estudantes conversando

Graduação

A USP é uma Universidade pública do Estado de São Paulo e seus cursos de graduação são presenciais e inteiramente gratuitos.

A ECA oferece cursos de bacharelado e licenciatura nos períodos matutino, diurno e noturno, com duração mínima que varia de quatro a seis anos. 

O ingresso é anual e se dá por meio de aprovação em concurso vestibular e ou em outros exames públicos de admissão, conforme descrito a seguir:

FUVEST

O processo de seleção é realizado em duas fases, de acordo com as regras gerais estabelecidas pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). Na segunda fase, os candidatos aos cursos das áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música são submetidos a provas de habilidades específicas, teóricas e práticas.

As informações referentes ao vestibular, bem como os programas,  e bibliografias exigidos filmografia, cujo conhecimento é exigido nas provas de habilidades específicas, constam no Manual do Candidato, publicado todo ano pela FUVEST.

SiSU

A ECA participa do Sistema de Seleção Unificada SiSU, do MEC, exceto pelos cursos com provas de habilidades específicas.

As informações pertinentes ao SiSU, bem como vagas oferecidas, termo de adesão e notas mínimas são publicados pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Portadores de diploma

Segundo o Estatuto da USP, Artigo 67, Parágrafo Único, a matrícula para admissão aos cursos de graduação poderá ser realizada se o candidato possuir diploma de nível superior devidamente registrado; desde que resultem vagas após a matrícula dos candidatos classificados no concurso vestibular, esgotadas as opções.

Estudantes especiais

Estudantes especiais podem se matricular em disciplinas isoladas dos cursos de graduação, podendo obter certificado de aprovação das disciplinas realizadas. Pessoas interessadas em ser estudante especial na ECA devem apresentar certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e histórico escolar. Para mais informações, consulte a Resolução CoG Nº 3757, de 13 de dezembro de 1990.

  • Não haverá processos de seleção de estudantes especiais em 2021.

Os alunos que tiverem sua matrícula cancelada com fundamento nos itens II, III, IV e V do § 2º do artigo 75 ou itens I e II do Artigo 76 do Regimento Geral da USP, poderão requerer, uma única vez e no máximo até cinco anos após o cancelamento, seu retorno ao curso, desde que devidamente justificadas as causas que provocaram o cancelamento.

  • Calendário e Normas para retorno no 1º semestre letivo de 2020
  • Entrega do requerimento e justificativas em 08 e 09 de outubro de 2019
  • Resultado dos pedidos para retorno no 1º semestre letivo de 2020