Comisión de Relaciones Internacionales

Relações Internacionais

Responsável por auxiliar o aluno estrangeiro desde o processo de candidatura à finalização do Intercâmbio.  Semestralmente a ECA recebe alunos provenientes de Instituições estrangeiras conveniadas à ECA (ver lista) e à USP (ver lista).

Alunos estrangeiros, cuja instituição de origem seja conveniada somente à USP devem entrar em contato com a Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional, para informações sobre o processo de candidatura. 

Alunos estrangeiros que desejam cursar um semestre acadêmico ou o ano letivo completo na Escola de Comunicações e Artes, cuja Instituição de origem seja conveniada à ECA, devem ler as informações presentes no nosso site (Mobilidade Incoming); contatar o Escritório de Relações Internacionais da instituição de origem, para que eles possam auxiliá-lo quanto à nomeação e, por fim, proceder com a candidatura on-line, de acordo com as orientações recebidas. 

É importante que o aluno estrangeiro, ao se candidatar, esteja ciente de que sua nomeação deve ser feita pela Instituição de Origem, caso contrário, a candidatura não será aceita. 

Alunos estrangeiros interessados em estudar na ECA, que não façam parte de um programa de intercâmbio especifico, nem da ECA nem da USP, os chamados “free movers”, devem proceder com a candidatura on-line, respeitando os prazos determinados, preenchendo o formulário especifico e anexando a documentação solicitada. Anualmente, a Comissão de Relações Internacionais delibera a quantidade de vagas que poderão ser oferecidas para alunos “free movers”, e é também responsável pela análise da documentação e pelo aceite ou não da candidatura do aluno.      

A ECA não aceita candidaturas de indivíduos que não estejam regularmente matriculados em uma Instituição Estrangeira de Nível Superior.