Conselho Consultivo da Direção
O Conselho Consultivo da ECA é um órgão colegiado de natureza não deliberativa, composto por grandes especialistas em Comunicação, Gestão, Cultura e Artes, com experiência relevante e reconhecidos largamente entre seus pares, cuja principal função é assessorar, aconselhar e oferecer subsídios estratégicos à gestão da Escola. O objetivo é a busca contínua de caminhos venturosos a partir de uma instância de apoio e reflexão crítica, contribuindo com análises, pareceres e recomendações que auxiliem nas decisões da Direção da ECA, resultando em um olhar cuidadoso, construído a partir da sociedade e de ampla capacidade analítica sobre as ações e políticas institucionais. Também funcionará como facilitador das relações da ECA com diferentes atores da sociedade civil, terceiro setor e esferas governamentais.
É composto pela direção da ECA e por membros convidados por sua ampla vivência e contribuição para as áreas em que atuam.
Clotilde Perez
Presidente
Diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora Titular de Semiótica do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Desde 2024, é presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica. É bolsista Produtividade do CNPq e líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3). Foi vice chefe e chefe de Departamento, vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) e coordenadora do PPGCOM. Graduada e Mestre em Administração e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Com pós-doutorado na Universidade de Murcia e na Stanford University. Fez a formação Conselhos de Administração do IBGC (2020). Conselheira do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e da FIRJAN, RJ.
Mario Videira
Vice-Presidente
Vice-Diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor Livre Docente do Departamento de Música (CMU) e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS). Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da ECA e vice-chefe de Departamento. Conselheiro do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) (2020-2024). Em 2019, recebeu o Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP. Bacharel em Filosofia e Licenciado em Música, ambos pela Universidade de São Paulo, tem Mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo.
Luiz Alberto de Farias
Secretário-Geral
Professor Titular em Opinião Pública da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha, Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo, Mestre em Comunicação e Mercado pela Casper Líbero. Graduado em Relações Públicas e Jornalismo. Foi professor visitante na Universidade de Málaga. Atuou como diretor acadêmico da Universidade Anhembi Morumbi. Professor do PPGCOM-ECA. Vencedor do Prêmio Aberje – Educador do Ano. Edita as revistas Organicom e Interfaces da Comunicação. Foi diretor da Intercom e presidiu a Abrapcorp e a ABRP-SP. Co-apresentou o programa Trilha Profissional (Rádio USP). Tem formação em Psicanálise. Assessor da direção da ECA.
Membros
Alê Pellegrino
Diretora de filmes com ampla experiência no mercado audiovisual. Desde 2013, na O2 filmes, dirigiu campanhas publicitárias para grandes marcas como GM, Renault, Fiat, Honda, Itaú, Tiktok, McDonald’s, Whatsapp, P&G, Johnson&Johnson, Elo, Renner, entre outras. Além de sua trajetória na publicidade, também liderou outros projetos audiovisuais como a série documental Facebook Latam Season, que abordou diversidade e inclusão no mercado de trabalho, e o filme imersivo Floresta para o Domo #bebrasil, representando o Brasil no Festival SXSW (South by Southwest). Na ficção, dirigiu um dos episódios da série Pico da Neblina para a HBO e o curta metragem Lucidez, da série Crônicas da Pandemia.
Ana Buchaim
Vice-Presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social na B3, é especialista em transformação cultural e responsável pelo posicionamento da companhia, reunindo áreas estratégicas como Pessoas, Comunicação, Marketing, Sustentabilidade e Investimento social privado. É co-host do podcast O que tem na sua carteira?, que trata de liderança, empreendedorismo e finanças. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo, com especialização em Change Management pela Chicago Booth School of Business e formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos - SP.
Amâncio Jorge de Oliveira
Professor titular do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP). É Coordenador Científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-IEA) e Coordenador Executivo da Innovation and Science Diplomacy School (InnSciD SP). É também membro do Conselho Superior da Fundação José Luís Setúbal (FJLS). Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, possui doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e Livre-Docência pelo IRI-USP. Foi Vice-Diretor do Museu Paulista (2020-2024), liderando sua reabertura por ocasião dos 200 anos da Independência em 2022. Vice-Diretor do IRI (2014-2018), representante dos Professores Titulares no Conselho Universitário da USP e Secretário Executivo da Associação Brasileira de Ciência Política (2009 a 2012). Foi Pesquisador Visitante do Woodrow Wilson Center e na New York University (NYU).
Hugo Rodrigues
Um dos líderes mais influentes do mercado de comunicação e marketing do Brasil, com trajetória à frente de duas das maiores holdings globais do setor no país – a francesa Publicis e a americana McCann (no Brasil, WMcCann). Foi escolhido para suceder Washington Olivetto no comando da WMcCann em 2017, e consolidou-se como uma voz estratégica no debate sobre o papel da comunicação nos resultados de vendas e na sociedade. Jurado no Cannes Lions International Festival of Creativity por mais de uma vez, assim como D&AD, One Show, e nos principais festivais globais, acumula prêmios reconhecidos como os 21 Leões em Cannes e os 3 Caborés – incluindo o de Dirigente da Indústria da Comunicação. Integra os conselhos do SBT, Lupo e UNICEF. Acredita que o futuro da criatividade brasileira passa por cruzar fronteiras entre marcas, vendas, conversão, cultura, artes e educação.
Ju Ferraz
Impulsionadora do marketing nacional e de projetos especiais, é das principais referências de networking do Brasil. É sócia junto à direção de novos negócios e de relações públicas da Holding Clube, maior grupo de marketing e experiências entre marcas e consumidores do Brasil, responsável pelos projetos proprietários do grupo e potencializando negócios da Agência Samba e Banco de Eventos. Posiciona-se em suas redes sociais dando voz a movimentos e pessoas que quebram padrões. Além disso, a executiva escreve sobre temas importantes e de impacto social, como empoderamento feminino, body positive, moda e lifestyle, que lhe rendeu um evento proprietário intitulado B.O.D.Y. (Body Open Define You). Recentemente foi reconhecida com a Medalha Chiquinha Gonzaga, honraria direcionada a figuras que dedicam suas vidas a causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. É colunista da Forbes e LinkedIn Top Voice.
Lee Taylor
Artista-pesquisador-pedagogo, graduado em Artes Cênicas, mestre pela ECA e coordenador do Núcleo de Artes Cênicas (NAC). Integrou o CPT/Sesc sob direção de Antunes Filho, onde protagonizou espetáculos de relevo nacional e internacional como A Pedra do Reino, Foi Carmem, Senhora dos Afogados, A Falecida e Policarpo Quaresma. No cinema, atuou em Salve Geral, Entre Nós, Paraíso Perdido e Unicórnio. Participou das séries Psi, O Hipnotizador, O Mecanismo, Onde Nascem os Fortes e Irmandade, e das novelas Velho Chico e A Dona do Pedaço. Dirigiu obras como Holoch, LILITH S.A., a série DOC., Aka e Ilhas Tropicais, co-escrito com Jô Bilac. Premiado com o Alumni USP Egressos 2024 na categoria Contribuições em Arte e Cultura.
Marcelo Lopes
Músico, economista e advogado, com sólida formação acadêmica, com especialização em Finanças Públicas e Mestre em Direito pela Escola de Direito de São Paulo, ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV SP). Diretor Executivo da Fundação Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua criação, liderando uma iniciativa hoje considerada um dos melhores projetos artísticos e culturais brasileiros. Especialista em organizações sem fins lucrativos, planejamento estratégico, administração artística e gerenciamento de eventos. Foi trompetista da Osesp de 1984 até 2005, quando assumiu a Direção da instituição. Desde 1991 é Professor Titular de Trompete da Fundação das Artes de São Caetano.
Mauricio Minas
Membro do Conselho de Administração e ex-Diretor Vice-Presidente do Banco Bradesco S.A. Exerce diversos cargos de administração nas empresas controladoras do Bradesco e é membro do Conselho de Administração da B3 e da Bradespar. Foi membro do Comitê de Gestão Integrada de Riscos e Alocação de Capital e, desde 2020, é Coordenador do Comitê de Riscos do Bradesco e Membro do Comitê de Riscos e Financeiro (CRIF) da B3. Recebeu diversos prêmios e distinções ao longo de sua trajetória. Sua expertise em tecnologia e finanças o torna uma figura influente e respeitada no mercado brasileiro e internacional. Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui especialização em Comunicação de Dados e Desenvolvimento de Software pela NCR Comten, Inc. EUA, curso de extensão universitária em Finanças pela Wharton Business School - Pensilvânia, EUA, e participou dos programas de Desenvolvimento Executivo pela Columbia University – Nova Iorque, EUA e para Diretores Corporativos de Conselhos de Administração, pela Harvard Business School, Boston.