Graduação Publicidade e Propaganda

Dados do curso

Duração ideal: 8 semestres

Coordenador: Hugo Fernando Salinas Fortes Junior

 O curso de Publicidade e Propaganda, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), por meio de uma abordagem ampla dos aspectos da comunicação social mercadológica, busca formar profissionais críticos capazes de atuar tanto no meio profissional quanto no acadêmico, em atividades de pesquisa e ensino.

O início da graduação tem como foco o aprofundamento teórico nas áreas de Comunicação Social e Ciências Humanas, estabelecendo um diálogo entre a Publicidade e outros campos do conhecimento como Economia, Sociologia, Filosofia, Psicologia e Ética. Ao longo dos semestres, as disciplinas ganham caráter mais técnico-profissional, focando em temas da gestão da comunicação e produção criativa. 

Assim, o curso engloba inicialmente disciplinas como Fundamentos de Sociologia Geral e da Comunicação, Estudo da Defesa do Consumidor e Estética em Publicidade para, posteriormente, trazer matérias como Promoção de Vendas, Fotografia Digital e Programação Visual.

Há, ainda, a disciplina de Projetos Experimentais em Propaganda e Publicidade no final da graduação, que transforma a sala de aula em uma verdadeira agência: em contato com clientes reais e suas demandas, os alunos realizam um trabalho completo, que parte da análise mercadológica e passa pelo desenvolvimento e apresentação de peças e planos de mídia.

Quer saber mais?

Para mais informações, acesse o menu ao lado ou consulte a página do curso no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Passando por todas as áreas de atuação de um publicitário, o curso busca formar um profissional capaz de atuar em qualquer etapa do desenvolvimento de uma campanha de comunicação, do planejamento (elaborando briefings e estabelecendo objetivos de marketing, por exemplo) à sua veiculação (por meio do relacionamento com as mídias).

O aluno ainda pode complementar sua formação com matérias optativas e eletivas, que pode cursar em qualquer uma das unidades de ensino da USP (até mesmo em outros campi, como a USP Leste e o Quadrilátero Saúde-Direito), aprofundando-se em conhecimentos que sejam de seu interesse nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. 

É oferecida uma formação abrangente no campo da Publicidade, em que o aluno está livre para escolher em que área deseja se especializar, o que pode incluir mestrado e doutorado. Durante o curso, o estudante também é incentivado a buscar oportunidades de intercâmbios: a USP mantém convênios com universidades do exterior, o que permite ao aluno complementar sua formação em instituições de ensino de países como Inglaterra, Austrália e Espanha, aprofundando-se em temas do seu interesse no campo da comunicação social. 

Atividades extracurriculares na USP

Os alunos de Publicidade e Propaganda mantêm, ao lado de estudantes de Relações Públicas e Turismo, a Agência de Comunicações ECA Jr. Além de organizar grandes eventos anuais para ecanos e não ecanos (como as feiras de comunicações e recrutamento), a agência presta serviços de comunicação para clientes externos, contribuindo para a iniciação profissional desses jovens. 

A agência conta com uma estrutura horizontal, composta pelo Presidente, o Vice-Presidente e as diretorias de Comunicação, Financeiro, Marketing, Recursos Humanos, Turismo, Criação e Produção, Planejamento e Mídia e Relações Públicas, cargos ocupados pelos alunos durante um ano, ao fim do qual é realizado um processo seletivo para que a gestão anterior escolha a seguinte. Aos alunos que não fazem parte da gestão, há a oportunidade de participar como colaboradores em projetos específicos, perpassando diversas funções de sua concepção. 

O aluno de Publicidade e Propaganda, nesse contexto, pode atuar realizando atendimentos a clientes, planejando todos os aspectos de um evento, captando recursos e patrocínios, criando peças publicitárias em diferentes meios (impressos, digitais e audiovisuais), administrando recursos financeiros, dentre diversas outras atividades. Sobretudo nas áreas de Planejamento e Criação e Produção, os diretores estudantes de Publicidade estão envolvidos em todos os eventos, trabalhando em conjunto com as diretorias de Turismo e Relações Públicas.  

Além da ECA Jr., os alunos podem participar de projetos remunerados e não-remunerados de iniciação científica (trabalhando com professores em suas linhas de pesquisa), cultura e extensão (que podem ser realizados por toda a USP e adquirem um teor mais prático) e estágios ligados à administração da Universidade ou às unidades de ensino. 

O aluno tem, ainda, a oportunidade de participar de uma grande diversidade de atividades culturais, exposições, festivais, concursos de criação, seminários, congressos e cursos extracurriculares dentro e fora da ECA.  
 

Áreas de atuação e mercado de trabalho

 O profissional de Publicidade e Propaganda pode atuar em departamentos de marketing de empresas, escritórios de design, produtoras audiovisuais, startups, veículos de comunicação e nas próprias agências publicitárias. Nestas, pode atuar nas áreas de atendimento, planejamento, criação, produção, pesquisa, mídia e social media (função que vem ganhando cada vez mais importância, por conta da crescente necessidade de uma boa relação entre marca e consumidor nas redes sociais). 
Trata-se de um campo bastante dinâmico, que oferece sempre novas possibilidades de especialização e integração da Publicidade com outras áreas da comunicação. É recomendado ao aluno que participe de atividades extracurriculares, projetos de iniciação científica, cultura e extensão ou estágios internos no início da graduação, e busque sua inserção de forma mais direta no mercado de trabalho nos últimos anos, quando a formação assume um viés mais prático direcionado para as possíveis áreas de atuação de um publicitário. 

O ambiente ecano, dentro e fora da sala de aula, mostra-se bastante aberto à diversidade e à expressão. São frequentes os debates e reflexões acerca da temática das aulas e da profissão em si, formando alunos críticos, analíticos e questionadores de toda informação que recebem. 

O enfoque inicial à área de planejamento, passando gradualmente à dimensão visual e técnica da Publicidade, desenvolve no aluno grande habilidade estratégica e mostra que a profissão vai muito além da área de criação. 

Àqueles que pretendem seguir carreira acadêmica, a graduação oferece não só a bagagem teórica, mas também oportunidades práticas (como projetos de iniciação científica, produção de artigos para as disciplinas e o próprio trabalho de conclusão de curso) para que o aluno se familiarize desde cedo com os modelos de projetos que pode desenvolver em programas de pós-graduação, seja em ciências da comunicação ou em outros campos do conhecimento.