estudantes conversando

Graduação

Os alunos e alunas da ECA têm a sua disposição os seguintes serviços:

Calendário 2021

Acesse o Calendário acadêmico da ECA em 2021.

Calendário retificado em 19 de julho de 2021, com as seguintes alterações: as aulas do segundo semestre começam em 16 de agosto de 2021 e terminam em 14 de janeiro de 2022.

Horários das disciplinas (2º semestre de 2021)

Confira os dias e horários das disciplinas da ECA, por departamento de ensino: CAC | CAP | CBD | CCA (Educomunicação | Geral) | CJE | CMU | CRP | CTR

Formulários

Acesse a página de formulários do Serviço de Graduaçãopara requerimentos diversos e uma lista com detalhes de todos os serviços disponíveis. 

Solicitações de documentos

Acesse o formulário para solicitações  de atestados, histórico e outros.

Bolsas de estudo

Acesse o site da Pró-reitoria de Graduação e conheça os programas de bolsas de estudo da USP

Sistema Júpiter

O Júpiter é o sistema responsável pelo gerenciamento da Graduação na USP. Através do sistema o aluno pode solicitar e sua acompanhar matrícula nas disciplinas, solicitar documentos, fazer inscrição em bolsas, acompanhar suas notas, sua evolução no curso, entre outras funções. Os alunos podem acessar o Júpiter através de seu acesso ao USP Digital.

A senha única garante o acesso ao Sistema Júpiter e ao e-mail USP, além de necessária na maioria dos formulários do Serviço de Graduação. Para criar ou recuperar sua senha única, acesse o tutorial criado pelo Serviço de Graduação.

Você precisará de um e-mail alternativo cadastrado, se não tiver, mande um e-mail para gradueca@usp.br, informando o seu nº USP, nome completo e o endereço de e-mail para cadastro.

Cartão USP

Para requisitar seu cartão físico acesse o sistema Júpiter, clique em “Cartões USP” no menu lateral esquerdo e depois clique em "Incluir / Alterar Foto". Verifique e/ou altere sua foto, retorne ao menu anterior e clique em “Nova solicitação”. Somente conseguimos autorizar a inclusão ou alteração da foto após realizada a solicitação do cartão.

Você receberá e-mails em cada etapa e poderá retirar o cartão físico no Serviço de Graduação quando terminarem as restrições às atividades presenciais e reestabelecermos o atendimento presencial.

A USP também dispõe de uma versão digital do seu Cartão USP, baixe o app e tenha acesso ao e-card USP.

Para solicitar a 2ª via do Cartão USP, siga as seguintes orientações:

Motivo de roubo ou furto: encaminhe a cópia do Boletim de Ocorrência para o  e-mail do Serviço de Graduação (gradueca@usp.br), informando no corpo do e-mail seu nome e número USP.

Cartão com defeito (problema de leitura): é necessário trazer o cartão defeituoso (não deve apresentar sinais de mau uso) no Serviço de Graduação.

Motivo de perda ou dano por mau uso: solicitar a segunda via do cartão no Sistema Júpiter, indicando o motivo correto, e efetuar o pagamento do boleto gerado no sistema em qualquer banco.

Bilhete USP (BUSP)

Membros da comunidade USP (alunos, funcionários e professores) têm direito ao Bilhete USP (BUSP), que permite o uso gratuito das linhas circulares com conexão ao Metrô Butantã.

A 1ª via do BUSP é gratuita e deve ser solicitada através do Sistema Júpiter, no link "Cartão USP".

Para solicitar a 2ª via do BUSP  por perda ou dano, você deve fazer uma transferência ou depósito na conta abaixo, no valor indicado, e encaminhar o comprovante por e-mail para o Serviço de Graduação (gradueca@usp.br), informando no corpo do e-mail seu nome e número USP.

Escola de Comunicações e Artes da USP
CNPJ: 63 025 530/0021-58
Banco do Brasil
Agência: 1897-X
Conta corrente: 16147-0
Valor: R$ 18,38

Para solicitar a 2ª via do BUSP por roubo ou furto, você deve encaminhar o Boletim de Ocorrência em que conste o documento roubado ou furtado para o  e-mail do Serviço de Graduação (gradueca@usp.br), informando no corpo do e-mail seu nome e número USP.