Área do aluno
Manual dos Calouros
Acesse aqui.
Informações sobre o campus (linhas de ônibus, ciclofaixas, telefones úteis) no site da Prefeitura do Campus USP.
Matrícula
Informações sobre matrícula, retificação, requerimentos, trancamentos etc.
Calendário
Calendário das atividades acadêmicas da graduação em 2025.
Horários das disciplinas (1º semestre de 2025)
Dias e horários das disciplinas da ECA, por departamento de ensino: CAC | CAP | CBD | CCA (Educomunicação | Geral) | CJE | CMU | CRP | CTR
Solicitações de documentos
Acesse o formulário para solicitações de atestados, histórico e outros.
Formulários
Acesse a página de formulários do Serviço de Graduação, para requerimentos diversos e uma lista com detalhes de todos os serviços disponíveis.
Exercícios Domiciliares (Somente para gestantes e afastamento por motivos de saúde)
Nesses casos, preencha o formulário, explicando na justificativa os motivos e anexando comprovante conforme o motivo.
O pedido poderá ser atendido conforme parecer do(a) docente responsável pelas disciplinas nas quais o(a) estudante estiver matriculado.
Esclarecemos que na Escola de Comunicações e Artes não há amparo regimental para exercício domiciliar, entretanto a Comissão de Graduação-CG da ECA solicita aos departamentos que, nesses casos, façam o possível para atender a solicitação como “exercício domiciliar” para não prejudicar a vida acadêmica d(a) aluno(a).
Inclusão de nome social
O Sistema Júpiter está adequado para o cumprimento do Decreto Estadual nº 55.588/2010, quanto ao tratamento nominal de pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo, nos documentos de teor oficial e também aos documentos internos da Graduação.
Para solicitar a inclusão do nome social, basta acessar o formulário.
O nome social constará nas listas de presença, no seu cartão USP e BUSP (necessário solicitar nova via).
Nos documentos oficiais (atestados, Histórico Escolar etc.) aparecerá o nome social, seguido do registro civil.
Para renomear a conta de e-mail, verifique os procedimentos acessando o site de atendimento do STI (Serviços de Tecnologia da Informação).
Bolsas de estudo
Acesse o site da Pró-reitoria de Graduação e conheça os programas de bolsas de estudo da USP.
Acesse aqui para conhecer os programas de monitoria da ECA.
Acesse aqui para conhecer o Programa de Residência Pedagógica (Licenciatura)
Saúde Mental
O ECOS é um programa de saúde mental da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) direcionado à Comunidade USP com múltiplas frentes de ação.
Intercâmbio entre universidades estaduais
As universidades estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – possuem um convênio que possibilita aos (as) seus(suas) alunos(as) cursar algumas disciplinas de graduação em quaisquer das três instituições, com aproveitamento de créditos.
Alunos(as) ECA
Para requerimento de intercâmbio nas universidades paulistas, acesse o formulário.
Alunos(as) UNESP/UNICAMP
Orientações destinadas aos estudantes da UNESP e Unicamp, que desejam realizar intercâmbio na ECA/USP.
- Período de solicitação: 27 de janeiro a 14 de fevereiro de 2025 (1º semestre de 2025).
- Divulgação dos resultados: 28 de fevereiro de 2025 (será enviado por e-mail).
- Consulta de disciplinas: Verifique as disciplinas disponíveis no 1º semestre de 2025 aqui, elas estão organizadas por departamento.
- Preencha o formulário aqui para participar.
Documentos necessários:
- RG.
- Histórico escolar (com autenticação eletrônica ou carimbo da Instituição).
- Atestado de matrícula (com autenticação eletrônica ou carimbo da Instituição).
- Ofício da Instituição de Ensino Superior (em papel timbrado e assinado).
Cadastro de Dependentes de Alunos(as) no Hospital Universitário (HU)
A utilização dos serviços médicos pela comunidade da Universidade de São Paulo (servidores, docentes alunos) foi estabelecida pela Resolução GR nº 7043, DE 17 DE MARÇO DE 2015, regulamentada pela Portaria SAU nº 01, de 27 DE MARÇO DE 2015.
A referida Resolução estabelece como dependentes na categoria alunos (as) (incisos III do Artigo 2º): Cônjuge ou Companheiro(a) e Filhos(as) menores de 18 anos e solteiros(as).
Para solicitar a inclusão de dependentes para utilização dos Serviços Médicos e Odontológicos próprios da Universidade de São Paulo, o(a) aluno(a) deve encaminhar ao Serviço de Graduação, preenchida e assinada: Declaração de dependência e Ficha cadastral do HU juntamente com os seguintes documentos de acordo com o(a) dependente:
- Cônjuge: documento de identidade e certidão de casamento;
- Companheiro(a): documento de identidade e Declaração de União Estável ou uma Declaração de Pacto de Convivência Marital registrada em Cartório de Títulos e Documentos. As declarações deverão estar registradas em Cartório.
- Filho(a) solteiro(a), menor de 18 anos de idade: certidão de nascimento ou documento de identidade e uma declaração de estado civil.
Toda a documentação deverá ser encaminhada, por e-mail, ao Serviço de Graduação da ECA: gradueca@usp.br. Após recebimento da documentação e formulários preenchidos, enviaremos ao setor responsável do HU para as devidas providências. Assim que tivermos o nº de matricula fornecida pelo HU, informaremos ao discente por e-mail.
Cartão USP
Para requisitar seu cartão físico acesse o sistema Júpiter, clique em “Cartões USP” no menu lateral esquerdo e depois clique em "Incluir / Alterar Foto". Verifique e/ou altere sua foto, retorne ao menu anterior e clique em “Nova solicitação”. Somente conseguimos autorizar a inclusão ou alteração da foto após realizada a solicitação do cartão.
Você receberá e-mails em cada etapa e poderá retirar o cartão físico no Serviço de Graduação da ECA.
A USP também dispõe de uma versão digital do seu Cartão USP, baixe o app e tenha acesso ao e-card USP.
Para solicitar a 2ª via do Cartão USP, siga as seguintes orientações:
Motivo de roubo ou furto: encaminhe a cópia do Boletim de Ocorrência para o e-mail do Serviço de Graduação (gradueca@usp.br), informando no corpo do e-mail seu nome e número USP.
Cartão com defeito (problema de leitura): é necessário trazer o cartão defeituoso (não deve apresentar sinais de mau uso) no Serviço de Graduação.
Motivo de perda ou dano por mau uso: solicitar a segunda via do cartão no Sistema Júpiter, indicando o motivo correto, e efetuar o pagamento do boleto gerado no sistema em qualquer banco.
Bilhete USP (BUSP)
Membros da comunidade USP (alunos, funcionários e professores) têm direito ao Bilhete USP (BUSP), que permite o uso gratuito das linhas circulares com conexão ao Metrô Butantã.
- 8012-10: Circular 1 / Metrô Butantã – Cidade Universitária
- 8022-10: Circular 2 / Metrô Butantã – Cidade Universitária
- 8032-10: Circular 3 / Metrô Butantã – Cidade Universitária
A 1ª via do BUSP é gratuita e deve ser solicitada através do Sistema Júpiter, no link "Cartão USP".
Para solicitar a 2ª via do BUSP por perda ou dano, você deve fazer uma transferência ou depósito na conta abaixo, no valor indicado, e encaminhar o comprovante por e-mail para o Serviço de Graduação (gradueca@usp.br), informando no corpo do e-mail seu nome, número USP e CPF.
Escola de Comunicações e Artes da USP
CNPJ: 63 025 530/0021-58
Banco do Brasil
Agência: 1897-X
Conta corrente: 16147-0
Valor: R$ 18,38
Para solicitar a 2ª via do BUSP por roubo ou furto, você deve encaminhar o Boletim de Ocorrência em que conste o documento roubado ou furtado para o e-mail do Serviço de Graduação (gradueca@usp.br), informando no corpo do e-mail seu nome, número USP e CPF.
Envio dados para SPTrans/EMTU
Para solicitar o envio dados para a SPTrans, você precisa verificar/solicitar o envio de dados pelo Júpiter em Acompanhamentos > Bilhete Único SPTrans.
Depois do envio dos dados, deve solicitar o bilhete único no site da SPTrans.
Para solicitar o passe escolar EMTU preencha o formulário disponível na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e aguarde o envio dos dados, todo o processo de cadastro e emissão do passe é feito pelo site da EMTU.
Para mais informações acesse: prip.usp.br/transporte.
Sistema Júpiter
O Júpiter é o sistema responsável pelo gerenciamento da Graduação na USP. Através do sistema o aluno pode solicitar e sua acompanhar matrícula nas disciplinas, solicitar documentos, fazer inscrição em bolsas, acompanhar suas notas, sua evolução no curso, entre outras funções. Os alunos podem acessar o Júpiter através de seu acesso ao USP Digital.
A senha única garante o acesso ao Sistema Júpiter e ao e-mail USP, além de necessária na maioria dos formulários do Serviço de Graduação. Para criar ou recuperar sua senha única, acesse o tutorial criado pelo Serviço de Graduação.
Você precisará de um e-mail alternativo cadastrado, se não tiver, mande um e-mail para gradueca@usp.br, informando o seu nº USP, nome completo e o endereço de e-mail para cadastro.
Colação de Grau
Informações sobre a cerimônia de colação de grau, expedição de diploma e outras orientações para a conclusão do curso.