Pós-Graduação | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP tem como missão formar/qualificar pesquisadores/docentes nos níveis de mestrado e doutorado dentro de parâmetros de excelência para atuação inter, trans e multidisciplinar das Ciências da Comunicação. 

Desde sua implantação, no mestrado em 1972, e no doutorado, em 1980,  as pesquisas do PPGCOM têm contribuído para o país e internacionalmente em múltiplas temáticas: epistemologia da comunicação, teorias da comunicação, estudo de teleficção (telenovela, séries); educomunicação (comunicação e educação); teorias dos discursos; comunicação organizacional; estudos de recepção e consumo; jornalismo digital; teoria do jornalismo e diálogo social; imagem e estética (fotografia); comunicação e trabalho; censura e liberdade de expressão; comunicação e cultura, entre outros temas. 

O PPGCOM promove impactos em nível nacional e regional ao formar pesquisadores/docente que passam a atuar como lideranças destacadas em Universidades brasileiras e Instituições de outros países da América Latina. 

O PPGCOM tem ampliado os diálogos internacionais por meio dos vários convênios com instituições estrangeiras, permitindo enviar e receber professores e estudantes; pela atuação de docentes que exercem representações em entidades científicas da área em âmbito Ibero-americano e em outros contextos, bem como por meio de projetos conjuntos internacionais; e, por fim, pela contribuição significativa no terreno bibliográfico, com especial destaque nos últimos anos ao trabalho editorial da revista MATRIzes. 

Escopo

O mestrado e o doutorado seguem as normas do Regulamento do PPGCPM. 

Mestrado acadêmico em 30 meses, compõe 28 créditos em disciplinas e 68 em atividades de pesquisa e redação da dissertação, apresentada em defesa pública.

Doutorado acadêmico em 48 meses, compõe 21 créditos disciplinas e 143 em atividades de pesquisa e redação da tese, apresentada em defesa pública.

Percurso do discente pelo currículo

A estrutura curricular do PPGCOM atende a mestrados e doutorados com a mesma grade de disciplinas ofertadas. É prática histórica do Programa que os dois níveis de formação comunguem do mesmo ambiente de aulas, grupos de pesquisa, atividades complementares e demais atribuições formadoras do perfil do futuro mestre/doutor(a). A especificidade do curso de mestrado e de doutorado está no número de créditos a ser cumprido, nos créditos de atividades complementares, na especificidade do tratamento dado ao objeto de pesquisa e em sua abordagem teórico-metodológica. Requerem-se estágios diferentes de apresentação de projeto de pesquisa, de relatório de qualificação bem como da produção final dissertação para mestrados e tese para doutorados. O percurso acadêmico relativo a cada nível é competência do orientador/a, dos examinadores do processo de seleção, dos examinadores da qualificação e dos examinadores da defesa. Também, no percurso acadêmico das disciplinas, cabe aos ministrantes a avaliação coerente com o nível (mestrado/doutorado) em que está o aluno/a.

Objetivos

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP tem como missão formar/qualificar pesquisadores/docentes nos níveis de mestrado e doutorado dentro de parâmetros de excelência para atuação inter, trans e multidisciplinar na área das Ciências da Comunicação. O PPGCOM promove impactos em nível nacional e regional ao formar pesquisadores/docentes que passam a atuar como lideranças destacadas em Universidades brasileiras e Instituições de outros países da América
Latina.

O PPGCOM estrutura-se em uma única área de concentração denominada Ciências da Comunicação e comporta três linhas de pesquisa.

Linha de pesquisa 1 – Comunicação, redes e linguagens: objetos teóricos e empíricos

Estudos de teorias, metodologias e linguagens, implicadas no processo comunicacional. Trata de problematizar e renovar o arcabouço epistemológico, teórico e metodológico do campo da comunicação, tendo em vista os objetos teóricos e empíricos de pesquisa, no contexto digital em seus atravessamentos culturais, estéticos, socioeconômicos, políticos e ecológicos.

Grupos de pesquisa articulados:
CECOM - Centro de Estudos do Campo da Comunicação
CETVN - Centro de Estudos de Telenovela
CPCT - Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho
GELiDis - Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação
Grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade
Grupo de Pesquisa Epistemologia do Diálogo Social
Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação

Professores credenciados:
Anderson Vinicius Romanini
Cremilda Celeste de Araujo Medina
Eugênio Bucci
Maria Cristina Palma Mungioli
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Roseli Fígaro Paulino

Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 1 em torno de temáticas relativas à epistemologia, às teorias, às metodologias da comunicação e da linguagem e na produção de sentidos/semiose da comunicação. O digital atravessa todas essas temáticas e compreende as transformações provocadas no trabalho, na cultura e na organização da sociedade. A articulação entre os grupos de pesquisa e entre os professores se dá em torno dos eixos: linguagens, teorias e cultura, no desenvolvimento de objetos de pesquisa específicos. Os docentes articulam-se e trocam experiências em seminários de pesquisa, nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, cujas atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.


Linha de Pesquisa 2- Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos

Estudos de processos de comunicação, tecnologias digitais, linguagens, redes e formatos, no contexto da ecologia das mídias, da cultura e da economia. A abordagem teórica e metodológica trata das relações entre comunicação, tecnologias e consumos. Problematiza essas relações desde o âmbito da produção ao da recepção e circulação de significados e de narrativas no cotidiano de pessoas, instituições e sociedade.

Grupos de pesquisa articulados:
COM+ - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais
ALTERJOR - Jornalismo Alternativo
GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação Cultura e Consumo
GEIC – Grupo de Estudos da Imagem em Comunicação
4C – Centro de Ciências Cognitivas e Comunicação

Professores credenciados:
Elizabeth Nicolau Saad Corrêa
Eneus Trindade Barreto Filho
Leandro Leonardo Batista
Luciano Victor Barros Maluly
Maria Clotilde Perez Rodrigues
Wagner Souza e Silva

Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 2 em torno de temáticas das técnicas e das tecnologias digitais na reflexão sobre a comunicação e suas diferentes linguagens: jornalismo, fotografia, editoração, publicidade, e no processo cognitivo; bem como em torno de temáticas relativas à formação, à cultura e à circulação dos bens culturais e do consumo. Cada professor e grupo de pesquisa desenvolve trabalhos impares, como também se articulam e trocam experiências em seminários de pesquisa, nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, ambas as atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.


Linha de Pesquisa 3 – Comunicação: Interfaces e Institucionalidades

Estudos da comunicação em suas interfaces sociais, tecnológicas e institucionais. Trata de apreender a comunicação nos aspectos organizativos e políticos, tendo como instância constitutiva os processos educacionais, econômicos, culturais e ecológicos. A reflexão epistemológica, teórica e metodológica dá-se no âmbito do diálogo entre as diferentes práticas sociais.

Grupos de pesquisa articulados:
CECORP - Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
DICULT – Grupo de Estudos de diversidades, interculturalidade, comunicação e linguagens culturais
GENN – Grupo de Estudos das Narrativas
NCE – Núcleo de Comunicação e Educação
Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação
CECOM - Centro de Estudos do Campo da Comunicação
MECOM – Mediações educomunicativas

Professores credenciados:
Adilson Odair Citelli
Claudia Lago
Luiz Alberto Beserra de Farias
Margarida Maria Krohling Kunsch
Maria Aparecida Ferrari
Paulo Roberto Nassar
Richard Romancini

Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 3 em torno dos temas da comunicação que envolvem organizações e instituições de diferentes perfis (educacionais, políticas, empresariais). Desenvolvem pesquisas sobre a potencialidade da comunicação, em seus aspectos epistemológicos e teóricos, em transformar essas instituições, no contexto da liberdade de expressão, da democracia, da sustentabilidade e da formação humanística. Cada professor e grupo de pesquisa desenvolve trabalhos impares, como também se articulam e trocam experiências em seminários de pesquisa, e nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, ambas as atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.

Comissão coordenadora do PPGCOM:

 

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Clotilde Perez Rodrigues
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Cristina Palma Mungioli

Membros Titulares
Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari 
Profa. Dra. Maria Clotilde Perez Rodrigues
Profa. Dra. Maria Cristina Palma Mungioli
Profa. Dra. Roseli Aparecida Fígaro Paulino

Membros Suplentes
Prof. Dr. Luiz Alberto Beserra de Farias 
Prof. Dr. Eneus Trindade Barreto Filho
Prof. Dr. Wagner Souza e Silva
Prof. Dr. Richard Romancini 

 

Contato:

Secretaria da Comissão Coordenadora do Programa (CCP-PPGCOM)
E-mail: ppgcom@usp.br
Telefone: +55 11 3091-4507

Serviço de Pós-Graduação (SPG-ECA)
E-mail: pgeca@usp.br
Telefone: +55 11 3091 4019 
                 + 55 11 3091-5023

Conheça os professores e os colaboradores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação. Ao clicar no nome de cada professor, tenha acesso ao seu currículo na plataforma Lattes:


Adilson Odair Citelli - citelli@uol.com.br

Anderson Vinicius Romanini - viniroma@gmail.com

Andre Chaves De Melo Silva - andrecms@usp.br

Boris Kossoyboriskossoy@gmail.com

Brasilina Passarelli - linapassarelli2@gmail.com

Claudemir Edson Viana - profclaudemirviana@usp.br

Claudia Lagoclaudia.lago07@gmail.com

Cremilda Celeste De Araujo Medinamedinase@usp.br

Daniela Osvald Ramosdosvald@gmail.com 

Elizabeth Nicolau Saad Correabethsaad@usp.br

Eneus Trindade Barreto Filhoeneustrindade@usp.br

Eugenio Buccieugeniobucci@uol.com.br 

Heloiza Helena Matos e Nobreheloizamatos@gmail.com

Ismar De Oliveira Soares - ismarolive@yahoo.com

Leandro Leonardo Batista - leleba@usp.br

Luciano Victor Barros Malulylumaluly@usp.br

Luiz Guilherme De Carvalho Antunesluli@luli.com.br  

Luiz Alberto Beserra De Fariasluiz.farias@metodista.br

Margarida Maria Krohling Kunschmkkunsch@uol.com.br  

Maria Aparecida Ferrarimaferrar@usp.br  

Maria Clotilde Perez Rodriguescloperez@usp.br  

Maria Cristina Castilho Costacriscast@usp.br  

Maria Cristina Palma Mungiolicrismungioli@usp.br  

Maria Immacolata Vassallo De Lopesimmaco@usp.br

Massimo Di Felicemassimo@usp.br

Mayra Rodrigues Gomesmayragomes@usp.br

Paulo Roberto Nassar de Oliveirapaulonassar@usp.br

Richard Romancinirichard_romancini@yahoo.com.br 

Roseli  Figarofigaro@uol.com.br

Sandra Lucia Amaral de Assis Reimaosandra.reimao@gmail.com

Sandra Maria Ribeiro De Souzasmrdsouz@usp.br

Vitor Souza Lima Blottavitor.blotta@uol.com.br

Wagner Souza e Silvawasosi@usp.br

Waldomiro de Castro Santos Vergueirowdcsverg@usp.br

Consulte as disciplinas oferecidas pelo PPGCOM: grade de disciplinas - 2º semestre de 2021
A ementa das disciplinas pode ser consultada no Sistema Janus


Disciplinas oferecidas em semestres anteriores:

1º Semestre de 2021

2º Semestre de 2020 | 1º Semestre de 2020

2º Semestre de 2019 | 1º Semestre de 2019

O processo de seleção de estudantes de mestrado e doutorado é realizado pela Comissão Coordenadora do PPGCOM: 

Aluno Regular

Etapas do processo seletivo para ser aluno de mestrado e doutorado do PPGCOM - ingresso no 1º semestre de 2022

Normas para apresentação de projetos de pesquisa.
Consulte processos seletivos anteriores.

Aluno Especial

Consulte informações sobre a seleção de alunos especiais do PPGCOM:

2º semestre - 2021

Processo de seleção de estudantes estrangeiros

O candidato estrangeiro se submete ao processo de seleção de um processo de seleção do estudante regular, seguindo as normas do PPGCOM.
Importante: os candidatos estrangeiros devem apresentar os seguintes documentos: 

Cópia do RNE ou protocolo com o número RNE; 
Certificado de domínio do idioma, emitido pelas instituições indicadas no edital do processo seletivo, com validade superior a cinco anos a contar do momento da inscrição;
Certificado do domínio do idioma em português para candidatos estrangeiros, emitidos por instituições indicadas no edital.

Entre em contato com o programa para saber mais informações sobre o processo seletivo.

 

Produção intelectual

 

Teses e dissertações

Teses e dissertações defendidas no PPGCOM

Livros

Livros e capítulos de livros de docentes do PPGCOM

Comunicação, políticas públicas e discursos em conflito (2019) - Heloiza Matos e Patrícia Gil (org.)
Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas - edição revisada e ampliada (2013) - Heloiza Matos (coord.)
Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas (2012) - Heloiza Matos (org.)
Posgrados en Comunicación en Iberoamerica (2012) - Maria Immacolata Vassallo de Lopes (coord.)
Jornalismo - A Democracia pelo Rádio (2010) - Luciano Victor Barros Maluly

Eventos científicos estudantis

Conexão Pós - Resistência pela ciência e colaboração na pesquisa - 2019 
Conexão Pós - Solidariedade na pesquisa e perspectiva de docência - 2018
Conexão Pós: diálogos e intersecções na pesquisa discente - 2017

V Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-USP  - 2014
IV Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-USP - 2013
III Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-USP - 2012
II Jornada Acadêmica Discente do PPGCOM-USP - 2011

Artigos recentes

Como trabalham os comunicadores na pandemia do Covid-19?

Autoria: Roseli Figaro, Janaina Visibeli Barros, Naiana Rodrigues da Silva, Camila Acosta Camargo, Ana Flávia Marques da Silva, João Augusto Moliani, Jamir Osvaldo Kinoshita e Daniela Ferreira de Oliveira
Periódico: Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região

 

Periódicos

Revista MATRIZes

MATRIZes é a revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. O periódico foi criado em 2007 e tem periodicidade quadrimestral. Destina-se à publicação de textos que tenham por objeto a comunicação, de caráter teórico-reflexivo, que apresentem análises e abordagens de processos, meios, mediações e interações comunicacionais na sociedade contemporânea.

MATRIZes incentiva o caráter transdisciplinar do pensamento comunicacional e apresenta-se como espaço privilegiado para os debates necessários das diferentes perspectivas dos estudos da comunicação. 

De acordo com o atual QUALIS Periódicos da CAPES, MATRIZes constitui-se no periódico de referência da Área de Comunicação, com a classificação A1.

Comitê Editorial de MATRIZes é assim constituído:

Diretora: Prof. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes, ECA-USP
Editor Executivo: Prof. Dr. Richard Romancini
Editoria científica:
Prof. Dr. Luciano Guimarães
Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch
Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Prof. Dr. Richard Romancini
Profa. Dra. Roseli Figaro

QUALIS A1.

Revista MATRIZes

 

MATRIZes é a revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. O periódico foi criado em 2007 e tem periodicidade quadrimestral. Destina-se à publicação de textos que tenham por objeto a comunicação, de caráter teórico-reflexivo, que apresentem análises e abordagens de processos, meios, mediações e interações comunicacionais na sociedade contemporânea.

MATRIZes incentiva o caráter transdisciplinar do pensamento comunicacional e apresenta-se como espaço privilegiado para os debates necessários das diferentes perspectivas dos estudos da comunicação. 

De acordo com o atual QUALIS Periódicos da CAPES, MATRIZes constitui-se no periódico de referência da Área de Comunicação, com a classificação A1.

Comitê Editorial de MATRIZes é assim constituído:

Diretora: Prof. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes, ECA-USP
Editor Executivo: Prof. Dr. Richard Romancini
Editoria científica:
Prof. Dr. Luciano Guimarães
Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch
Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Prof. Dr. Richard Romancini
Profa. Dra. Roseli Figaro

QUALIS A1.

PPGCOM: pioneirismo na pós-graduação em comunicação
 

O Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação da ECA-USP - PPGCOM foi o primeiro da área de Comunicação do Brasil, criado em 8 de janeiro de 1972. Já o Programa de Doutorado em Ciências da Comunicação iniciou suas atividades em 1 de agosto de 1980. 

Já no final da década de 1980, o curso de pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP era responsável por 48% da pesquisa acadêmica (mestrado e doutorado) de Comunicação do país. Esse foi um dos indicadores que levou as agências de fomento à pesquisa, como CAPES, CNPq e FAPESP, ao reconhecimento da área de Comunicação com área de pesquisa autônoma, deixando de ser, como até então, uma “especialidade da Sociologia”. O estatuto científico do campo da Comunicação estava garantido.

Outra contribuição a ser registrada é aquela que diz respeito à diversidade tanto dos assuntos/temas investigados quanto de seu tratamento teórico-metodológico inovador ou exploratório. O Programa de Ciências da Comunicação da ECA adotou também pioneiramente a pesquisa elaborada pormeio de de linguagens não-verbais, dissertações e teses em forma de vídeo, filmes etc. – como suportes de produtos de elaboração científica e discurso acadêmico. A diversidade temática e teórico-metodológica foi e é garantida e completada por um outro fator bastante relevante: o da diversidade de origem de seus alunos. A Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, desde o início até os dias atuais, tem se caracterizado por ser um curso para onde acorrem estudantes de todo o país, do exterior, principalmente de países da América Latina. 

A característica de ser um programa aglutinador da pluralidade de interesses e experiências faz dele uma matriz de estudos que dá origem e potencializa os esforços regionais no ensino e pesquisa de Comunicação. O papel da incubadora de novos cursos de pós-graduação e da revitalização de antigos tem sido uma das marcas distintivas da história da Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA: é referência nacional e internacional e fomenta a pesquisa em regiões que até então pouco ou nada tinham de conhecimento produzido na área. 

As diretrizes mais promissoras da Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA são o permanente trabalho de reformulação e atualização do perfil do curso oferecido, tendo em vista os constantes desafios provocados pela diversidade temática e pela abordagem interdisciplinar de seus objetos de estudo. Destaque-se que estes objetos estão em permanente interação com os interesses e demandas da sociedade. Essa diversidade encaminhou-se no sentido da criação de Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa que começaram a ser delineadas ainda em um período marcado pela ausência de uma visão mais abrangente da Comunicação e até de uma nomenclatura científica minimamente firmada. 

Reestruturação a partir dos anos 2000
Desde 2001 teve início uma ampla e profunda reestruturação do PPGCOM no sentido de ajustá-lo aos novos desafios e demandas da pós-graduação da área e, principalmente, com o objetivo de dar continuidade ao seu papel de liderança e de inovação no conjunto da área de pós-graduação brasileira e internacional na área da Comunicação. A partir de 2006, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) se reorganiza em três Áreas de Concentração: Teoria e Pesquisa em Comunicação, Estudos dos Meios e da Produção Mediática e Interfaces Sociais da Comunicação, cada uma delas com Linhas de Pesquisa específicas. Essa estrutura de curso atravessou mais de uma década e fomentou projetos e grupos de pesquisa inovadores nas Ciências da Comunicação. Entre os grupos, centros e núcleos de pesquisa podemos citar: O grupo de pesquisa do Arquivo Miroel Silveira, Núcleo de Comunicação e Educação, O Centro de Pesquisa em telenovela, o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, entre outros.

A partir da consolidação desse percurso, o PPGCOM renova-se e avança em sua proposta de ensino e pesquisa instituindo em junho de 2019 a nova estrutura curricular. Uma área de pesquisa: Ciências da Comunicação e três linhas de pesquisa:

1 - Comunicação, redes e linguagens: objetos teóricos e empíricos;

2 - Processos Comunicacionais: tecnologias, produção e consumos;

3 - Comunicação: Interfaces e Institucionalidades.

Essa nova estrutura, mais dinâmica, ampla e integradora, atende aos desafios que os estudos da comunicação enfrentam na contemporaneidade.

Dinter: Processo seletivo para o doutorado interinstitucional da ECA e da UNEB


O que é o Dinter?
Dinter são turmas de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa O objetivo é a formação pós-graduada de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural, científico-tecnológico, de inovação e, sobretudo, formação de docentes para nucleação de novos programas de pós-graduação stricto sensu fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa.

Objetivos específicos
Viabilizar a formação de doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, com igual padrão de qualidade;
Explorar o potencial dos programas de pós-graduação já consolidados para: apoiar a capacitação de docentes para os diferentes níveis de ensino, subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa, fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação.
Contribuir, nas instituições receptoras, para: a criação e fortalecimento de temas de pesquisas que respondam a necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região, o surgimento de novas vocações para pesquisa, mediante o incentivo à participação de bolsistas de iniciação científica e o estabelecimento de parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciais de desenvolvimento, tendo em vista a disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia.


PROCAD: Programa de Cooperação Acadêmica entre USP, UFRN e UFMS (2014-2020)
 

O PROCAD (Programa de Cooperação Acadêmica), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vincula três programas de pós-graduação em comunicação, visando intercâmbio e o desenvolvimento mútuo das instituições envolvidas, a saber: USP (PPGCOM), UFRN (PPGEM) e UFMS (PPGCOM). Este programa trabalha a temática das mediações, buscando o aperfeiçoamento contínuo do ensino e pesquisa, além de formulações teórico-metodológicas centradas à compreensão das produções culturais midiáticas e processos comunicacionais nas regiões a partir do eixo de pesquisa em foco. O Programa configura-se como uma oportunidade de partilha de conhecimentos das múltiplas linhas de pesquisa dos PPGs envolvidos e de intercâmbios de docentes e alunos a partir das missões e encontros, possibilitando o desenvolvimento e transformação de recursos humanos com alta qualidade.

Neste tópico estão reunidas todas as informações de interesse dos alunos do programa:

Blog dos Pós-Graduandos do PPGCOM

Consulte os informes da representação discente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.

Comitê de Ética

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) é um colegiado interdisciplinar e independente, que tem por finalidade analisar as pesquisas desenvolvidas em seres humanos realizadas por docentes, alunos, técnicos da EACH-USP, e pesquisadores de outras instituições.

Encontro de Pesquisa – Conexão Pós

Conexão Pós é o evento do corpo discente do PPGCOM com o objetivo de promover diálogos em torno das pesquisas do Programa de Pós-Graduação. O evento acontece em dezembro de cada ano e devem participar todos os alunos que já passaram pelo exame de qualificação, sendo a submissão obrigatória para os bolsistas aprovados no exame de qualificação.

A iniciativa substitui a tradicional Jornada Discente por um formato que busca promover a integração entre mestrandos, doutorandos e professores e debater os caminhos epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa. Os resumos expandidos submetidos serão avaliados por uma comissão de professores e apresentados durante o evento por seus autores.

Ressaltamos que o evento também é aberto para toda a comunidade discente. Os interessados devem se inscrever como ouvintes pelo mesmo formulário que aqueles que apresentarão suas pesquisas. A cada ano o Conexão Pós produz um e-book com os trabalhos completos apresentados no evento. (conforme normas de edição)

Consulte o menu ao lado, em produção intelectual, os cadernos de resumo do Conexão Pós.

Orientações para projetos de pesquisa

Confira as orientações do PPGCOM para a apresentação de Projetos de Pesquisa.

Bolsas de estudo

Consulte o menu ao lado, em "Auxílio Financeiro", as orientações, requisitos e processos de seleção para bolsas de estudo.

Auxílios financeiros para eventos científicos

Requisitos exigidos:

    Trabalho completo aprovado, com copia de carta de aceite da Instituição promotora do evento;
    Orçamento estimado dos custos com inscrição, estadia e alimentação;
    Carta de indicação do orientador;
    Formulário preenchido com todos os dados solicitados (link)

A prestação de contas deve ser feita pelo discente em até 15 dias após a participação no evento.

Produção discente

O regulamento do PPGCOM estabelece as normativas para a produção discente do PPGCOM:

Mestrado – duas publicações sobre a temática da pesquisa em desenvolvimento, sendo elas ou em anais com ISSN; ou em periódicos qualificados, Qualis; ou em capítulos de livros ou livros com ISBN.

Doutorado – seis publicações sobre a temática da pesquisa em desenvolvimento, sendo elas em anais com ISSN; ou em periódicos qualificados, Qualis; ou em capítulos de livros ou livros com ISBN.

Consulte o menu ao lado, em "Normas", para saber mais sobre o regulamento do PPGCOM.

Relatório de qualificação

Veja as instruções da ECA para qualificação e consulte as normas do PPGCOM para apresentação de relatório de qualificação de estudos de mestrado e doutorado.

Depósito de tese/dissertação

Confira os procedimentos necessários para o depósito de tese/dissertação.


Veja também:

O PPGCOM faz a seleção de candidatos a bolsas de estudo de mestrado e doutorado pela CAPES/CNPq.

 

Editais em andamento: 

Projeto: Safety Matters: research and education on the Safety of Journalists

Seleção interna para estudantes de doutorado

Edital Consulte o edital na integra
Inscrições Formulário de inscrição
Estudantes selecionados Aprovados

 

Seleção de bolsistas: 
Quem pode concorrer

Quem pode concorrer à bolsa?

Todos os alunos de mestrado e doutorado regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, com exceção dos alunos que foram selecionados pelo Programa PEC-PG.

Alguns requisitos exigidos pela CAPES (Portaria 76, de 14.04.2010):

    dedicação integral às atividades acadêmicas de seu programa de pós-graduação;
    quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;
    fixação de residência na localidade onde se realiza o curso;
    não acumular bolsa de outro programa, ou de outra agência de fomento e de organismos nacionais e internacionais;
    não ser funcionário ou servidor, docente, pesquisador ou técnico, da instituição onde se realiza a pós-graduação;
    não se encontrar aposentado ou em situação equiparada;
    contar , no momento da concessão da bolsa, com, pelo menos, 20 anos, no caso de bolsa de mestrado, ou 24 anos, no caso de bolsa de doutorado, para integralizar o tempo legalmente fixado para obtenção de sua aposentadoria por tempo de serviço.
    realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido no Artigo 18º da Portaria Nº 76, de 14.04.2010 da CAPES

Duração e valor da bolsa

Duração das Bolsas

A bolsa é concedida pelo prazo de um ano, ficando sua manutenção condicionada à avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando.

A duração máxima da bolsa de doutorado é de 48 (quarenta e oito) meses e a de mestrado, tem a duração máxima de 24 (vinte quatro) meses, improrrogáveis.

Valor da bolsa:

Atualmente o valor da mensalidade é:
MESTRADO: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)
DOUTORADO: R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais)

Critérios de seleção de bolsistas

Confira os critérios de seleção para bolsas de mestrado e doutorado.

Solicitação de bolsas

Documentação necessária para PEDIDO de bolsa nova:

    Formulário devidamente preenchido - Utilizar formulário "Solicitação de bolsas novas" acima.
    5 (cinco) cópias impressas do projeto de pesquisa, de acordo com as instruções das normas para apresentação de projeto (grampeado), sendo que apenas 1 (uma) das cópias, deverá constar:
    a) Nome do aluno;
    b) Nome completo do orientador;
    c) Assinatura e o "de acordo" do orientador
    Resumo das atividades desenvolvidas na Pós-Graduação (leituras e reflexões relacionadas ao objeto de pesquisa, à coleta e à análise de fontes/dados; apresentação de trabalhos, participação em outras pesquisas, atividades de extensão etc.);
    Ficha do Aluno – Sistema Janus;
    Curriculum Lattes atualizado;
    Parecer de mérito emitido por outra agência de fomento para qual o projeto tenha sido anteriormente encaminhado e devidamente avaliado por comitê científico (facultativo).

Observações:
Os projetos que não atenderem o item "2" norma não serão avaliados
Os documentos solicitados nos itens “3” e “4” são somente para alunos que já realizaram sua primeira matrícula no curso.

Formulários

Formulário para solicitação de novas bolsas.
Formulário para solicitação de renovação de bolsas.

Diretamente nas Agências de Fomento

Os alunos da pós-graduação podem obter bolsas para mestrado ou doutorado diretamente nas agências de fomento.

Mais informações em:

    Fapesp - Bolsas para Mestrado
    Fapesp - Bolsas para Doutorado
    Fapesp - Bolsas para Doutorado Direto

Consulte aqui os editais concluídos.