estudantes conversando

Graduação

A USP é uma Universidade pública do Estado de São Paulo e seus cursos de graduação são presenciais e inteiramente gratuitos.

A ECA oferece cursos de bacharelado e licenciatura nos períodos matutino, diurno e noturno, com duração mínima que varia de quatro a seis anos. 

O ingresso é anual e se dá por meio de aprovação em concurso vestibular e ou em outros exames públicos de admissão, conforme descrito a seguir:

FUVEST

O processo de seleção é realizado em duas fases, de acordo com as regras gerais estabelecidas pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). Na segunda fase, os candidatos aos cursos das áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música são submetidos a provas de habilidades específicas, teóricas e práticas.

As informações referentes ao vestibular, bem como os programas,  e bibliografias exigidos filmografia, cujo conhecimento é exigido nas provas de habilidades específicas, constam no Manual do Candidato, publicado todo ano pela FUVEST.

SiSU

A ECA participa do Sistema de Seleção Unificada SiSU, do MEC, exceto pelos cursos com provas de habilidades específicas.

As informações pertinentes ao SiSU, bem como vagas oferecidas, termo de adesão e notas mínimas são publicados pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Portadores de diploma

De acordo com o disposto no parágrafo único do artigo 67 do Estatuto e no parágrafo 1º do artigo 72 do Regimento Geral, a matrícula de portadores de diploma de curso superior, devidamente registrado, poderá ser deferida para o primeiro período letivo do curso, se resultarem vagas após a matrícula de alunos classificados no concurso vestibular e após o atendimento das transferências regimentais (RESOLUÇÃO CoG Nº 3823, DE 17 DE MAIO DE 1991).

 

Processo para ingresso em 2022:

Edital: clique aqui.

Resultados: clique aqui.

Matrícula (dias 23 a 24 de março): clique aqui.

Estudantes especiais

Não há processos de seleção de estudantes especiais de graduação na ECA.

Os alunos que tiverem sua matrícula cancelada com fundamento nos itens II, III, IV e V do § 2º do artigo 75 ou itens I e II do Artigo 76 do Regimento Geral da USP, poderão requerer, uma única vez e no máximo até cinco anos após o cancelamento, seu retorno ao curso, desde que devidamente justificadas as causas que provocaram o cancelamento.

  • Calendário e Normas para retorno no 1º semestre letivo de 2020
  • Entrega do requerimento e justificativas em 08 e 09 de outubro de 2019
  • Resultado dos pedidos para retorno no 1º semestre letivo de 2020