.

2. Formação e atividade profissional do educomunicador, relacionadas ao estudo e aplicação desses conhecimentos.

A sexta edição do Volp está disponível exclusivamente on-line no site da ABL ou pelo aplicativo oficial. Conta com 382 mil entradas, entre elas os mil novos termos reunidos pela equipe de Lexicologia e Lexicografia da Academia Brasileira de Letras – orientada pelo Acadêmico Prof. Evanildo Bechara, presidente da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL.

Notícias