Escola de Arte Dramática

Duração: oito semestres
Período: noturno
20 vagas

O curso de formação de atores da EAD é ministrado no período noturno e tem a duração de oito semestres: os sete primeiros compreendem aulas teóricas, técnicas e práticas, e o oitavo semestre corresponde ao Projeto de Conclusão de Curso.

Embora seja estruturado em semestres, o curso encontra-se em permanente processo de adaptação e revisão de suas dinâmicas, com liberdade para alterar-se e adequar-se às necessidades de cada projeto proposto: disciplinas e projetos de montagem podem se enquadrar em um semestre ou se estenderem por um ano todo, de acordo com suas demandas.

As disciplinas podem ser divididas em três áreas: teóricas (como Estudos de Dramaturgia e História do Teatro, Fundamentos do Teatro e Temas do Teatro Moderno e Contemporâneo), técnicas (como Canto, Dança e Expressão Corporal) e práticas (como Interpretação e Improvisação, além das oficinas de montagem).

O curso é eminentemente prático: mesmo que haja uma concentração maior de disciplinas teóricas e técnicas nos primeiros semestres, desde o início o aluno tem a oportunidade de realizar exercícios cênicos e de interpretação. O perfil dos professores  contribui bastante para isso: grande parte das disciplinas é ministrada por professores-artistas, capazes de articular projetos práticos à teoria que ensinam. Professores de voz, por exemplo, têm experiência para desenvolver também projetos em interpretação e montagem, promovendo uma grande integração entre os conteúdos abordados em diferentes áreas da produção cênica.

As disciplinas de maior carga horária são Interpretação e Oficinas de Montagem, indispensáveis na formação de um artista completo.

É característica da Escola, também, a contratação de diretores de teatro que já atuam profissionalmente na área, para trabalharem diretamente com os alunos e professores em montagens. O diretor pode vir com textos prontos e projetos mais estruturados, ou com ideias em estágios mais iniciais, de modo que a turma se envolva com o processo criativo desde as fases de pesquisa e estruturação.

O Projeto de Conclusão de Curso consiste na participação em um processo artístico, que pode ser realizado na Escola ou fora dela, em grupos e companhias profissionais, e a aprovação se dá mediante a comprovação de horas de ensaio e número de apresentações públicas realizadas.

O diferencial da EAD

A visão do trabalho cênico como eminentemente coletivo é um dos maiores princípios da EAD, que busca desenvolver entre os alunos uma forte sintonia como turma. É grande o número de atores que se formam com projetos artísticos encaminhados, em grupos formados com os colegas com quem passaram todo o curso. Além disso, o pequeno número de alunos em cada turma permite aos professores dispensar um tratamento mais individualizado e atencioso aos atores, que ganham mais protagonismo em suas decisões nos projetos da Escola conforme avança no curso.